Pular para o conteúdo principal

Resenha: Seu pesadelo foi você quem inventou - Rosana Martinelli

Resenha: Seu pesadelo foi você quem inventou - Rosana Martinelli
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 

Sinopse - Seu pesadelo foi você quem inventou - Rosana Martinelli
Seu pesadelo foi você quem inventou! De Rosana Martinelli com ilustrações de Clara Gavilan. Texto de Rosana Martinelli é inovador ao abordar, especialmente para crianças, o mecanismo psíquico dos dos sonhos. Seu pesadelo foi você quem inventou! é um texto pioneiro porque apresenta para as crianças os mecanismos dos sonhos, sob a óptica psicanalítica. Rosana Martinelli criou o livro por acreditar que o conhecimento básico do funcionamento da psiquê deva ser amplamente divulgado, de maneira clara e descomplicada para os leigos e, por que não, para crianças, como agente lenitivo para medos, ansiedade e culpa. O impulso inicial foi ter passado, na vida real, por um episódio muito parecido com a história do livro, quando sua filha mais velha teve um pesadelo. Conceitos básicos como inconsciente, id, ego e superego são introduzidos na história que conta a angústia da menina Ioiô depois de ter um pesadelo. A mãe da menina promove, de maneira simples e divertida, uma explicação de como e por que os sonhos acontecem, o que acaba por diminuir o afeto negativo que os pesadelos provocavam na garota. 

'' - Eu estava no colo do papai, aí apareceu um jacaré enorme, muito maior que um jacaré de verdade, com uma cara muito feia, dentes pontudos... e ele tinha cabelos! Cabelos com cachos loiros!
Coisa estranha, era um jacaré de peruca... E você o espantava com uma vassoura!''

Já perceberam como o universo infantil é bonito e simples? Dá até gosto de ler livros infantis e partilhar essa inocência, esse jeitinho gostoso das crianças! Recebi o livro: Seu pesadelo foi você quem inventou da autora Rosana Martinelli, em parceria com a editora Quatro Cantos, e fiquei maravilhada com essa obra!
Ele é lindo! Espero passar nessa postagem um pouquinho de quanto rica a obra é! 
Tirei algumas fotos para vocês poderem babar comigo também! Isso porque vocês mamães e pequenos pimpolhos, não vão poder sentir a textura das folhas do livro - de cada desenho, o cheirinho gostoso e a capinha cura!
 É uma fofura só! 


'' Não se preocupe, filha, você sabia que tudo que está no seu pesadelo vem da sua própria cabecinha? E que esse tal jacaré medonho foi você quem inventou?''  

''Eu????? E eu ia lá querer inventar um bicho medonho daquele só pra me assustar?
- Isso mesmo! Querer é a palavra-chave! Quando sonhamos, desejamos muito aquilo que acontece no sonho. Nos sonhos bons é fácil de entender, não é?''

Loiô tem um pesadelo horrível! Acorda gritando por sua mamãe... Tadinha da pobre menininha, foi um pesadelo daqueles que faz você suar frio! 
 Então, sua super mãe na manha seguinte, explica para ela o seu sonho, e o porque que a pequena o teve, de uma forma leve, fácil e divertida. Isso a faz ver seus sonhos e suas representações de uma outra forma e assim acaba aprendendo que nem tudo é tão assustador quanto parece! 



'' - Vou tentar explicar isso. O pesadelo é, na verdade, uma representação de uma coisa que a gente quer muito...
Nós, humanos, somos animais, como todos os outros na natureza não somos?''

Seu pesadelo foi você quem inventou - É um livro que eu leria para meus filhos, antes de dormir, se eu os tivesse, enquanto isso vai estar guardadinho, esperando os pequenos chegarem! Uma leitura fácil e rápida, li em minutos, umas três vezes antes de fazer essa resenha! 



''- Diferente dos outros animais, somos racionais e desde o nascimento vamos aprendendo as regras, que nos mostram o que é legal e o que não é legal, e essas regras vão se acumulando na nossa mente. Vamos fazer de conta que essas regras ficam guardadas na nossa cachola em um livro bem grande, um livro chamado Superego.''  



Os desenhos são lindos! Super bem feitos e representando muito bem a história!  
A autora escreve de uma forma simples, para que todas as crianças possam compreender e entender, o que é o ID, EGO e SUPEREGO. 
Divertido e educativo!  

''Imagine um filhote de leão na natureza, vamos dar um nome pra ele: Id. Ele tem um irmãozinho, que o importuna o tempo todo. Num determinado momento Id, de tão bravo que fica com o irmão, lhe dá uma dentada que até o machuca.''





Indico essa obra, para mamães, papais, irmãos e irmãs.. E Claro! Para nossas criancinhas!
Esses seres lindos, inocentes e cativantes! Espero que a nossa Loiô, junto com o Teo seu irmãozinho possam ensinar e afastar monstros dos pesadelos de muitas crianças pelo mundo! 

''... Cabe a nossa consciência, vamos chamá-la de Ego, entrar em um acordo com o danadinho do leão, para que não façamos nada que nos arrependemos depois...''   

A Autora:
ROSANA MARTINELLI nasceu em Santo André, São Paulo. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e fez especialização em Cirurgia Geral pela Escola Paulista de Medicina. Mais tarde estudou Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com habilitação em Interpretação. Atuou em peças teatrais, trabalhou como figurinista, cenógrafa, aderecista e diretora de arte. Exerce as funções de editora e diretora de arte na Editora Quatro Cantos desde 2011.

*CURIOSIDADE: Para quem não sabe, essa é uma história real, que aconteceu com nossa autora e seus filhos Loiô e Teo, personagens reais, diferente dos nossos pesadelos monstruosos! 

 
EDITORA QUATRO CANTOS
A Editora Quatro Cantos é um passo natural de seu fundador, Renato Potenza Rodrigues,formado em Editoração pela Universidade de São Paulo, que trabalha há quase 20 anos com produção de livros e há 12 dirige uma agência editorial que presta serviços a grandes editoras. A experiência com o mercado editorial foi fundamental para lançar um selo próprio. A linha editorial da Quatro Cantos pretende revelar talentos literários, além de focar em autores nacionais e internacionais de ficção (romance e novela), poesia e infantojuvenil.



Comentários

  1. Ahhhhh! achei super fofo o livro, fiquei curiosa para conferir esta historia real e encantadora!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Os livros infantis na maioria das vezes parecem bobos mais tem algo que nos fascina ao mesmo tempo. Por sua singeleza e simplicidade. Adorei este e vou tentar procurar por ele pros meus netos. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro achei o título muito interessante, fiquei surpresa quando você disse que a história é real.
    Dá muita curiosidade de ler, pois o universo infantil é fascinante.
    Bjús, Cih
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulinha. Nossa eu to babando aqui nesse livro, tanto que depois de ler sua resenha e me encantar xom a história, mostrei a minha filha que ficou doida, então vou comprar para ler pra ela. Gsotei da sua indicação e os desenhos são lindos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria pensar na alegria de sua filha vendo o post! Obrigada!!!
      Espero que ela ame, de coração! Beijos

      Excluir
  5. Que fofo o livro!! Com certeza, vai conquistar a criançada. :)
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito fofo e divertido, as crianças vão amar!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, que bacana! Lembro que quando vc divulgou os lançamentos esse foi um dos que me interessou. Amo histórias infantis, amo as ilustrações! E achei bem interessante explicar Freud às crianças, porque até hoje eu não entendi esse lance de ego, superego e id, mesmo tendo estudado isso até na faculdade. =P kkkkkk
    Já quero, vou anotar a dica pra quando tiver os meus filhotes.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela explica de uma forma bem fácil de entender flor!
      Indico!
      Obrigada!!! Beijos

      Excluir
  8. Eu concordo de mais com você Paula, da gosto de ler e compartilhar esses livros infantis!
    Adorei a ideia desse, ele é válido para qualquer criança e até adultos né hahaha
    E essas ilustrações <3
    Quando puder, de uma olhada no catalogo da editora Biruta e Editora Gaivota.
    Eu sempre babo na diagramação deles!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou olha sim flor!
      Adoro! Acho super valido pensar nos pequenos também, fiquei bem admirada como o publico do blog gostou da postagem!
      Obrigada!!!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Paula,

    Estou super ansiosa por receber o meu. Adoro livros infantis e lê-los com minha filha e esse parece ser super fofo!
    Adorei sua resenha!

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Paula que livro perfeito, a autora soube escolher o tema certo para os pequenos, e com essas ilustrações então é certo atrair a atenção deles e a história cumprir sua função.
    Com certeza é um livro para adquirir para os sobrinhos aqui.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  11. Sou fã de livros infanto-juvenis, esse com certeza parece ser uma ótima pedida, ainda mais com essas ilustrações incríveis. Gosto muito da autora Índigo, adoro suas histórias e sempre compartilho elas no meu blog, quando as leio. Espero ver mais livros como esse por aqui e receber essas dicas!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Tem muitas novidades desse estilo vindo por ai Matheus!!!
      Beijos

      Excluir
  12. Olá Paulinha!

    Ai Jesus do céuuuuuuuu, quanta fofura numa postagem! Meus futuros filhos já estão até pedindo pra mim esse livro! Kkkkkkk
    Amei o post, vc é sempre tão caprichosa, que dá gosto de olhar esse blog todo dia! E adorei a fofura de resenha também! Que mais resenhas dessas também!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal esse post, a resenha me deixou curioso, eu gosto de ler livros infantis! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oie Paula
    Eu já tinha visto esse livro em outro blog e já tenho o interesse nele. Eu não tenho filhos, mas quero comprar para meus sobrinhos. Sempre que posso estou comprando livros infantis, gibis para os pequenos na filha, já que sou a única na família que ler, então tento incentivar. Adorei as figuras, tão lindas.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  15. OI Paulinha, tudo bem?
    Que lindo esse livro!!!!!! E deu para perceber pelas fotos a textura do livro, o cuidado que a editora teve. É muito importante para o aprendizado das crianças a parte visual. A Editora e a autora estão de parabéns!!!!!!!! Adorei, traga mais vezes, vou adorar conhecer. Sempre encontramos uma lição nos livros infantis, não importa a nossa idade.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Paula,

    Sou apaixonada por livros infantis e infanto juvenis. Que coisa mais fantástica explicar ID, EGO e SUPEREGO para uma criança eu jamais pensaria em uma possibilidade dessa. As imagens são muito lindas, como você escreveu, com certeza é um livro que leria para os meus filhos se os tivesse, mas posso ler e depois dar de presente para filhos das amigas e dos meus sobrinhos e sobrinhas, não é?

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Que livro maravilhoso. Tenho uma menino de 3 anos e que vai ficar encantado com esse livro. Estou já tentando trazer ele pro mundo dos livros. Acho que ele vai ser igual a mim.
    Amei a história.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi!! Que livro fantástico!!
    Tenho um irmão de 8 ano que ele amaria ler este livro, ele ama livros cheios de imagens e essas coisas todas! hahahaha! Vou comprar para ele!
    Bjs!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Livro infantil que fala do Freud? QUERO É JÁ!!!
    Aprendi um pouco sobre ID, EGO e SUPEREGO na faculdade de Letras, e sou apaixonada pelo tio da psicanálise. Já vou deixar anotado aqui!

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,