Pular para o conteúdo principal

Resenha: Fragmentados- Só porque a lei diz, não significa que é verdade - Neal Shusterman

Resenha: Fragmentados- Só porque a lei diz, não significa que é verdade - Neal Shusterman
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 
Editora: Novo Conceito
Skoob

Sinopse: Fragmentados- Só porque a lei diz, não significa que é verdade - Neal Shusterman
Fragmentados - Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .
Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

''- Você vai sentir uma fisgada no couro cabeludo - informa um cirurgião. - Não é nada com que se preocupar.''

Não sei nem como começar a falar dessa obra! Fragmentados como toda boa distopia sabe mexer com o leitor e o trasportar para uma sociedade cruel e caótica, devo começar dizendo que achei o enredo muito, muito original e genial também. Diferente de outras distopias que utilizam da morte como um grande fim, Fragmentados no seu enredo questiona isso, aqui ninguém morre, só continua a viver de uma forma diferente, vamos ser sinceros, viver fragmentado pelo mundo, com um pedacinho de você em inúmeras pessoas diferentes, é viver? 

''... a única razão para eu estar vivo é que aquela pessoa foi fragmentada.
 - Então - diz Connor -, a sua vida é mais importante que a dela? ''

O livro é ótimo, não é perfeito, ou mesmo a melhor distopia que li na minha vida, mas ele é uma grande distopia, tive logo uma relação de amor e ódio, e não se enganem, amei que ele conseguiu despertar isso em mim, logo que comecei a ler pensei na grandiosidade do enredo, em como o assunto era bom, uma grande matéria prima nas mãos e fiquei com medo de como a história seria apresentada.
Então como o próprio livro TUDO veio em pequenos pedaços, começamos partes por partes a conhecer Connor, Risa e Lev. Ao mesmo tempo que nós apresentavam os protagonistas, nos apresentavam também a história, o como é essa sociedade, como é esse processo de Fragmentação e essa tal de Lei da vida, assim como vários termos e separações muito próprias da história!   

''Em um mundo perfeito, tudo seria preto ou branco, certo ou errado, e todos saberiam a diferença. Mas este não é um mundo perfeito. O problema são as pessoas que pensam que sim.''

Temos três jovens lutando por suas vidas, três jovens lutando para chegarem INTEIROS os 18 anos. 

Uma sociedade que é comandada pela LEI DA VIDA.
Aquela aprovada para colocar fim a uma guerra e que acabou criando um grande câncer no seu mundo. 
Segundo a Lei, a vida não pode ser tocada até os treze anos, mas entre os 13 e os 18 anos, os pais, a sociedade ou guardiões podem escolher ''ABORTAR'' essas vidas. Isso quer dizer, matar só que não matar, a criança ainda estaria vida, tecnicamente viva, já que seus pedaços fariam parte de outros seres humanos, essa criança estaria viva, porém, fragmentada.

Talvez você não possa fazer algo grandioso e importante da sua vida, mas pode fazer parte de vidas que vão fazer coisas realmente grandiosas!

'' Assim como o cemitério de aviões era o Paraíso disfarçado de Inferno, o campo de colheita é o Inferno mascarado como Paraíso.''

Na sociedade atual a FRAGMENTAÇÃO é uma prática muito usada e aceita, campos de colheita são muitos pelo mundo todo. 

''... as pessoas não são completamente boas nem completamente ruins. A gente passa a vida toda entrando e saindo das sombras e da luz. Neste momento, eu estou feliz por estar na luz.''

CONNOR descobre que vai ser mandado para fragmentação, vê na gaveta de seu pai o formulário assinado, assim, ele não vê outra opção que não fugir dali e lutar para se manter inteiro até os 18.

RISA é uma tutelada pelo estado, uma grande musicista, não tem pai ou mãe, vê no professor de música um pai, porém, depois de uma apresentação não muito perfeita, Risa é convocada e avisada que já atingiu seu total potencial ali e que vai ser mandada para um campo de colheita, ela vai ser fragmentada. 

LEV é um dizimo. O decimo filho de uma rica família, ele foi criado para o abate, foi feito para quando fazer 13 anos, ser fragmentado, mas isso para ele é uma missão abençoada por Deus. Lev realmente acredita que esse é seu destino e está FELIZ com isso.

''... se cada parte de você está viva, mas dentro de outra pessoa... você está vivo ou morto?''

Então, Connor foge, Risa é colocada em uma ônibus a caminho de seu destino e Lev está indo feliz cumprir seu papel, até que o caminho desses três se cruzam e nada mais será o mesmo.   

''Você não pode mudar a natureza humana sem antes mudar a lei.''

O enredo é incrível, a escrita é direta, bruta e cheia de críticas. Os personagens são guerreiros, gostei dos três principais, me surpreendi com o papel de cada um na história, os secundários a mesma coisa, cada um com uma história diferente, que toca o leitor, que questiona. A Fragmentação é em si BRUTAL, por vários motivos, mas principalmente por ser uma prática aceita e comum, por ser uma violência velada, os Fragmentários são tratados ''muito bem'' nos campos, até na parte final da operação, é uma mistura de horror e segurança, é totalmente apavorante o processo de fragmentação, passei o livro praticamente todo querendo ver como era, como iria ser mostrado aquilo e não querendo também, porque eu sabia que se fosse aparecer seria pelo ponto de vista de uma dos meus principais, e eu não queria que eles fossem fragmentados, então foi essa agonia e desespero durante toda a obra.

O romance é muito, muito sutil, não é o foco, mas está ali, escondidinho, mas presente.
Connor tem um temperamento forte, é guerreiro, um herói. Risa é muito inteligente, e com toda certeza uma sobrevivente. Lev é o personagem com a maior profundidade para mim, é aquele que faz ''merdas'', mas no fim você perdoa, que você quer sacudir, é também o que sofre maior mudança, porque a gente tem toda uma troca de ideologias nele, Lev criado para ser um dizimo, daí isso não acontece, de repente ele se vê em um mundo que não é bom e que vai de encontro com tudo que ele acreditava, então, ele questiona tudo, desde o seu valor, ao dos outros, ao de Deus, os da sua família e os da sociedade como um todo.      

''O garoto no canto da sua mente não fala com ele usando palavras. Ele sente. Ele se manifesta. Não entende que é apenas parte de outro menino. É como um sonho, quando você sabe de algumas coisas, e de outras deveria saber, mas não sabe. Esse garoto - ele sabe onde está, mas não sabe que não está inteiramente ali. Não sabe que agora faz parte de outra pessoa.'' 

Fragmentados foi uma distopia maravilhosa, eu queria que alguns pontos tivessem sido mais desenvolvidos, queria que tivesse mais histórias futuramente, em comparação o livro termina bem fechadinho, então, não sei se vem uma sequência por aí, mas foi uma louca leitura. Foi envolvente, sofrida, e daquelas leituras que te fazem pensar e questionar tanto a ficção quanto a realidade. Como toda a boa distopia, a molaridade, o social e o certo e o errado são colocados a prova, junto com os porquês sobre a alma, o mundo, o que as pessoas fazem com ele, e sobre essa prática que cruel ou não salva muitas vidas, e daí vem a grande questão: uma vida é mais importante que a outra? Qual vale mais? Se vale? E os Fragmentados? A vida acaba após fragmentação? E o fim? Ou um novo começo?
Leis! Verdades! Humanidade! 
Fragmentados de pedacinho em pedacinho deixa o leitor inteiramente LIGADO nessa história de matar! Recomendadíssimo!    

''Lobo frontal esquerdo.
 Eu... eu... eu não me sinto muito bem.
 Lobo occipital esquerdo.
 Eu... eu... eu não lembro onde...
 Lobo parietal esquerdo.
 Eu... eu... eu não consigo lembrar o meu nome, mas... mas...
 Temporal direito.
 ...mas ainda estou aqui.
 Frontal direito.
 Eu ainda estou aqui...
 Occipital direito.
 Ainda estou...
 Parietal direito.
 Estou...
 ...''

Paula Juliana

Comentários

  1. Mulher, sua resenha ficou ótima! Fiquei morrendo de vontade de correr na estante, pegar o livro e começar a ler imediatamente! kkk quero terminar logo os que estou lendo no momento e pular de cabeça nesse. :D
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahahah Obrigada amada! Então pule e leia essa maravilha!!! Beijos

      Excluir
  2. Eu estou super ansiosa para iniciar a leitura, já recebi o livro, mais no momento estou apreciando Prometo falhar! Adorei a resenha, me deixou com mais ansiedade ainda!
    http://thaysmdelima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li O Prometo Falhar, mas to bem curiosa com ele amada! Beijos

      Excluir
  3. Oi Paulinha!

    TODA a blogosfera está falando nesse livro e eu não dava nada por ele. Adorei sua resenha tô bem curiosa e vou dar o braço a torcer e ler em breve.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desde que vi o lançamento desse livro, estou louco para lê-lo. Ainda mais por se tratar de uma distopia, algo que adoro.
    Além disso, sua resenha me deixou mais louco. Preciso do livro para ontem!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Olaa
    Sua resenha esta otima e que bom que gostou da leitura, mas noa faz meu gênero e não chama minha atenção, otima dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paula! Tudo bem?
    Que resenha incrível!!! Eu não conhecia "Fragmentados", mas já fui logo adicioná-lo na minha estante do skoob e na lista de desejados! Curto muito distopias, mas não me lembro de ter lido algo parecido com a proposta desse livro, só por isso já imagino uma história bem original e fiquei muuuuito empolgada. Espero poder fazer essa leitura logo, principalmente depois de uma resenha inspiradora! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jé!!!
      É mesmo uma proposta muito diferente e original e foi um livro maravilhoso para mim! Muito, muito obrigada!!!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Paula, tudo bem?
    Eu já estava ansiosa nesse livro desde que a NC informou que iria lançar, e quando eles lançaram o Book Trailer eu fiquei arrepiada, eu nunca tinha visto nada igual a aquilo. E a sua resenha só me deixou mais curiosa para conhecer a historis desses três.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi! Foi uma dos melhores books que eu vi, achei bárbaro, melhor ainda depois de ler o livro, é muito bom e fiel! Beijos

      Excluir
  8. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas também nem tenho muito interesse, pois eu pedi mesmo para uma das minhas colaboradoras, pois não é um gênero assim que eu vou curtir sabe. Eu gostei da sua resenha e achei muito bem desenvolvida, mas espero que minha resenhista goste. Me parece ser uma história muito diferente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-album.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil!! Espero mesmo assim vc leia se puder, é uma obra maravilhosa! Beijos

      Excluir
  9. Tô lendo esse livro agora e até o momento eu tô gostando bastante. Vamos ver os próximos capítulos o/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Tô lendo esse livro agora e até o momento eu tô gostando bastante. Vamos ver os próximos capítulos o/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Ótima dica, viu?! Amei sua resenha! Não sou muito fã do gênero, mas acho que ariscaria a leitura sim!

    Beijos
    Cheiro de livro Nacional

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tive a chance de ler esse livro, mas confesso que o enredo me encantou bastante. Estou louca para poder ter a chance de lê-lo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de livros assim, parece ser bom esse, vou ver se esse eu leio ...
    Ótima resenha Paula!

    Bjos,
    Minda
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
  14. Uau! amei sua resenha, me deixou com vontade de ler urgentemente. Essa história me pegou, preciso providenciar este livro urgentemente. Bjus}
    Seguindo blog.
    www.blogdakassinhagomes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. sua resenha ficou ótima! amei.
    beijinhos
    http://rahtuber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a resenha!!

    http://blogisatrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei da sua resenha e achei muito bem desenvolvida..

    http://eesmaltecia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha,agente fica com vontade de ler.
    Vc explana muito bem.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua resenha, estou louca para ler *-*
    beijoos ♥
    www.jessicacardosoblog.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei a resenha. Tenho essa obra aqui em casa, mas ainda não tive curiosidade de ler a obra, mas acredito que vou começar a minha leitura o mais rápido possível.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Esse livro parece ótimo, to pensando em ler hahaha
    Beijão ♥

    http://sapatilhanervosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. muito boa sua resenha,arrasou quero ler
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie Paulinha! Parabéns pela resenha.
    Também já li o livro e estou ansiosa pela continuação.
    Achei o enredo super diferente e muito incrivel

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. amo a sua foma de escrever querida bjokas

    ResponderExcluir
  25. Amo livros... adoro suas resenhas... Bjuxxx
    http://blogbrusantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Parece bem interessante, arrasou beijos

    http://www.blzinteligente.com/

    ResponderExcluir
  27. Mais uma resenha bem tranquila de ler e quem não está lendo ainda um livro, é bom dar sempre uma passada aqui e ver boas resenhas e novidades

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  28. Peka resenha dá pra perceber o quanto é complexo o tema! Parabéns

    ResponderExcluir
  29. Oie!!
    desde que vi esse livro nos post de lançamentos fiquei bem curiosa, a história chamou muito minha atenção, bom e agora sua resenha! Mal posso esperar para ler ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Puxa é um livro profundo né? Fala de muitas coisas que parecem ser simples mas que nem sempre são. Será que é mesmo a Lei da Vida?

    Parabéns pelo belíssimo trabalho

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  31. Lá vem as resenhas que deixam a gente doidinha para gastar dinheiro kkkk.
    Beijos!
    www.julifelix.com

    ResponderExcluir
  32. Resenha mara, super bem escrita! Bom saber que ainda tem gente que sabe escrever rs
    bj

    http://www.blogtodavaidosa.com.br/
    Insta: @kikamagalhaesblog

    ResponderExcluir
  33. Oiii, otima resenha...deu vontade de ler o livro...mas no momento não dá...quem sabe mais para frente...sucesso

    ResponderExcluir
  34. Resenha massa , parece um livro bastante interessante !

    ResponderExcluir
  35. Nossa! Seu post ficou incrível super detalhado,amei!!
    http://michelimartins2929.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Paula!
    Sua resenha está ótima! Ainda não conhecia este livro, mas gostei da história, parece muito interessante.

    Bjo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro, pois amo distopias, mas não imaginava que essa fosse tão boa! A maioria das distopias que eu já li são bem juvenis, e essa parece mais adulta e madura, como você disse, é crua e direta
    Adorei a resenha
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm