Pular para o conteúdo principal

Resenha: Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka

Resenha: Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka
Classificação: 5/5 ♥ Favorito - INCRÍVEL 
Skoob

Sinopse - Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka
São Paulo, 1880 Cristina nasceu de um relacionamento proibido entre dois jovens da alta sociedade, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo. Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável – e atraente – Eduardo. Paixões, intrigas e sensualidade num envolvente romance de época.

''- Serei franca com o senhor. Causou-me péssima impressão, confirmando o mau juízo que eu já fazia a seu respeito. É arrogante, cínico e inconveniente. No entanto sou uma profissional e estaria disposta a partilhar a sua cama por uma compensação a altura do aborrecimento. (...)
 - Não pago mulheres para que se deitem comigo. Não preciso disso. (...) As mulheres vêm a mim por vontade própria, e é o que você provavelmente fará.''

Começar a falar de uma obra que apresenta uma das melhores tramas de época que já li não é fácil! Não é segredo para ninguém que sou apaixonada pelo gênero, e já li muitas história do tipo e entre elas tenho as minhas queridinhas. Com toda a certeza que venho apresentar um livro que entrou direto para meus tops, do ladinho das minhas musas Julia Quinn e Lisa Kleypas. O livro Jardim de Espelhos foi uma das maiores surpresas que encontrei esse ano, com um enredo de tirar o fôlego, uma história bem contada, bem escrita, bem detalhada, bem organizada, ele me fez completamente louca, e que personagens são esses? Não sabia se entrava no livro e queria bater/matar/odiar alguns ou ia em outra direção e protegia/amava/cuidava de outros! 

O que mais me encantou fora o enredo bárbaro, foram os personagens. A autora Veridiana Maenaka soube construir personagens totalmente reais, com defeitos e qualidades, personagens que conseguimos identificar os dois lados, bem e mal dentro deles. E quanto sofrimento para mim, como sofri lendo, como torci, como vibrei com eles. Foi uma leitura simplesmente incrível!

Cristina é nossa protagonista. O enredo todo gira em volta da bela moça. Fruto de um relacionamento fora do casamento entre dois membros da classe alta - aristocracia da época. Cristina ainda um bebezinho foi rejeitada entregue a Matilde, uma mulher facilmente comprável e que não gostava de crianças. Matilde como recebeu um bom dinheiro e uma carta de recomendação para ficar com a criança, vai fazer vida nova na Fazenda Redenção. Lá consegue o cargo de ajudante de cozinheira e cria Cristina, que cresce como uma serviçal na casa da família Toledo.

Cristina nunca teve amor! Não foi criada com afeto e carinho, ela encontrou amizade e sua primeiro paixão com o menino André, filho do dono da propriedade, que é apenas uns meses mais novo que ela. De amigos de travessuras a namoradinhos, descobrindo os primeiros sinais de desejo na adolescência. O grande sonho de Cristina era entrar para a família como esposa de André. Mas com 16 anos André não queria compromisso do tipo, ele amava Cristina, porém não queria casamento. 

A coisa pega fogo. Cristina e André são descobertos e separados. Cristina vai morar com seu pai adotivo Gilberto, que também nunca a viu como uma filha. Gilberto conta a verdade a Cristina. A menina descobre que é adotada. Gilberto quer te-la como esposa. Matilde descobre, quer casar a menina com um velho, o ferreiro. Cristina fica desesperada. Procura André e se entrega! 

Dali por diante é um Deus que nos acuda. André não quer casar. Cristina foge em busca de sua mãe verdadeira e vai para São Paulo. Guilherme irmão de André ajuda a moça no caminho, gosta de Cristina, mas não quer ver o seu irmão casado com a moça.

Cristina já na cidade grande. Sozinha. Fica sem opções e acaba conhecendo Olívia. Uma alcoviteira. Que transforma Cristina em uma acompanhante de luxo!   
Agora prostituta. Uma mulher vivida, e mais endurecida que a inocente menina que saiu da fazenda Redenção, Cristina reencontra André. Ela recria em sua cabeça, o sonho de menina e quer fazer com que André se case com ela. Enquanto isso, entra na história uma outra peça chave fundamental, o sedutor e irônico Eduardo.

''Ela não disse nada, mas Eduardo deduzia o que Cristina estava pensando. Soubera por Olívia que Cristina fugira de casa e não tinha quem olhasse por ela. Estava só no mundo. André não entendia que Cristina precisava pensar no futuro. No dia em que ele a abandonasse, o que ela faria? Teria de voltar a se prostituir. Ela não estava lutando por ele, mas por si mesma.''

Isso é o máximo da história que posso contar para vocês, é apenas uma vírgula em um grande enredo como eu já tinha mencionado, a história é de primeira. É cheia de elementos e personagens que não estão ali para figuração. Cada um tem uma função na história, uma explicação de porque aparaceram, até as últimas páginas tudo se fecha! E a escrita da autora é profissional! Não tem outra palavra para descrever, é mais que apaixonante, intensa, bem feita, é uma escrita perfeita. Virei fã!

Henrieta mãe de Cristina a principio a achei fraca, dominável. Se deixou influenciar e ser guiada por sua mãe, que na minha humilde opinião é pior que todos os personagens juntos, é hipócrita, mesquinha e egoísta.
A minha personagem mais querida foi Olívia. Me emocionei com a história dela, mesmo sendo uma cafetina, como nós hoje chamaríamos, é uma grande mulher, uma personagem que fez toda a diferença durante toda a história mesmo sendo uma secundária.

Vamos falar dos homens? Tem homem para todos os tipos, desde o fazendeiro, o caipira beberão, aos gostosões bons de cama, passando pelos cavalheiros, gentis, honestos, achando também os detestáveis, egoístas e covardes! 
Os meus preferidos foram o gentil Guilherme, o irmão de André. Vítor um cliente e amigo mulherengo de Cristina e o incrível Eduardo! Seria capaz suspirar ou rir toda vez que ele abria a boca?! A autora podia fazer uma mistura desses três homens maravilhosos e mandar para mim de presente!   

André foi um personagem que me deixou puta da vida durante toda a história. Quando criança ele já não me passava confiança. Depois de todo o desenrolar da história, eu odeie o comportamento dele, não entendia como Cristina não largava essa ladainha de amor por ele. Claro, que muito disso era simples orgulho mesmo, mas André entrou para minha lista negra. Pode ser que alguém leia o livro e se encante com ele, mas isso não aconteceu comigo! 

Por último vamos falar da nossa protagonista! Que vida Cristina! Que coragem, que mulher forte! Cristina não é a típica mocinha, ela vem cheia de defeitos e traumas, ela queria ser amada, queria o que lhe era de direito, ambiciosa, orgulhosa e teimosa. É uma mocinha para se bater, brigar, gritar, mas também para querer amar, cuidar e proteger! Cristina com sua história e sua personalidade foi uma grande protagonista!

Jardim de Espelhos me deixou agoniada, me deixou na torcida, me deixou de boca aberta, me causou repulsa por alguns atos de alguns personagens, me fez perdoar alguns no fim, me deixou loucamente apaixonada e admirada por outros. É um romance de época completo, maravilhoso e uma das minhas melhores leituras desse ano! Espero que todos os amante do gênero leiam e conheçam essa história de amor, dor, rejeição, intrigas, recomeços e paixões nesse grande Jardim de Espelhos!
Afinal... O primeiro amor é o verdadeiro?

'' Adormeceu sem perceber, e sonhou com um jardim. A luz era ofuscante, porque se tratava de um jardim repleto de espelhos, que refletiam a luz do sol. Semicerrado os olhos, ela ia de espelho em espelho, mas nunca via o próprio reflexo. (...) Quando enfim, distinguiu a própria imagem, percebeu que não estava só no espelho.'' 

Paula Juliana   

Comentários

  1. Oi Amada! Que resenha foi essa! Não sou muito de romances de época, mas depois dessa resenha quero ler com certeza e me aventurar em um estilo novo! Fiquei bem intrigada com o enredo. Coitada, sozinha na cidade grande, novinha, rejeitada pela própria mãe e pelo homem que ama! Acho que como vc vou ter problemas com esse Andre! Kkkkk
    Maravilhosa resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive vários problemas com o Sr André!! Hahhahhhha
      Obrigada sua linda! Espero que leia e se apaixone por um novo estilo! Beijos

      Excluir
  2. Dona Paulinha!

    Como você descobre livros assim? Como você eu amo livros de época, já to apaixonada só pela resenha, como assim ninguém ajudou ela? E a mãe? Ela não foi atrás da mãe? Fiquei aqui pensando, agora vou ter que ler! E esses homens ali ehen?! Se a autora fazer um três em um para ti, não esquece de dividir com as leitoras! Perfeita resenha!

    Biejinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe! A autora vai fazer um pacote especial para mim! Hahhahahha
      Uma querida, brincadeira a parte, leia sim, o livro é maravilho, se vc gosta mesmo, vai ser uma história divina de ler! AMEI! Beijos

      Excluir
  3. Oi flor!
    Como sempre sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler o livro. É sempre um prazer ler o que você escreve, pois você consegue transmitir o quanto a leitura te encantou. E sempre muito bem argumentada!
    Não conhecia o livro, mas com certeza entrou para a minha listinha. Adoro histórias de época, principalmente se a protagonista é uma mulher forte, como Cristina parece ser!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline! Meu coração fica apertado de emoção com os comentário de vcs! Leia amada e se apaixone! Beijos

      Excluir
  4. Oii
    Para tudo..amei esse livro. Capa e sinopse. Ainda não conhecia ele.
    Adorei ver seu ponto de vista e todos os sentimentos que o livro te trouxe.
    Vou anotar sem dúvida na minha listinha, este livro é minha cara..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã de livros de época, não faz o meu tipo. Já li um livro de Julia Quinn e gostei muito, e com essa sua resenha, fiquei bastante curiosa para conhecer o livro e os personagens.
    Como sempre, entrar no seu blog e ler uma resenha sua me faz ficar com vontade de ler o livro. Você descreve tão bem o livro, a história, os personagens, que não tem como não ir atrás do livro para conhecer.
    Amei a resenha ^^

    Bjs,
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA Taci!! Fico mega feliz! Leia mesmo flor,vai gostar, é o tipo de livro que nos encanta e nos faz viajar! Beijos

      Excluir
  6. Oiii
    Não sou fã de romances de época mas me interessei por este livro, sua resenha me fez colocar mais um livro na minha lista do Skoob rsrs. Jardim de Espelhos parece uma história incrível e madura, não mais um romance. Quero esse livro!!!

    Bjinhos
    Jéssica Rodrigues
    Blog Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
  7. Gosto demais de livros ambientados em séculos passados, então de cara já comecei a gostar da resenha. É muito legal quando o livro causa um mar de emoções, é sinal que ele é realmente bom. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que tenha gostado pois é ótima a sensação de se surpreender com um livro.
    Pelo que li da resenha não é bem o tipo de história que costuma prender minha atenção, tem muitas intrigas, sei lá.
    Mas talvez se eu lesse me surpreenderia também.. haha


    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro mas fiquei encantada só em ler sua resenha.
    Com certeza é o tipo de livro que preciso ler!
    Adorei e dica e já add na minha lista =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Desculpa mais CARALHO QUE RESENHA PERFEITA até eu que não curto o gênero to curiosa para ler esse livro. Essa sensação de de agonia, repulsa, de querer entrar no livro é tão prazerosa <3
    Já add na minha lista, assim que tiver oportunidade com certeza vou ler.
    Parabéns pela bela resenha :D
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahahhahahahaha OBRIGADA Bru!!!
      Fico muito feliz, leia mesmo, vc vai se agoniar, odiar e amar muito lendo! Beijos

      Excluir
  11. Com certeza é o tipo de livro que gosto de ler :)
    Até me lembrou um pouco de Lucíola e Senhora de José de Alencar :)
    Sua resenha, mais uma vez, ficou muito boa!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Babi! Não li Lucíola e tenho curiosidades! Beijos

      Excluir
    2. Oiee, Paula!
      Lê sim! É super curtinho e delicioso!!
      Só sofri com o final!
      Mas, vale a pena ler!
      Bjs

      Excluir
  12. Gente estou doido para ler esse livro !

    ResponderExcluir
  13. Paulinha duceu , cada resenha sua tenho que comprar o livro , amo protagonistas fortes, sem mimimi e dúvidas fico com ele ou aquele me irrita. Amei sua resenha e louca para saber mais dessa história empolgante. La vai eu comprar mais um livro hehe . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyyyyyyyyyy leia mesmo!! Não vai se arrepender guriaa!! Beijos

      Excluir
  14. Como não se encantar com essa resenha! Menina fiquei só imaginando a aventura da Cristina nesse livro! Gostei muito do enredo e aprecio romances históricos e claro, Jardim de Espelhos me conquistou!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  15. Lendo sua resenha maravilhosa vejo que preciso ler esse livro, e bem rápido, fico desesperada pra saber dos personagens quando me interesso por uma história assim. Não escondo minha paixão pelos romances históricos e de época, sou leitora voraz desde bem jovem, e adorei saber que é de escritora nacional.
    Parabéns, me sinto fisgada pelo livro e vou comprá-lo.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane! Linda leia sim!!! Poxa é uma história que merece ser lida! Beijos

      Excluir
  16. AMIGA QUE HISTORIA LINDAAAA
    O ROMANCE E DE EPOCA MAIS BEM INTERESSANTEN'AO FICOU COM CARA DE SINHA MOCA NE?
    RSRSRS
    GOSTEI DO FETO DE A HISTORIA FALAR BASTANTE SOBRE CADA PERSONAGEM PODENDO EXPLORAR BASTANTE CADA UM,ISSO FAZ A LEITURA AINDA MAIS COMPLETA E FACIL DE SER COMPREENDIDA,LEGAL QUANDO FALA DE MANEIRA REAL SOBRE OS PERSONAGENS,GOSTO DE LEITURAS QUE NAO SAO SURREAIS,ACHO QUE DA PARA ENTRAR MAIS NA HISTORIA SENO ASSIM RSRSS
    bjs lindaaa
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Zi! A gente tem que entrar de cabeça na história, naquele momento ela é real, é um lindo livro! Vc vai amar! Beijos

      Excluir
  17. Oi Paula, tudo bem???

    Menina amei demais a sua resenha e já coloquei o livro como presente de amigo secreto que estou participando na empresa rsrsrsrs espero ter a sorte de ganhar e se não ganhar com certeza vai uma de minhas primeiras compras do ano que vem. Fiquei completamente apaixonada pelo enredo e por essa capa linda... é bem o tipo de romance histórico que muito me interessa... e a mocinha sendo tão corajosa e lutadora então me encantou demais..... E os homens ai ai.... Adorei linda... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Que resenha maravilhosa , história extremamente linda ! Já estou doido para ler ele , garanto que está em minha lista de desejados .....

    ResponderExcluir
  20. Romances de época não são meu estilo, mesmo tendo vários com histórias bem recheadas, desejo boa sorte para os leitores desta obra. Espero que todos gostem da Cristina assim como você gostou.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  21. WAAAAAA, PAULA! Assim não dá! Eu vou começar a mandar todos os links das suas resenhas para o meu marido, justificando o ROMBO no meu cartão com a compra de livros, hahaha. Ele vai ter que entender quando ler a sua apaixonada opinião!

    Eu vi esse livro em promoção na Saraiva e nem dei atenção a ele. Confesso que romances de época não são meus favoritos, mas sempre me envolvo com eles ao lê-los. E me parece que estou perdendo uma SENHORA HISTÓRIA! Céus… lá vou eu adicionar mais um livro por você resenhado entre os meus desejados (rs) Você é diva. E a autora, com tanto talento, não poderia ter uma blogueira que a apresentasse melhor (rs).

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hHahahhahah Ai MEU DEUS! Um marido enfurecido atrás de mim? Já pensou? ahahhaha
      Morri Fran! Obrigada mesmo por todo o carinho!!! Leialeialeia!! <3
      Grande Beijo!

      Excluir
  22. Paulinha, tua resenha me deixou sem fôlego e tenho medo de desmaiar por falta de ar ao ler o livro kkk
    Não tenho tanta "experiência" com o gênero quanto você, mas não é preciso muito para apreciar uma boa obra, né? Agora necessito ler este livro e me sentir devastadas pela história!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale! Tomara que sinta como senti flor! Merece! Grande Beijo!

      Excluir
  23. Oi, Paula. Não conhecia o livro, mas depois desta resenha quem resiste.
    Quero muito me meter em grandes problemas com este moço

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Juuuuuuuuuuu!!!!

    Amigaaa! Comprei esse livro na Bienal e ele está aqui na pilha olhando pra mim!
    Estava com um pé atras... Mas agora acho que ele vai pular na frente de alguns!!!

    Adoro esses livros que nos fazem sentir amor/ódio pelos personagens!
    Isso significa que a autora sabe escrever e desenvolver sua história! s2

    Quando eu ler te conto o que achei!

    Beijokinhaaaaaa!

    ResponderExcluir
  25. Oiee

    Uau que resenha legal, só por você ter falado que ama Julia Quinn assim como eu e se amou esse livro sei que vou amar também, anotado a dica do livro para a lista de desejados.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  26. Jesus mais que resenha persuasiva é essa Paula? OMG agora fiquei curiosíssima para saber mais a respeito dessa trama toda hehehehe
    Adorei a resenha e sim ONDE VOCÊ ENCONTRA LIVROS ASSIM,TÃO ARREBATADORES?
    Parabéns pela resenha,ficou incrível!
    Beijos Pão de Queijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Nana! Esse confesso que fui comprada pela capa, e quando li dei graças aos céus de ter ele!!! <3
      Obrigada florzinha!
      Beijosssssss

      Excluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,