Pular para o conteúdo principal

Resenha: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard - Por Agda Lanzarini

Resenha: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard - Por Agda Lanzarini
Classificação: 5/5
Editora: Primavera Editorial
Skoob

Sinopse: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard
Em uma manhã de primavera dos anos 1000, Yasumi deixa sua província de Masushi levando como bagagem somente uma bolsa com um quimono, alguns hashi, um pequeno altar budista, um leque e um sabre. A estrada que leva à capital é longa e cheia de perigos. Mas Yasumi, a quem não falta audácia nem determinação, quer reencontrar um pai que não conheceu e reabilitar seu nome ante a grande família Fujiwara, tão ponderosa na corte.
Com a ajuda e a companhia da soberba égua Longa Lua, Yasumi, jovem temerária, primitiva e um pouco bárbara, ao chegar em Kyoto, deve se curvar aos costumes de uma corte extremamente letrada e re nada, na qual o peso da maquiagem, as cores das roupas sobrepostas e o manejo do leque, na ponta do qual se coloca poemas, são os símbolos de uma cultura suprema. Enquanto os Fujiwaras dominam o reinado, Yasumi vive o grande amor de sua vida e conhece as mulheres mais eruditas da época. Envolta em uma engrenagem inesperada, sua vida avança a um destino insólito. Na ponta do leque permeia diferentes culturas, especialmente a japonesa, a qual é transpassada pela cultura francesa, nacionalidade da autora do livro, Jocelyne Godard.

JOCELYNE GODARD. Na ponta do leque. Primavera Editorial, 2013.
Classificação: 5/5

Por Agda Lanzarini

Na Ponta do Leque é um romance histórico ambientado no Japão Feudal, que narra a jornada da jovem Yasumi em busca de reconhecimento e redenção do clã a que pertence, Fujiwara. Yasumi, que acabará se perder a mãe, sai de sua casa no interior do Japão, que nada mais lhe tem a oferecer e vai a Kyoto, na época capital do Império Japonês atrás do pai e irmãos que nunca havia conhecido. 

Chegando a Kyoto além de lidar com a rejeição e descrença de seus parentes, encontra dificuldades em se adaptar ao estilo de vida da alta corte de Kyoto.  As primeiras sem páginas do livro tratam sobre a viagem de Yasumi até Kyoto e é a melhor parte do livro, neste momento que conhecemos profundamente a personagem de Yasumi, suas motivações, sua relação com sua família e seus antepassados, o que a mantém determinada as expectativas colocadas sobre ela como mulher naquela sociedade e como ela respondia a essas expectativas. Facilmente caímos de amores por ela, por ela ser tão interessante personagem. Nos capítulos que se seguem, novos personagens vão aparecendo e deixando a história um pouco mais dinâmica e menos introspectiva. O resto do livro se dissolve em intrigas políticas e a vida romântica de Yasumi, poucos personagens do livro são dignos de nota além da personagem principal e a sábia Song Li. 

No momento em que o livro se passa, o Japão estava em uma época de florescimento artístico e a autora expressa muito interesse nessa parte artística, inserindo pequenos poemas, wakas, por todo o livro. A autora, que é francesa, demonstra grande conhecimento na cultura japonesa, e conseguimos sentir essa influência francesa na sua escrita, o que não é algo ruim, mas a narrativa demonstra o mesmo olhar sobre a cultura japonesa de outras obras ocidentais como Madame Chrysantheme ou Memoirs of a Geisha.  A autora adora adjetivos, deixando a leitura bem descritiva. Descritiva demais, por vezes. Funciona em alguns momentos, deixando a narrativa mais poética, em outros torna o livro maçante e tedioso, principalmente em algumas barrigas narrativas. A edição é maravilhosa, a capa muito linda, e não fui só eu que pensei isso, chamou atenção de diversas pessoas enquanto eu estava lendo o livro, isso com certeza representa um bom trabalho da editora. O livro é muito gostoso de se ler, principalmente se você quer saber ou tem interesse pela história e cultura japonesa. 

Por Agda Lanzarini

Comentários

  1. Que livro mais fofoooo, essa capa é muito amor, me ganhou!!! Eu não conhecia o livro mas agora quero muito lê-lo! Parabéns pela resenha!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não conhecia o livro ainda, mas a capa e a sua resenha já me conquistaram! Vou adicionar à lista de leitura, com certeza!

    Beijos!
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Achei o livro bem interessante. Sou fascinada pelo Japão e como você falou que é ótimo para aprender um pouco da história e da cultura, acho que seria uma leitura interessante para mim. =)

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2017/01/sexta-entre-aspas-2.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,