sábado, 20 de julho de 2013

Resenha: Cidade dos Anjos Caídos - Os Instrumentos Mortais - Vol.4 - Cassandra Clare

Resenha:Cidade dos Anjos Caídos -Os Instrumentos Mortais - Vol.4
Classificação: 4/5 Favorito



Sinopse - Cidade dos Anjos Caídos - Os Instrumentos Mortais - Vol.4 - Cassandra Clare

A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.


Para quem não sabe, a Saga Os Instrumentos Mortais, da super Autora Cassandra Clare, seria originalmente uma trilogia composta por: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro. Mas como os fãs enlouqueceram nossa Autora nos deu de presente mais três livros da Saga, agora foi recentemente publicado no Brasil o quarto volume: Cidade dos Anjos Caídos.

(Contém spoilers dos livros anteriores:)
Nosso romance trás um enfoque especial no personagem Simon; Ninguém me leve a mal, adoro Simon, mas estava esperando um super romance da parte de Jace e Clary, depois de quase três livros separados achando que eram irmãos e completamente apaixonados. Eu queria ver ROMANCE. Daí quando a história começou com Simon e continuou nele, fiquei um pouco decepcionada!

Mas por fim o enredo voltado para o ‘’Diurno’’ foi explicado para mim e foi bem convincente. Simon estava se acostumando a ser vampiro, tendo uma crise existencial sobre o que ele é de fato, problemas com a mãe, todo o drama sobre a marca de Caim (que recebeu de Clary no fim do terceiro livro) e fechando tudo ainda tem que lidar com alguém tentando matá-lo.

‘‘... Porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar; Porque sete vezes Caim será vingado, mas Lameque sete vezes sete... ’’ Gênesis 4: 23-24

A mitologia sobre os Caçadores das Sombras misturada com a história Bíblica foi muito emocionante e muito presente no enredo levando o leitor a buscar um conhecimento Bíblico.

‘‘... Ossos dos meus ossos e carne da minha carne. Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada... ‘’ Gênesis

Anjos, demônios, lobisomens, vampiros, fadas, e caçadores das sombras. Nesse livro temos um prato cheio para quem gosta de viajar para outro mundo.

Mas não pense você que nossos protagonistas foram esquecidos. A história de Jace e Clary esta longe de ser simples, para eles tudo é sempre complicada. Jace ainda é o personagem que mais amo nessa saga e nunca me desaponta, ele continua lindo, apaixonado e com aquele toque de ironia e sarcasmo que só Cassandra Clare consegue colocar, porém nesse livro conhecemos um Jace mais atormentado, deixando o pobre literalmente ‘’sem sono’’, o mocinho vem tendo pesadelos terríveis que resulta no afastamento no seu relacionamento com Clary (que continua uma mocinha forte e maravilhosa), a Autora nos deleita com duas ou três cenas ‘’quentes’’ do casal, mas no geral o romance vira um drama.
Outro detalhe que achei genial foi que a Autora traz para ‘’Cidades dos Anjos Caídos’’ personagens de ‘’Anjo Mecânico’’, fazendo os leitores irem e voltarem no tempo, lembrando velhas e novas histórias. Esse romance ainda tem um vilão muito pior que Valentim, que apesar de morto ainda incomoda, o novo vilão é uma ‘’jogada’’ surpreendente de Cassandra e gostei muito.

Para terminar queria só comentar que literalmente fiquei sem palavras sobre quem é o ‘’Anjo Caído’’ do enredo. Literalmente não esperava e só serviu para mim terminar o livro xingando Cassandra por não ter dado um final, deixando o livro totalmente entreaberto para o próximo.

E haja coração para esperar ‘’ Cidade das Almas perdidas’’.

‘’... Vocês sem amam (...) o tipo de amor que pode incinerar o mundo ou ergue-lo e gloria... ’’ Pg. 330

‘‘... O amor que move o sol e todas as outras estrelas... ‘’ Pg.348

‘‘... Seja o que é. Ninguém que o ama de verdade vai deixar de amar por isso... ’’ Pg. 357

Literalmente indico esse livro e todos os outros de Cassandra Clare, acho que realmente vale cada linha lida, ainda não me conformei com a morte de Max e acredito que a Autora foi muito, muito má com Jace, mas adoramos um drama, não?!

‘’Sempre achei que o amor tornasse as pessoas burras. Fracas. Más caçadoras de sombras. Amar é destruir. E acreditei nisso... ‘’
Jace em ‘’Cidade de Vidro’’ Pg. 466.

A Saga:






Paula Juliana 

10 comentários:

  1. Paula, eu tenho e li Cidade dos ossos e achei a história alucinante e ótima, com a correria do dia a dia não comprei os outros, lendo tua resenha me empolguei. Ano quem vem vou me programar para comprar os outros. Bjos.
    PS, esse verificador para saber se eu sou um robot vai é me cegar...rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahhahahaha
      Leia são muito bons esses livros!!!!
      O meu preferido da Série é o Próximo O cidade das almas perdidas, tinha que ver eu tendo um treco quase durante a leitura! s2
      Bjus

      Excluir
  2. encomendei o meu essa semana, espero que seja tão bom quanto dizem :)

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio quando autores fazem isso, quando deixam o final totalmente em aberto!!! É tão mais legal quando o final não deixa a gente em desespero nem morrendo de raiva... rs... fiquei curiosa para saber o que era o anjo caído, e quero muito ler essa série!!!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula!

    Estou curiosa para continuar a série, mas só vou fazer isso quando ler o último de peças infernais. Já me disseram que esse foi o livro mais fraco da série até o momento. Não sei, eu não sou muito fã do Simon e de dramas exagerados vamos ver o que eu acho. Gostei da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey,

    Amo essa autora, li o primeiro livros dessa série, Cidade dos Ossos, pulei dois paragrafos, para não ser bombardeada de spoirles, eu amo o Jace, a Clary, um pouquinho, eu necessito ler os outros livros, e você disse que a autora colocou algumas cenas quentes de casal, fiquei ainda mais curiosa a partir de agora.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulinha, tudo bem?
    estou tentando imaginar a cena: você terminando de ler a última página e não ter o final. Não queria estar por perto nessa hora, risos...
    Eu quero conhecer essa história, mas a Fran me convenceu a ler a trilogia do Anjo Mecânico, parece ser bem melhor, e mais o meu estilo.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii
    Ainda não li nenhum livro da série, já ouvi falar mas ainda não tive o interesse.
    Obrigada pela dica!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Paula, tenho muito interesse em ler a série, portanto me abstive e não li a resenha, pois você mesma informou que tem spoiler nela.

    Beijo

    ResponderExcluir