Pular para o conteúdo principal

[Especial de começo de ano] Editora Companhia das Letras - As melhores resenhas de 2018 que passaram pelo Overdose!

[Especial de começo de ano] Editora Companhia das Letras - As melhores resenhas de 2018 que passaram pelo Overdose!

Resenha: Carta a D. - História de Um Amor - André Gorz
Classificação: 5/5
Editora: Companhia das Letras


''Você tinha uma cumplicidade contagiosa com tudo que é vivo, e me ensinou a olhar e a apreciar o campo, as árvores e os animais. Eles a ouviam tão atentamente, que eu tinha a impressão de que estavam entendendo as suas palavras.''

Devoção. Amor. Cumplicidade.
Essas são algumas das palavras que podem descrever muito bem o sentimento do leitor ao ler essa obra.  Carta a D. - História de Um Amor de André Gorz, é acima de tudo uma declaração de amor e uma história de vida, que apesar de pequenina em suas 100 páginas tem em suas palavras significados e sentimentos tão grandes.

''Você descobriu para mim a riqueza da vida, e eu amava através de você - ou o contrário, quem sabe...''

Não conhecia o autor, e ao terminar essa obra me sinto íntima de sua história, de sua vida e de sua relação com Dorine. O livro é muito romântico, André transborda sentimentos, uma devoção avassaladora por sua esposa, em alguns momentos a carta de amor se mistura com uma biografia do casal, contando como se conheceram, o que passaram ao longo dos anos até o fim, todas as fases da vida a dois, com o trabalho, as mudanças de região, a forma como Dorine entendia e apoiava o marido como escritor, ou melhor, como ele mesmo se chamava ESCREVEDOR, assim como também se mistura inúmeras vezes com pedidos de desculpas e confissões de André.

A forma que André vê Dorine é linda, todos deveriam passar pela vida e terem o prazer de olhar alguém dessa forma. De contrapartida André é duro demais consigo mesmo, o que mostra na carta é que sempre se cobrou muito em sua vida, e ao mesmo tempo que era tão suave com sua mulher, era totalmente exigente com ele mesmo.

 '' Tenho certeza que você trabalhava para domesticar a morte, para combatê-la sem medo. Estava tão bela e resoluta em seu silencio, que eu  não seria capaz de imaginar que você pudesse renunciar à vida.''

A obra tem também um teor histórico muito grande e significativo, o casal passou por muitos fatos importantes e também por muitos lugares do mundo. Ao terminar o livro que tem uma edição maravilhosa de capa dura e está perfeito, fui pesquisar mais sobre a época que a história se passava e sobre o fim de Dorine e André que na verdade se chamava Gerhart Hirsch, como conta sobre o autor no fim da obra, e descobri também que depois de 60 anos de relacionamento, por Dorine sofrer de uma doença degenerativa fatal, ao final da vida os dois cometeram suicídio juntos.  Com certeza muito trágico, mas só deixa ainda mais forte todas as palavras escritas pelo autor ao longo de sua Carta.

Carta a D. - História de Um Amor de André Gorz é uma obra linda, forte, marcante, verdadeira e trágica. Tem um toque clássico, tanto na sua escrita quanto na sua edição, é uma riqueza da literatura e uma grande história de amor. Recomendo a todos, é uma leitura rápida, precisa, e muito bonita, uma visão sem igual do significado do que é o amor.

''Nós tínhamos um mundo em comum, do qual percebíamos aspectos diferentes. Essas diferenças eram as nossas riquezas.'' 

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews

Resenha: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews
Classificação: 4/5
Editora: Companhia Editora Nacional
Skoob

Sinopse: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews
Chamas na Escuridão - Essa série provocante vai cativar, envolver e, até mesmo, ‘intoxicar’ a leitora como nenhuma outra. Perfeita para aqueles que amaram 50 Tons de Cinza, mas ficaram querendo mais... A história central se passa em Londres, nos bairros mais badalados dessa encantadora cidade. Mas os protagonistas, Beth - graduada em História da Arte, e Dominic – consultor do mercado financeiro, vão se aventurar também na Croácia, Turquia e NY. Profundamente intensa, romântica, provocante e sensual, essa série vai levar a leitora a um lugar onde o amor e o sexo são liberados de seus limites. Fãs de E.L. James e Sylvia Day vão se manter acordados até tarde da noite com “Chamas na Escuridão”.


''Não há prazer sem dor. Não há paixão sem sofrimento. Prefiro me sentir viva a viver em seguran…

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS 

1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: A Caminho da Sepultura

Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele.


2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: Com um Pé na Sepultura

Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto dele desperta todas as suas emoç…

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 
Editora: Editora Valentina
Skoob

Sinopse: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dram…