Pular para o conteúdo principal

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 
Editora: Editora Valentina
Skoob

Sinopse: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

''- Não sei - sussurra. - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?''

Estava pensando em começar essa resenha com alguma frase de efeito, ou algo que logo demostrasse o quão ótimo é esse livro, porém, Proibido foi uma leitura que nem sei como começar a descrever, acabei de terminar a obra e sinceramente me sinto meio anestesiada, não sei se já aconteceu com vocês, quando fechei esse livro, só parei, fiquei olhando para o teto e me deu aquele branco, aquele ''e agora?''. E o que falar dos sentimentos que surgiram durante a leitura, e principalmente na parte final? Um desespero monumental! É o tipo de leitura que mexe tanto com você, que até fisicamente você chega a sentir, o coração apertado, aquela sensação na boca do estomago, e a vontade de chorar, convincente, envolvente e apaixonante, muito emocionante também, não vou me assustar se voltar a chorar escrevendo essa resenha!

''- Mas ele beijou você. - gritou, sacudindo-o pelos braços para ressuscitá-lo - Ele tentou, é verdade, mas eu não deixei! E sabe por que? Quer saber a razão? Quer realmente saber a razão? - Ainda o segurando com ambas as mãos, eu me inclino para frente, ofegante, lágrimas quentes e pesadas me escorrendo pelo rosto. - Foi por isso...''

O enredo é no minimo polêmico, acredito que falar assim de cara, só citar uma simples palavra, pode fugir ou aguçar vários tipos de leitores, mas nessa literatura, como na literatura em geral sentindo tudo que os personagens sentem, e sabendo o que está acontecendo pelos olhos deles, entendo aquilo tudo, desde o principio, sem preconceitos, sem opiniões pré-formadas é muito, muito diferente.

Vamos lá! Sem mais mistérios!

Encontramos uma família onde um pai a abandonou e uma mãe é tão ausente que entre o vício da bebida e o comportamento de adolescente sem causa, ela não pode nem cuidar dela mesma, quem dera de cinco filhos. 
Então, temos os cinco filhos, Lochan de quase 18 anos, Maya de quase 17, Kit de treze, Tiff de oito, e a pequena Willa de cinco. 
Uma casa sem mãe e sem pai, com crianças pequenas, alguém tem que cuidar, alguém tem que fazer esse papel, fazer comida, educar, dar banho, pegar e levar para a escola, dar o apoio emocional e estrutura que todas as crianças precisam para sobreviver. 
Nessa ''brincadeira'' da vida cotidiana, quem assumiu os papéis de autoridade foram Loch e Maya, Maya e Loch, o irmão e a irmã que se apaixonaram, que acabaram se envolvendo e se amando muito, muito mais do que a sociedade permite e aceita de uma relação fraternal!

Amor! Paixão! Uma família quebrada! Crianças! Uma relação incestuosa! Essa palavra é forte e realmente não queria usar na resenha, mas acredito que quem ler e quem leu a obra não pensou nessa palavra como uma coisa feia e nojenta, que é como geralmente a gente pensa imediatamente! 

O livro é tão bonito! Lindo mesmo, Loch é um homem maravilhoso, inteligente, maduro, brilhante, só com 18 anos, não posso chamar ele de garoto, a vida o ensinou muito cedo a ter muitas responsabilidades, a mesma coisa podemos falar de Maya que não era criança a muito tempo também. É um tema tão complicado de falar, que eu queria muito explicar como foi calmo esse inicio de relação, como foi natural para os dois ''irmãos'' se apaixonarem, porque os dois nunca se viram no papel de irmãos, os dois sempre foram parceiros, almas gêmeas até, amigos, mas passando a vida toda praticamente fazendo papel de mãe e pai em casa, sendo as figuras adultas em uma família, sendo o apoio, o porto seguro um do outro, não foi tão absurdo quando esse sentimento maior surgiu no meio da relação desse casal. 

'' - Nós não fizemos nada de errado! Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?''

A escrita de  Tabitha Suzuma é literatura pura! É linda, linda, linda, faz o leitor se emocionar ao estremo, pois faz ele ser parte da história, encontramos os pensamentos de Loch e Maya de uma forma tão lindamente atormentada, tão palpavelmente real e cheia de sensações e sentimentos, emoções, que é preciso ter um coração de gelo para não se deixar sentir por essa história.

A relação de Loch e Maya é muito bonita, a relação da família é muito bonita, as crianças são maravilhosas, todas com a personalidade bem definidas, bem acentuada, com os traços totalmente próprios e originais. Willa e sua inocência, Tiff e a sua energia, Kit e a sua rebeldia, o filho do meio que queria ser ouvido!

Realmente me envolvi com todos os personagens, não consegui enxergar o romance de Loch e Maya como uma coisa errada e feia em momento algum, vivi todas as fases com eles, desde o entendimento do que estava acontecendo, ao o lutar contra, enquanto eles lutavam contra o sentimento, eu só faltava levantar uma faixa de torcida aqui, até tudo que aconteceu até o momento final. Aguenta coração!!!

A autora levanta várias bandeiras, fala sobre o incesto nos Estados Unidos, sobre como é considerado crime mesmo de forma consensual, aparentemente não é todas as formas de amor que são liberadas pelo mundo mesmo, ela fala também das famílias e as ''funções'' trocadas, fala daquela mãe que coloca o filho no mundo e vai ser feliz, daquele pai que constrói uma nova família e deixa a antiga esquecida, fala de fobias sociais, Loch tem o que os médicos chamam de ansiedade social, que é aquele medo de se envolve, de até falar com pessoas novas, de se expor em público, e aborda também o papel ou não do governo, no caso da assistência social, os cinco irmãos não queriam se separar, mas se descobrissem que eles viviam em uma casa abandonada pela mãe e o pai, iria cada um para um orfanato e aí chegamos novamente a missão de Loch e Maya de ser os pais ali!

''Não adianta lutar, só servia para nos magoar mais ainda. O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor. Sem Maya, eu perco todos os três; separados, morreríamos lentamente.''

Terminei Proibido com o coração na mão, um acidente de trem abulante, foi uma leitura intensa, uma das melhores que fiz esse ano, envolvente e bonita em cada linha lida, comovente e sensível, falando de um amor de uma forma tão pura que chega a assustar! Indico para todos os tipos e estilos de leitores que se propõem a ler de mente e corações abertos para entender e sentir a beleza dessa história cheia de um lindo e completo amor
Recomodadíssimo! Uma obra incrivelmente maravilhosa e destruidora!!!! Do começo ao fim!!!!   

''Nunca deixem nenhum deles perder! Mesmo que antes deem uma canseira neles, vocês sempre, sempre têm que deixá-los vencer no final.''

Paula Juliana

Comentários

  1. Não há palavra para descrever essa história! Fiquei de boca aberta em você ter conseguido fazer uma resenha dele. Eu não conseguiria!
    Assim que foi lançado e soube do que se tratava, tive que comprar. E o devorei em pouquíssimo tempo. Que história!!!!
    É uma polêmica das grandes,mas acima de tudo, é uma história de amor das grandes!
    Mesmo sendo errado, mesmo a gente não entendendo os rumos que a história traça, é impossível não se emocionar, não se questionar sobre certo e errado.
    E o final...Pqp..que final!!!!
    Recomendadíssimo!!!

    P.s(Parabéns pela resenha, que ficou fantástica)
    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Foi uma senhora resenha difícil e ainda não gostei do resultado final, mas só porque não consegui passar tudo que foi essa leitura para mim!
      Eu li em um domingo também, e é uma obra maravilhosa e muito emocionante! Simmmmm O FINAL! hahahahah
      Obrigada amada!! De coração! Beijos

      Excluir
  2. " Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?'' Adorei essa frase!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Me parece sr um bom livro
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É uma história que desperta os mais intensos sentimento,é uma história emocionante e linda a resenha deixou curiosa, Paula beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Paula, suas resenhas são fantásticas e me parece que nessa vc se superou. Já me senti tão envolvida que não tem como não ter vontade de ler esse livro. Parabéns!
    Boa tarde! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Paula, suas resenhas são fantásticas e me parece que nessa vc se superou. Já me senti tão envolvida que não tem como não ter vontade de ler esse livro. Parabéns!
    Boa tarde! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia está se questionando muito o que é certo e o que é errado ...
    Eu não tenho uma opinião formada sobre isso, porque é tão difícil julgar sentimentos, principalmente quando não os vivemos ... pela sociedade é um erro .. mas será mesmo?

    É um assunto muito polêmico, até mesmo pra mim, porque fico na dúvida se por amor realmente pode-se tudo ...
    ou se é necessário cumprir regras ...

    Com certeza fiquei curiosa sobre a leitura, penso que mesmo quando não concordamos com algo devemos ter a mente aberta para ler, talvez até leia o livro embora não seja exatamente o tipo de leitura que me chama atenção ...

    Gostei muito da resenha, não foi tendenciosa ...

    Bjos Paula!
    Minda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro faz o leitor se questionar sobre o preto e branco, o que é realmente certo? A gente tem uma opinião formada sobre vários assuntos, mas não é tudo que é tão certinho assim, tem tantos fatores, esse livro mostra muito isso! É maravilhoso!
      Muito obrigada Minda!!!
      Beijos

      Excluir
  8. Gostei.. da vontade de ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei essa resenha, agora estou com muita curiosidade de ler esse livro, parabéns pelo blog é lindoo, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá ...
    Descobri esse livro tem pouco tempo e fiquei louca para comprar , agora , pelo que você relatou na resenha me fez desejá-lo ainda mais .
    Beijos :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di querida!!!!
      Espero que leia mesmo,é uma obra linda!! Beijos

      Excluir
  11. Nossa já havia ouvido falar sobre esse livro e muitas recomendações boas, com esse post só tive a certeza de que preciso ler logo, anciosa. E parabéns pela resenha, ficou muito boa. Beijos
    www.tamoderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei uma hora vou ler! Adorei a resenha!
    bjos
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  13. Nunca ouvi falar desse livro, e a história parece ser bem linda mesmo. Por causa da sua resenha fiquei curiosa para ler ele.
    Abraços!
    www.julifelix.com

    ResponderExcluir
  14. Leio as suas resenhas e fico anotando aqueles que realmente vou ler, pois você esclarece bem para quem procura uma boa leitura

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Raphael!! Espero que leia Proibido, é uma livro incrível!!! Beijos

      Excluir
  15. Linda a resenha, pois nos faz refleti sobre o é certo e o é errado , uma história que curiosidade de saber mais ,adorei, bjs
    pontosecoresgblogspot.com

    ResponderExcluir
  16. bem interessante, despertastes minha curiosidade
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Bem bacana esse livro, adorei a resenha, ficou ótima.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  18. Bacana o livro amei a resenha
    Beijos
    rahtuber.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Acho que reflete bem as coisas como elas estão hoje. O errado até parece o certo não é? Parabéns pela resenha!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  20. uma ótima resenha, querendo ou não é uma historia que realmente se reflete aos nossos dias de hj

    ResponderExcluir

  21. ''Não adianta lutar, só servia para nos magoar mais ainda. O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor. Sem Maya, eu perco todos os três; separados, morreríamos lentamente.''
    que lindooo *----* só por essa frase o livro me ganhou perfeito

    http://cabelobaguncado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. a história parece mesmo bem interessante
    um homem maduro aos seus dezoito anos
    que responsabilidade em, em uma relação
    complicada.

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    ResponderExcluir
  23. BOM DIA!ESSE LIVRO PARECE SER MUITO BOM,A RESENHA É ÓTIMA É UMA HISTORIA QUE SE REFRETE NO NOSSO DIA A DIA,INTERESSANTE PARABÉNS PELO POSTE GOSTEI BEIJOS

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro e adorei sua resenha.bjos

    ResponderExcluir
  25. Bom diaaa
    Otima resenha...não conheço o livro, nem a autora, mas deu vontade de ler...
    Semana abençoada.

    ResponderExcluir
  26. É uma história drámatica, porém já vi alguns casos verídicos é isso é um sofrimento para a família. Sendo que neste caso eles faziam papel de pai e de mãe e se envolveram, bem complicado isso. Não sou muito de ler livros desta natureza, porém curto sim leitura.bjsss
    www.katiamagal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros mais densos, né?! Mas valem a aposta, é incrível Katia, espero que leia! Beijos e obrigada!

      Excluir
  27. Paulinhaaaaaaa,

    Como sempre você arrasou!
    Me sentir envolvida do começo ao fim. Já abrir uma aba aqui pra procurar pelo livro! Quero lê-lo e logo.
    Tô super curiosa.

    Beijos!

    Cintia
    http://theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Você relata bem sua experiência com o livro, mas romantizou demais uma coisa que para mim é abominação.
    Primeiro pelo abandono e abuso psicológico de 5 crianças, uma mãe que pode ser considerada a pior da história, e o envolvimento dos dois irmãos jamais poderia ser romantizado e naturalizado,como foi nesse livro.
    Nós vemos dois adolescentes a beira de um colapso e que descobriram no sexo um refúgio.
    O final foi péssimo, triste, sofrido... a mãe, que deveria pagar por cada pecado que cometeu, saí ilesa nessa história e temos 1 vida perdida e irmãos ainda mais perturbados do que no início do livro.
    Não é um livro de romance...é um drama psicológico que te deixa vários e vários dias em total inércia, refletindo sobre o certo e o errado, revoltado porque a vida é injusta e triste por sentir o quanto essa situação (dos 5 irmãos) ainda é real nos dias atuais.
    Não é um livro para corações fracos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm

Resenha: Noiva - Ali Hazelwood

Resenha: Noiva - Ali Hazelwood Classificação: 5/5 ♥♥ Favorito ♥♥ Editora:Arqueiro Skoob Sinopse: Noiva - Ali Hazelwood Neste primeiro romance paranormal de Ali Hazelwood, uma aliança perigosa entre uma vampira e um lobisomem acaba se tornando um tórrido caso de amor. “Um romance paranormal com humor, reviravoltas e cenas picantes.” – Hannah Whitten, autora de Para o trono Misery Lark, filha do vampiro mais poderoso do sudoeste, nunca foi bem-vista pelos seres de sua espécie. Ela passa seus dias anonimamente em meio aos humanos, isolada, até que é chamada para firmar um acordo de paz entre vampiros e licanos, seus inimigos mortais. Para isso, será obrigada a se casar com Lowe Moreland. Licanos são lobisomens cruéis e imprevisíveis, e o alfa do bando, Lowe, não é exceção. Ele governa o grupo com autoridade absoluta, mas também com justiça. Pela forma como acompanha cada passo de Misery, fica claro que não confia nela. E ele não poderia estar mais certo... A vampira tem as próprias razões