Pular para o conteúdo principal

Entrevista Blog Overdose Literária: Autor: Tony Ferraz

Entrevistando meus Autores - O Prazer da Literatura Nacional!

Entrevista Blog Overdose Literária:



Autor: Tony Ferraz

O. L. - Oi Querido Autor! Conte aos leitores como surgiu a sua história como escritora e suas expectativas com a publicação.
Autor: Eu comecei a escrever cedo. Logo na primeira e segunda série eu já fazia gibis que eu mesmo desenhava, e poesias dois anos mais tarde. Quando tinha 16, coloquei meu foco em letras de músicas e fiz muitas. Foi com essa idade que decidi escrever meu primeiro romance.

O. L. - Como surgiu a ideia de escrever o livro? Quanto tempo levou mais ou menos para escrever?
Autora: Foi no banho, tive a ideia de um romance policial, sabia parte da história e o final. Pouco tempo depois quis escrever um livro de contos tradicionais do zen e fundi tudo em O Artífice.

O. L. - O que você anda lendo no momento e qual é o seu gênero de leitura preferido? Algum autor preferido?
Autor: Estou lendo Antropologia Estrutural 1, do Lévi Strauss. Meu gênero predileto é não-ficção, li pouquíssima ficção na minha vida, por mais incrível que isso possa parecer. Livros técnicos com temas entre a filosofia e a psicologia sempre foram minhas preferências.

O. L. - Tem algum lugar onde você tem mais inspiração para escrever?
Autor: Eu só escrevo em casa, embora leve sempre meu Ipad para todos os lugares para fazer anotações. Prefiro que o ambiente da escrita seja tranquilo, gosto mais de escrever a noite, de preferência, se estiver em um tempo frio ou chuvoso.

O. L. - Fale um pouco sobre as dificuldades de publicação.
Autor: Demorei 13 anos para publicar O Artífice, e isso já é um sinal dos problemas que os escritores nacionais têm em lançar a primeira obra.  Por muito tempo mantive meu foco em outros ofícios, mas acredito muito que, se você fez um trabalho bom e confia nele, de um jeito ou de outro você terá resultado.

O. L. - Quais conselhos você daria para os que sonham em escrever um livro?
Autor: Busque informações sobre o processo de escrita. O site da Laura Bacellar é muito bom. Defina um objetivo, comece, comece, e depois se aprimore. O escritor precisa começar, depois é só direcionar o caminho de algo que já está em movimento. E acima de tudo, se você acredita, batalhe e não desista, não é demagogia, é a verdade sobre todo o sucesso do mundo. O sucesso não nasce da sorte, do acaso, nasce de tentar com determinação, falhar milhares de vezes, e nunca desistir.

O. L. - Você acha que a Internet e os blogs literários têm um papel importante na divulgação dos livros nacionais?
Autor: Com certeza, a internet é um grande canal que conseguiu reunir as pessoas e fazê-las interagir como nenhum outro. Os blogs são ótimos para a divulgação e definitivamente são de grande ajuda para os autores.

O. L. - Como funciona a criação dos seus personagens? Eles nascem prontos ou são desvendados pouco a pouco?
Autor: Os meus nascem com uma personalidade pronta, apenas as atitudes deles podem mudar no decorrer da história. Acho que é como nós mesmos, nós parecemos mudar, mas nossa essência é a mesma, apenas nossas atitudes são modificadas pelos acontecimentos e pelo tempo, o que nos faz parecer muito diferentes do que já fomos.

O. L. - Eles costumam ser inspirados em pessoas reais ou são apenas frutos da sua imaginação?
Autor: Às vezes são inspirados em outros personagens de ficção, misturados, certas vezes são inspirados em pessoas reais. Mas o produto final nunca é igual à inspiração, sempre tem alma própria, porque é fruto da imagem que aqueles objetos de inspiração me transmitem mixados com coisas que só existem dentro de mim.  

O. L. - Um livro que todos deveriam ler e por quê.
Autor: O Alquimista, porque fala de maneira muito simples e de fácil acesso sobre a importância de encontrar sua vocação e missão no mundo.

O. L. - Muito obrigada pela entrevista e pela oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre você. Quer deixar uma mensagem aos leitores?
Autor: Sim, vou estar na Bienal do Livro de SP, dia 23 de Agosto, às 11:30 no estande na Universo dos Livros para autografar O Artífice. Conto com a presença dos interessados no meu trabalho lá. Agradeço também a todos os leitores, vocês são a razão de todo o trabalho que os escritores produzem.

Paula Juliana

Comentários

  1. Parabéns para a entrevista do Tony Ferraz um grande autor, Paula beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor pela batalha, publicar um livro no Brasil é missão quase impossível. Parabéns a ele por não desistir. Achei curioso ele não ter o hábito de ler ficção. Que a Bienal SP seja muito produtiva para ele divulgar seu trabalho. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito a entrevista, bem completa e direta.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa! A entrevista falou bastante comigo, principalmente na parte que ele fala dos desafios e que precisamos tentar; o ciclo do ensaio e erro!
    E já fui correr atrás da Laura Bacellar para conferir as dicas. Já tinha comentado que amei a sinopse e gênero desse livro me chamaram a atenção.

    Parabéns e sucesso com outras entrevistas.

    ResponderExcluir
  5. Caramba! 13 anos é muita coisa! Tudo bem que saiu pela Universo, mas mesmo assim haja paciência! Eu sou bem diferente dele, prefiro os livros de ficção.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela entrevista! É sempre bom saber um pouco mais sobre os autores nacionais, não é mesmo? Nos sentimos mais perto deles e de suas obras. Sucesso!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Paula amor!
    Adorei a entrevista! É sempre bom conhecer um pouquinho mais dos autores!
    E bem, pelo o que vi por aí, o Tony foi sucesso total na Bienal rsrs

    Beijos,e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, ele levou 13 anos para publicar? Fiquei até assustada!! Achei legal o que ele falou sobre as personagens e suas atitudes, realmente foi bem explicado, mantemos nossa essência mas adaptamos nossas atitudes de acordo com o que vivemos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulinha!
    Parabéns pela parceria com o autor primeiramente! Ele parece ser muito profissional! Aguardo sua resenha ansiosamente, suas resenhas sempre são as melhores! A entrevista foi linda, sempre adoro saber um pouco mais sobre nossos autores nacionais!
    Vc é Diva! Beijão

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da entrevista, espero sua resenha, gostei muito da premissa do livro dele e a capa. Parabéns pelo incentivo a literatura nacional do seu blog. é muito bom!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm