Pular para o conteúdo principal

Resenha: Plataforma - Ainda sobre liberdade - Carlos Holthausen

Resenha: Plataforma - Ainda sobre liberdade - Carlos Holthausen
Classificação: 5/5 Favorito


Sinopse - Plataforma - Ainda sobre liberdade - Carlos Holthausen
Plataforma conta uma história curiosa, cheia de ação, abordando com audácia a dialética da liberdade e suas restrições, no mundo das relações sociais. Neste enredo dinâmico, o autor narra a vida dois personagens desde o nascimento até a vida adulta, dentro de ambientes sociais diferentes, onde, num deles, o amor e a amizade não aprisionam as pessoas. Mas, o que dois meninos criados em universos diferentes, de famílias com cultura e renda diferentes, podem ter em comum? Pois é, eles têm! É assim que Juliano, criado por um contrabandista na Ciudad Del Este e João Paulo, futuro herdeiro de um rico empresário de São Paulo, viverão suas respectivas aventuras em Plataforma, concorrendo num mesmo cenário por um lugar ao sol. Descubra a relação desses dois personagens e se aventura nesta história cheia de tragédias espetaculares, amor, dinheiro e poder, contrapondo o caráter de uns e o desejo de outros em disputas inusitadas.

‘’ Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos, além de qualquer medida. É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora. ’’ Pg. 113


‘’... Conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros... ’’ Pg. 113


O romance ‘’ Plataforma''de Carlos Holthausen, leva o leitor para outra realidade onde as luzes e as trevas no ser humano duelam entre si. Entramos a história de Os Irmãos Towazottis, desde seus nascimentos há entrada na família e a uma ‘’ Grande Escola’’.


Totalmente diferentes; Juliano é o irmão bom, por assim dizer, inteligente, gentil, fofinho, literalmente o iluminado da família. Nosso querido protagonista nasceu no Paraguai, com a mãe morta, foi adotado pelo assassino e criado pelo padrinho Camilo; Até ser encontrado e levado pelo poderoso milionário Pedro Towazottis para o seio de sua família.


Enquanto isso o irmão João Paulo, que nasceu em uma maravilhosa cena de queda de helicóptero, com direito a raios e águas; foi levado para a ‘’grande escola’’ que é um dos mistérios do livro. João Paulo diferente de seu irmão é prepotente, arrogante e nojento.


As comparações são inevitáveis, os pais mortos, ambas tinham envolvimento com fogo, às duas mães morreram queimadas e os dois meninos caíram na água. Tudo isso aguçando a curiosidade do leitor e deixando-nos super desconfiados. Ainda para ajudar Menelau e Euricleia (a mulher de Tailleur Branco e rosto angelical) aparecem nas duas cenas, mas não ficam com o segundo garoto. E mais perguntas surgem: e que ‘’grande escola’’ é essa? Que passagem é essa? Seria o nascimento?! Não.
Enfim... Não posso contar e estragar as surpresas que são muitas. Os diálogos são gostosos e a caracterização dos personagens está divina.


‘’ O mirrado garoto estava envolvido por uma intensa luz, ainda mais claro de que o dia, e flutuava limpo bem- vestido e bonito por sobre os animais que o cercavam. ’’ Pg. 16


O livro é dividido em três partes, as duas primeiras os mistérios giram em torno da ‘’ Grande escola’’ e de uma harpa que volte e meia aparece.


‘’No entanto, não conseguiu achar a casa das harpas, apesar de ter encontrado a rua em que estivera no dia anterior. Não teria sido um sonho?’’ Pg. 32


O romance tem um quê da ação e aventura que um dia encontrei lendo ‘’Jogos Vorazes’’ e ‘’Harry Potter’’ e isso me deixou feliz. Tem o suspense, a surpresa e a curiosidade sempre ao seu lado. Conseguimos visualizar um quase triângulo amoroso, que mesmo não sendo o enfoque do livro é muito gostoso de ler. Adorei Márcia e torci por ela.


Por fim acredito que um dos segredos no livro era o desejar e acreditar. Desejar vencer, desejar sair da casa, desejar ver as portas, desejar sair da ‘’grande escola’’! E agora? Eu desejo que os leitores se encantem e entrem nesse mundo de luz assim como entrei. Desejo sucesso ao livro e acredito nesse novo mundo.


‘’Você já tem as mesmas habilidades dos mestres às luzes dos supervisores foram complacentes com você. A sua habilidade em se defender da própria imaginação Dara conta do que lhe falta!’’ Pg. 112.


Paula Juliana.

Comentários

  1. Outra Parceria enh!
    Parabéns! Parece ser Muuuuuuuuuuito Bom! Tantos livros e pouco dimdim! Kkkkkkkk
    Amei a Resenha e o Enredo!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Os quotes chamaram muita muita atenção! Parabéns pela parceria, e que venham muitas outras.
    Quando tiver oportunidade, posso apostar nesse livro depois dessa resenha haha

    Beijos,
    Le Lançanova

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa proposta de mostrar a luz e as trevas duelando nos seres humanos! Fiquei curiosa com essa "Grande escola", e o livro ganhou meu respeito quando você disse que encontrou um pouco do que havia encontrado antes lendo Jogos Vorazes e Harry Potter. Só não gostei do quase triângulo amoroso... aff... porque os casais não podem ser deixados em paz? Odeio triângulos amorosos! :/

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oieee, eu já li alguns livros parecidos, que envolvem ficção e drama, porem acho que por hora eu não leria, estou procurando livros mais leves para ler, mas gosto bastante deste tipo de livro, mas por agora estou na era dos romances melosos haha
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Gostei muito da resenha, deu uma boa ideia do livro e me deixou bem curiosa.
    Parece ser uma história bem complexa, cheia de mistérios, É para aguçar a mente do leitor mesmo, rsrs. Só estou um pouco cansado de triângulos amoroso, mas parece que est´pa impossivel fugir deles, rs.

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula... Esse livro parece-me ser muito bom... gostei muito da temática do livro e de todo o mistério que o cerca... a forma como a história vai levando o leitor e principalmente a sua empolgação ein... adorei.... A capa do livro em azul me chamou muita atenção com certeza se eu visse numa livraria e tivesse com dinheiro levaria... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Paula
    Esse livro tem uma temática bem interessante e confesso que não conhecia a obra. Gostei de como você esclareceu
    alguns pontos que aguçaram minha curiosidade em saber dos mistérios que rondam essa história. Sua resenha
    ficou muito boa e a proposta do livro me chamou bastante atenção.
    Beijos,

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  8. Como assim o cara foi adotado pelo assassino da mãe dele???? E foi criado por outra pessoa? Fiquei muuuito confusa com essa explicação, mas no mais o livro chamou muita a minha atenção pela quantidade de simbolismo presente - fogo, agua, etc - eu ADORO livros assim quando são bem feitos, claro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Paula
    Não conhecia o livro, mas a temática me atraiu bastante, agora você me deixou bem curiosa com relação aos mistérios da história.
    Amei a resenha
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,