Pular para o conteúdo principal

Resenha: A Menina da Neve - Ela é a resposta das suas orações ou um pequeno e mágico sonho? - Eowyn Ivey

Resenha: A Menina da Neve - Ela é a resposta das suas orações ou um pequeno e mágico sonho? - Eowyn Ivey
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Novo Conceito

Sinopse: A Menina da Neve - Ela é a resposta das suas orações ou um pequeno e mágico sonho? Eowyn Ivey: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

''Que diferente a realidade que ele encontrou! O Alasca não dava nada de graça. Tudo era simples e selvagem e indiferente à condição humana, e Jack vira isso nos olhos da raposa.''

Uma história que brinca com o real e a ilusão!

E o que é real? O que define a realidade? Aquilo que ansiamos e imaginamos, que vivenciamos em nossa mente não é de certa forma verdade? E se mesmo que todos pensassem que é ilusão, porém, aquilo tudo fosse real? Algo assim perderia sua logica? Sua essência? Sua verdade? Não é dos mitos que nos alimentamos? Não é das histórias de vida? Não é da ilusão que muitas vezes pegamos forças e vivenciamos o prazer? O amor? A pureza e a verdade?
Eowyn Ivey deu um show de sentimentos, de histórias, de sensibilidade. Contou uma história real e verdadeira, banhada de mitos, com um grande tom de contos de fadas! E o que foi essa escrita? O que foi acompanhar esse enredo e conhecer essa MENINA DA NEVE!?? 

Foi pura mágica!

''Como muitos contos de fadas, há várias formas diferentes de contá-lo, mas sempre começam do mesmo jeito. Um velho e uma velha vivem felizes em seu chalé na floresta, exceto por um detalhe triste: eles não tem filhos. Num dia de inverno, eles fazem um boneco de neve.''

O modo fácil de contar o enredo seria falar que um casal que vive no Alasca, sem filhos, no meio da floresta, com seus cinquenta anos, sobrevivendo sempre aqueles invernos rigorosos e a solidão da vida a dois, em um dia de amor e companheirismo, um dia cheio de esperança, criam um boneco de neve. Ele com suas mãos de trabalhador desenha um rostinho frágil e gentil, ela com suas mãos cansadas coloca as luvas e seu cachecol vermelho, palha para finalizar o cabelinho. No meio da noite algo cria vida!

''Mabel se vestiu com roupas apertadas, como se dentro de seu peito pudesse conter todas as possibilidades, todos os futuros e todas as mortes.''

A partir daí acompanhamos aparições de uma menininha que tem tudo para ser real, ou uma ilusão, ou uma fantasma! Várias dessas teorias passaram pela minha cabeça durante a leitura, no meio desse suspense sombrio todo, somos levados pela curiosidade e pela compaixão que criamos a conhecer Mabel e Jack. Esse casal tão especial. 

''Ela parecia ao mesmo tempo poderosa e delicada, como uma coisinha selvagem que prospera naquele lugar, mas se enfraquece quando tirada dali.''

Sinceramente essa história me prendeu do começo ao fim, mesmo eu tendo demorado um pouquinho para termina-la. Os secundários são personagens bons e gentis, os protagonistas apresentam uma essência tão bonita e profunda, uma vida tão sofrida e trabalhosa. E a menina? Como é misteriosa, uma aura gira em torno dela que a deixa quase que como realmente um mito! 
Somo levados pela escrita da autora, a achei linda, leve, mágica, a forma que conduz seus diálogos muito diferente e original. E a sonoridade da história? Sem igual!

Mabel me tirou lágrimas com seu sofrimento, sua perda, sua vida. Jack com sua gentileza e força ganhou meu coração.
No meio disso tudo, ainda fiquei me perguntando sobre a raposa vermelha, afinal... era mesmo um ser selvagem? Ou uma personagem racional?

A Menina da Neve que derretia e me derreteu, é uma tremenda história, cheia de emoção, de sensibilidade, brincando com o real e com o imaginário, um conto Russo que parece um conto de fadas, porém... o fim... esse não posso contar! Imensamente recomendado, embarquem nessa história, se deixem mergulhar nesse mundo frio e ao mesmo tempo tão quente e bonito, nessa realidade triste e também acolhedora, calorosa. 
Uma história comovente e coberta de amor e mistério!

''Que história trágica! Por que essas histórias infantis têm sempre de ser tão assustadoras, eu não entendo. Acho que, se um dia eu a contar para meus netos, vou mudar o fim e fazer com que todos vivam felizes para sempre. Podemos fazer isso, não, Mabel?Inventar nossos finais e optar pela felicidade em vez da dor?''

Paula Juliana

Comentários

  1. A capa do livro é linda, o título do livro é lindo, a proposta parece ser de uma história linda e a sua resenha ficou maravilhosa e só me deixou com AINDA MAIS vontade de ler o livro, definitivamente eu preciso ir atrás desse livro!!!
    Estou seguindo e adorando o conteúdo do seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, series, cultura e artes no geral. Se puder dá uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  2. Menina, não sabia sobre o que esse livro se tratava, só sabia que tinha uma capa bem gracinha, agora fiquei curiosa para saber o quê/quem é essa menina!!!!!! Como vc faz isso comigo?! Tô precisando de spoilers aqui kkk Fiquei curiosa por você dizer que é uma estória emocionante, acho que vai para a wishlist, mas antes vou dar mais uma lida sobre o livro ^^
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula!
    Estou iniciando a leitura desse livro, e estou gostando muito do que estou encontrando. Muito emocionante com uma narrativa bem delicada, impossível parar a leitura. Vamos ver o que vou achar até o final do livro \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Fiquei apaixonada por esta capa desde que vi. Muito delicada e fofa. Gostei muito da premissa deste livro, mistério, conto de fadas, gosto disso. Espero poder ler em breve. Parabéns pela resenha, ficou muito bonita e relata como a história é envolvente e encantadora. Está na minha lista.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio deste livro, fico mais animada em ler o livro porque sempre vejo elogios ou um aspecto da narrativa que ainda não haviam mencionado. Tenho quase certeza que quando ler, vai acontecer comigo, o que aconteceu com você: me derreter!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paula.
    Eu gostei muito da história. Era um livro que eu não esperava nada e me surpreendeu. Eu fiquei o tempo todo duvidando se era real ou se era imaginação dos dois. E no final ainda fiquei na duvida hehe. Achei lindo o final, mesmo querendo que fosse diferente. E que lugar era aquele, eu não iria por livre e espontânea vontade morar em um lugar assim nunca hehe.

    ResponderExcluir
  7. Hahaha Eu fiquei super curiosa para saber sobre a história do livro.
    Já queria lê- lo, agora quero mais ainda rs.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    EU não li esse livro ainda, mas quero muito poder lê-lo, pois desde sua estreia no post de lançamentos do mês, ele me deixou bem interessado! ai vi algumas resenhas super bacanas sobre o mesmo! Meu colega de blog diz que eu vou odiar o livro, ma seu vou deixar o que ele disse passar e lê-lo mesmo assim! vai que eu amo tanto quanto os blogueiros que eu já li resenhas, rsrs. Sem falar que a capa e o marcador são lindos!
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Poxa, não imaginei que esse livro era tão sensível *-* vi ele na BF, mas achei que não valia a pena, então nem comprei. Estou me sentindo um pouco arrependida agora *-*
    Sua resenha me deixou curiosa para conhecer, principalmente por você ter elogiado tanto a escrita da autora e os personagens. Quero conhecer, e espero gostar tanto quanto você ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou prevendo muitas lágrimas quando ler esse livro. Mês passado li muitos livros que me fizeram chorar, não sei se estou preparada para mais outro, hahaha. Mas quero sim muito ler a obra, pois a história me cativou muito.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulinha! Terminei a leitura desse livro hoje, e infelizmente não gostei dele tanto quanto você. Achei a história sensível e as personagens realmente fantásticas, mas não cheguei a me comover. Refleti sim sobre muita coisa, mas encontrei algo completamente diferente do que eu esperava, por isso não curti tanto a leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula, tudo bem?

    Acho que a sua resenha pegou um pouco da sonoridade da história, ela ficou leve e sensível, como imagino que seja o livro. Parece ser aquele tipo de livro que mais do que a história em si, o que importa é o que a gente consegue extrair dela, as reflexões, os sentimentos que nos leva. Acho bem interessante esse questionamento do que é real... e acho que eu ficaria me questionando se a menina é real ou uma ilusão, e porque ela não poderia ser os dois!? Gostei de saber que a Mabel e o Jack são tão cativantes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Gosto tanto quando tem esse jogo entre o real e a ilusão. Às vezes fica meio óbvio, às vezes não e eu fico tentando saber o que tá acontecendo no fundo. Já quero ler esse livro tem um tempo, só pela capa, que é mais do que linda e me chamou atenção. Li a sinopse, mas até então não tinha visto uma resenha e que bom que vi a sua :) Só aumentou minha vontade de ler ele.
    -Mari

    ResponderExcluir
  14. Oi, Paulinha! Comecei essa leitura, mas parei ela bem no meio. Ainda não sei porque, mas não consegui continuar com a leitura, porém vou ler o restante e espero gostar assim como você

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Eu achei a capa do livro incrível! Só que a sinopse não me atraiu, mas a cada resenha que leio, que até agora só foram positivas, vou ficando com mais e mais vontade de ler. Preciso urgentemente ter este livro em minhas mãos.
    Achei sua resenha incrível também, toda poética e reflexiva, parabéns.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Aiiin, todas as resenhas que eu leio sobre esse livro me deixam encantada. Dá até vontade de chorar! kkk Eu nem acredito que perdi o período pra solicitá-lo a NC. Espero ter a oportunidade de lê-lo depois. Gostei muito da sua resenha, suave e tocante, combinou bastante com o livro, parabéns! bjs


    Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Desde que li a primeira resenha sobre este livro fiquei apaixonada e o coloquei na minha lista de desejos.Eu me coloquei no lugar do casal sem filhos que de repente se depara com uma criança deve ser pura alegria.Ansiosa para ler.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olha tenho que confessar que morro de vontade de fazer a leitura desse livro.
    Eu ainda não o li por falta de tempo, mas talvez eu o pegue logo, porque eu li a degustação e gostei muito, mas eu acho que vou deixar para o ano que vem sabe?
    O livro me parece ser muito bom mesmo, porque tem muita gente comentando bem
    e tenho certeza que eu irei gostar também. Adorei a maneira como você abordou tudo na sua resenha
    e fico feliz que tenha gostado da leitura. A melhor coisa é quando um livro nos agrada né?! =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-beije-me-onde-o-sol-nao-alcanca.html

    ResponderExcluir
  19. Oi, já li muitas resenhas positivas do livro, mas também li algumas que não eram tão positivas assim, mas mesmo assim tem algo que me puxa, que aguça minha curiosidade quanto a esse livro, talvez seja o mistério que envolve essa aparição, ou a curiosidade de saber se essa menina é o boneco de neve, se é apenas fruto da imaginação deles ou se realmente é real, ou até um fantasma. São vários pensamentos que rondam a minha cabeça quando leio alguma resenha desse livro. Enfim, espero conseguir lê-lo ano que vem e satisfazer essa minha curiosidade e sede de respostas.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esse livro parece ser lindo. A historia me lembrou de um filme em que o casau perdeu o filho que esperavam, ai eles escreveram todas as qualidades e defeitos que imaginavam no bebe e enterraram no quintal, no outro dia um menino surgiu com folhas na perna! Queria recordar o nome do filme, mas minha memória falhou :/
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm