Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Bisturi de Ouro - Chaiene Santos

Resenha: O Bisturi de Ouro - Chaiene Santos
Classificação: 4/5  

Sinopse - O Bisturi de Ouro - Chaiene Santos
Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. Este mata a pessoa que Eduardo mais ama na vida e depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.

''Essa obra mostra que, mesmo em condições  difíceis, o ser humano, com dedicação, trabalho e honestidade, pode vencer na vida.
O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. O leitor conhecerá os amores da vida do doutor Eduardo Balavante Penedo, seu sucesso profissional, a carreira como médico e também o grande dilema: o desejo de vingança ou do perdão.''

O Livro O Bisturi de Ouro nos mostra uma grande lição de vida. O Autor Chaiene Santos sabe misturar uma boa história, mistérios, intrigas em um enredo muito rico, com uma mensagem muito bonita em meio a um cenário que mistura curiosidade e obscuridade. 

''Deus não poderia estar em todos os lugares e, pensando assim, fez as mães.''

O livro narra a história de Eduardo, somos apresentados a sua família, rede de amigos e a tudo que acontece a sua volta. Desde pequeno Eduardo tem uma linda relação com sua família, sua mãe e ele tem uma grande ligação. A vontade de ser médico veio desde a infância, sendo um sonho dele e de sua mãe, que nunca deixou de acreditar no menino. Veio de uma família humilde que gastava todo o seu dinheiro no próprio sustento. Por isso seu pai não compactuava desse sonho de menino. Teve momentos que acreditei que esse sonho seria mais de sua mãe que dele, mais ao longo da história vi que estava enganada.

Ao longo do livro tivemos acontecimentos que se transformam em grandes obstáculos na vida do garoto. Com o assassinato de sua mãe, a descrença de seu pai e cercado de amigos, não tão amigos assim Eduardo passa por momentos difíceis.   

A narrativa conta a trajetória de Eduardo desde sua infância pobre a seu triunfo. Achei Eduardo um grande personagem. Forte, decidido, obstinado e muito inteligente e centrado. É dele que tiramos uma grande lição. Não importa o tamanho do seu sonho, ou o quão contra a vida parece jogar contra você, se tiver foco, força e fé, podemos conquistar e superar tudo.

Como tudo na vida não é só família e trabalho, conhecemos a vida amorosa também do moço. Eduardo conhece Helena e nela encontra seu primeiro bonito e forte amor, com a o passar do tempo e os caminhos que a vida nos impõem, Eduardo e Helena acabem se separando, mas o homem dentro de Eduardo procurava em todas as mulheres a menina que um dia tinha amado.  

''A adolescência é a fase mais ''estranha'' da vida. Nela as emoções são intensas - tantas dúvidas e ao mesmo tempo certezas. É nessa fase que se pergunta: '' O que é realmente o amor?'' (...) Não se sabe! Não se sabe se é isso, se é só isso, se é tudo isso, se é tudo isso e muito mais ou se não é nada disso. Não se sabe a correta definição do amor e se ela sequer existe. Eles sabem que se amam, independentemente do que seja isso... ''

Nesse livro temos um forte mocinho e um forte vilão. Vejo eles como os grandes principais do livro, protagonista e antagonista, lado a lado.
Glauco mostra traços de grande falta de caráter desde menino. A principio o lobo em forma de cordeiro é ''amigo'' de Eduardo, mas sempre nutriu uma grande inveja e obsessão pelo protagonista. Destes sentimentos aconteceram ações que mudam o rumo da história e mexem com o coração, cabeça e emocional de Eduardo. 

''Despedida tem cara de morte. Algo difícil de traduzir, a não ser através da tristeza. Eduardo sentia seu coração se comprimir dentro do peito. Ele não podia esquece-la... Era sua força estranha; uma busca desesperada por algo que tinha cheio de...Vida...''

O livro fala sobre o sonho, a força do trabalho, da dedicação, o grande acreditar em si mesmo, o seguir pelos caminhos certos do bom caráter e educação. O grande ''Q'' de não passar por cima dos outros para conquistar e ser o que deseja. Sem deixar de ser uma história leve, gostosa, bem escrita e com um véu sobrenatural.
A capa é maravilhosa e tanto o título da obra quanto a capa tem tudo haver com a narrativa. Super explicada, amarrada e intrigante. 

''Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo força. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem gloria. É  não esperar a herança, mas construir uma história... Quantos projetos são deixados para trás, por medo de que eles se realizem? Quantas vezes os temores bloquearam os sonhos? Ser um vencedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.''

Até onde você seria capaz de perdoar? A vingança ou o perdão? Que caminho sua mente o guiaria? Indico essa obra para os adeptos de boas história, pessoas que gostem de ler sobre amor, força, família, perseverança. Onde o que importa é o ser e não o ter. Onde o sonho é a arma e a munição é a esperança, a honestidade e a dedicação. O caminho de um vencedor!

''Ele sempre soube que o amor é como uma semente que cresce, se torna uma planta que precisa de luz e cuidados; que o ouro e o diamante precisam ser trabalhados e lapidados, para manter o brilho por toda a sua existência.'' 

Paula Juliana

Comentários

  1. Aaaaaain eu vi esse livro na Saraiva, quaaaase comprei. Mas infeizmnte não tive como :/ Ainda pretendo lê-lo.
    Ótima resenha flor. Creio que esse livro é bem pra mim mesmo haha, adoro esse livros nesse estilo.

    Beeijos
    quenerdissealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro bem gostoso e rápido de ler! Espero que leia sim Jé e tomara que goste como eu gostei!
      Beijos s2

      Excluir
  2. Ois Paula :)

    Nossa nunca vejo uma resenha de um livro que tambem tenha lido ehehe, mas fico sempre com imensa vontade de conhecer os livros que comentas, pois gosto de ler os teus comentários e mais uma vez estás de parabens, adorei ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Fiacha!
      Nossos nacionais deveriam ir para Portugal também né! Quem sabe um dia aconteça!
      Beijos

      Excluir
  3. Amiga ótima resenha é livro deve ser maravilhoso.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  4. Que linda resenha, vou procura-lo e comprar, a mensagem que o livro passa é digno de se ler.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros rápidos de se ler..
    Gostei da resenha.

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula,

    Quero muito ler esse livro, amo essa capa dar um ar de sinistro pro livro, e ele é rápido de se ler, ah agora é que eu quero mais ler esse livro, e o autor é nacional, que eu amo muito.

    Mayla Henrique
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha, livro bem legal e diferente.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Heey Paula. O cenário obscuro me interessou bastante, mas o contexto em que ele foi usado não me agradou.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Gostei da resenha e do enredo do livro, ainda não conhecia essa obra.
    Sou fã de livros que nos traz um ótima mensagem aos leitores.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  10. Eu esperava algo completamente diferente desse livro. Essa capa me aterroriza um pouquinho, e nunca pensei que fosse ver a palavra leve associada a ele. Não tive uma experiência legal com o primeiro livro do autor, então realmente não sei se me animaria a ler. Mas admiro isso do protagonista e do antagonista serem personagens fortes. Já a obscuridade não me atrai muito... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Eu acho que seria um livro que você ia gostar! Arrisque! Beijos

      Excluir
  11. Oi Paula,
    tudo em?
    Primeiro tenho que falar que adorei essa capa. E o trecho que você colocou no final foi um golpe, são palavras fortes e muito verdadeiras. Outro dia pensei sobre isso, as vezes, queremos tanto uma coisa e depois ficamos com medo de consegui-la, acho que no fim, é o medo de mudanças, de não saber se dará certo.
    Parece ser um daqueles livros que nos fazem refletir.Gosto disso.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Paula
    Esta é a primeira resenha que leio desse livro é confesso que fiquei com muita vontade de ler. Na parte que você menciona sobre o perdão, sei como isso é difícil de fazer. Tem algumas coisas que podem até ser perdoadas, mas não esquecidas, é um assunto muito profundo. Como gosto de livros que tenham amor, força e esperança então eu leria esse livro. Já li o primeiro livro do Chaiene é curti muito.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jé! Estou bem curiosa com os outros livros do Autor!
      Muito obrigada flor! Espero que leia! Beijos

      Excluir
  13. O livro parece bem interessante. Tratando de questões morais em uma história leve!
    Gostei...
    Parabéns pela resenha, linda!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Deve ser muito bom e com muitas lições esse livro.
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu já conhecia o livro, e na primeira resenha que eu li fiquei bastante interessado, você sabe que gosto das suas resenhas e agora fiquei mais interessado ainda. Com certeza vou anotar aqui o título do livro e pesquisar mais sobre ele.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Paula, primeiramente que capa linda! A sinopse já me deu sinal de alerta, e ai quando fui lendo sua resenha, e os quotes que foi soltando ao logo dela, me peguei apaixonada pela historia. Assim como você disse, um livro que carrega uma lição de vida, mas também trás no enredo um toque sobrenatural e suspense, ingredientes maravilhosos quando bem misturados.
    om mais um livrinho para minha lista de desejados, só espero poder ler ainda este ano o livro e poder me deliciar com esta historia.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Ana! Fico feliz em apresentar um bom livro para você! Beijos linda!

      Excluir
  17. Paula! Estava xeretando aqui a sua lista de resenhas e simplesmente AMEI a sinopse desse livro. Vou fazer duas coisas: 1) colocar esse livro na minha estante, com a tag "vou ler"; 2) xeretar mais a sua lista de resenhas para ver se garimpo mais algum que me faça pensar: "Aaaaaahhhhh meo Deeeos, tenho que ler!".

    Detalhe: eu nem cheguei a ler a resenha toda. Adoro suas resenhas, mas gostei tanto da sinopse que não quis estragar nada do suspense, ahahah.

    Obrigada pelas suas contribuições aos leitores ávidos como nós ^^

    http://coresdefranca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa!

    Se sinta em casa! Xerete o quanto quiser! Eu fiz o blog para isso mesmo! Indicar livro bons! Se eu me dei ao trabalho de ler e resenhar é pq o livro me fisgou de alguma maneira!

    Deixa eu te contar! Aconteceu de hoje eu ir na minha estante e ver um buraco! Adivinha!? Meu pai ''roubou'' para ler justamente esse bonito! Leia flor e me conte!

    Obrigada pelo carinho! Beijos s2

    ResponderExcluir
  19. Paula-minha-querida, está se tornando hábito ler uma resenha sua e adicionar mais um livro à minha lista no Skoob (rs). Adorei conhecer O Bisturi de Ouro. Não é sempre que encontramos um livro com tamanha sabedoria, que nos leva a refletir sobre quão importante é não abandonar nossos próprios sonhos e manter a esperança ao enfrentar cada obstáculo.
    A vida não é fácil, mas com certeza tem seus méritos que fazem valer cada esforço. :)
    Tenho certeza de que esse livro conquista não apenas nosso lado leitor, mas também nosso coração ao lê-lo.
    Eu espero ter a oportunidade de conhecê-lo (rs).

    Beijos, flor!

    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Paula, então menina eu to esperando pra ler esse livro ainda, mas estou com o pé atrás com ele, a estória me parece clichê e previsível... espero estar enganada.
    Beijo

    Os: Sua resenha ficou ótima, parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm