Pular para o conteúdo principal

Resenha: Operação Harém - O mundo secreto da prostituição de luxo - Tony Chastinet - Por Agda Lanzarini

Resenha: Operação Harém - O mundo secreto da prostituição de luxo - Tony Chastinet - Por Agda Lanzarini
Classificação: 5/5 
Editora: Companhia Editora Nacional

Sinopse: Operação Harém - O mundo secreto da prostituição de luxo - Tony Chastinet

Depois de ter o sonho de fazer dinheiro no exterior destruído, Ariane volta ao Brasil disposta a denunciar uma grande rede de prostituição de luxo e tráfico internacional de mulheres. É assim que começa Operação Harém, livro-reportagem do jornalista Tony Chastinet, que, instigado pelo anonimato da operação à época, foi buscar informações para encaixar as peças dessa brilhante investigação conduzida pela Polícia Federal e por agências de segurança internacionais. O leitor terá à mão os detalhes do esquema milionário e saberá um pouco mais da vida das mulheres que fazem o famoso book rosa. Mergulhará na grande rede da prostituição de luxo, onde não há limites para o poder e a ganância.

TONY CHASTINET. Operação Harém – O mundo Secreto da prostituição de luxo. Companhia Editora Nacional, 2015.  
Classificação: 5/5

Por Agda Lanzarini

No livro Operação Harém, o jornalista Tony Chastinet relata a investigação da Polícia Federal que, em 2009, desmantelou uma grande rede de prostituição de luxo nacional e internacional, que envolve muito dinheiro e pessoas importantes.  

O primeiro caso apresentado pelo autor é da jovem Ariane, de Santos, estudante de publicidade, que foi passar uma temporada em Londres para conseguir experiência de trabalho e aprimorar o inglês. Como muitos casos, ao chegar lá, ela percebeu que as coisas não aconteceriam de maneira tão suave como ela havia planejado. Por não conseguir trabalhar na área em que era formada, começou a trabalhar como garçonete. Muito trabalho, pouca renda, em uma das cidades mais caras do mundo. Não é de se assustar que a moça agarrou a oportunidade trazida de por duas brasileiras que encontrou em Londres e um árabe ricaço. Milhares de reais por algumas horas de trabalho. Foi assim que Ariane passou a se prostituir, vendo isso como uma forma de subsistir em Londres, e que tudo acabaria quando ela voltasse para o Brasil, poderia esquecer essa história toda. Porém, pela segunda vez para Ariane, as coisas não aconteceram do jeito que ela planejava, e em um dos seus trabalhos, ela encarou uma situação traumática e entendeu o que significa ter uma terceira parte explorando seu sexo por dinheiro, e foi ameaçada por eles caso procurasse a polícia na Europa, o que a fez voltar para o Brasil e denunciar o esquema de prostituição em Londres para a Polícia Federal brasileira. 

A partir daí vemos os vários aspectos do funcionamento da prostituição de luxo no Brasil, esqueça meninas pobres, que nunca tiveram oportunidades na vida e prostíbulos sujos na beira da estrada. A prostituição retratada no livro envolve milhares de reais, hotéis caros, meninas lindas, jovens e famosas, sites e books online onde “os produtos” eram oferecidos, viagens para o exterior onde as garotas ganhavam muito dinheiro para divertirem velhos ricos durante alguns dias na Europa, Caribe ou EUA. Os investigadores grampeiam o telefone de cafetões de luxo, deixando os leitores cientes de todos os processos do esquema, desde o aliciamento das garotas até o pagamento na casa das dezenas de milhares de reais. 

Por nenhum momento o autor faz um julgamento moral das garotas que se prostituem, deixando bem claro que no Brasil a prostituição não é crime, mas ganhar dinheiro com a exploração sexual alheia, sim.  Por outro lado, ele não romantiza a vida dessas garotas, que por muitas vezes passam por situações horríveis pelas quais passam por terem seus corpos vistos como produtos, fala de casos de meninas que foram ameaçadas, tiveram os passaportes confiscados em países estrangeiros e foram obrigadas a se prostituir pelos cafetões. A violência vividas por essas meninas, com certeza, sem sombra de dúvidas, é diferente da vivida pelas prostitutas de esquina, mas não deixa de ser violência.  

Confesso que o tom do livro me confundiu um pouco, é um livro-reportagem. Mistura tom jornalístico com situações romantizadas. Tem uma leitura simples, e situa bem o leitor no esquema, por nenhum momento fiquei perdida com os milhares de nomes citados, ele faz um bom trabalho em colocar o leitor no meio da investigação. Adorei ler um livro investigativo-policial que se passa no Brasil. Quero mais! Indico o livro para todas as meninas que tem interesse sobre o tema, é um livro muito interessante com uma abordagem diferenciada de um tema tão saturado quanto a prostituição. 

Por Agda Lanzarini

Comentários

  1. Olá!
    Achei ea capa maravilhosa e a temática do livro é realmente interessante. Infelizmente esse é um perigo real e muitas meninas/mulheres de todo o mundo sofrem com o tráfico internacional de mulheres. O assunto até foi abordado na novela Salve Jorge (2012) e sem dúvidas é um tema que não deve ser deixado de lado. Devemos discutir sim, e principalmente buscar informações sobre o assunto.
    Ótima resenha!
    Abraços.
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por isso precisamos falar desse assunto para alertar essas garotas, que facilmente ficam encantadas com esse mundo luxuoso.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Oi lindona!! Estava louca pra ler uma resenha desse livro, e agora estou mais que empolgada para começar logo a leitura.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que resenha hein? fiquei super curiosa de ler este livro :)

    Beijos

    www.todaonca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Paula por ser um livro que fala de prostituição super aprovado. O livro é um alerta para muitas jovens que acaba se vendendo para conseguirem o que quer. Amei dua resenha bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro alerta muitas meninas que são iludidas para esse mundo. Beijos.

      Excluir
  5. oi!
    O livro fala de um assunto muito polemico e alerta as mulheres. Não conhecia o livro, mas irei ler com certeza.
    Muito boa a resenha!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é polêmico mesmo. Beijos, obrigada pelo comentário.

      Excluir
  6. A capa é muito linda, fiquei curiosa para ler e ótimo tema abordado! Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da capa também... Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  7. Dicas otima vou procura
    Na livraria este livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Prostituíção de luxo...sabe de uma coisa,sempre que comento em um blog coloco o meu coração nele,sempre sou sincera e nesse não será diferente. Prostituíção de luxo,na verdade é um verdadeiro luxo,que acho que quem tem coragem deve agir assim e não fazer como muitas que conheço,tbm são prostitutas,mas prostitutas baratas,que dão por nada e no outro dia estão indo no vizinho pedi açúcar na casa do vizinho...Ahaaa que dá,vai dá direito...
    Amei sua resenha a abordagem do autor.
    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, complicada essa situação... Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  9. Acho que deve ser um livro interessante e mostrar uma realidade que fingem que não acontece.
    Sou fã das suas resenhas. Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Acho que deve ser um livro interessante e mostrar uma realidade que fingem que não acontece.
    Sou fã das suas resenhas. Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. nao sou muito fã deste genero e tipo de livro mas sua resenha é perfeita amada!!parabens
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei super curiosa acho que já sei qual será meu próximo livro rsrs.

    Bjos


    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante a historia desse livro. Fiquei muito curiosa em ler. Adorei a resenha, dica maravilhosa de livro beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu apreciei saber que a autora não romantiza a vida de profissionais do sexo, como vejo em muitos outros meios. Acho que essa foi a melhor resenha que li em seu blog e a melhor indicação literária. não conhecia o livro e já estou fascinada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei disso no livro, não faz nenhum julgamento moral mas também não coloca um filtro arco-íris em tudo. Que bom que gostou da resenha. Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  15. Uma história e investigação real... Quero muito saber como isso tudo acaba, se conseguem acabar com tudo e os culpados são presos ou pagam por seus atos. Quando se fala em prostituição as pessoas só pensam naquelas pobres meninas que se vendem para comer ou levar dinheiro para a casa e a realidade é um tanto diferente e parece que é o que foi mostrado neste livro. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro coloca em xeque muito do senso comum sobre prostituição...
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  16. Fiquei com preconceitinho, achando que era mais um romancezinho tosco, mas na verdade é um livro-reportagem! Muito legal! Preciso ler com certa urgência. ;)
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é excelente, você vai gostar. Boa leitura!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  17. Este é um livro que lerei com certeza!!!
    1 - Amei a capa!
    2 - O fato de ser um livro-reportagem me interessou bastante!
    3 - Sua resenha me deixou mais curiosa ainda!! Parabéns!

    Bjs

    Roberta - www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei a capa do livro e o titulo, só isso já me deixou curiosa, lendo o post por completo então haha to super curiosa, já vou procurar para baixar em pdf!

    ResponderExcluir
  19. Oi Agda tudo bem? Esse livro chamou minha atenção, por se tratar de um assunto tão sério e pela sua resenha retrata de forma direta e objetiva, fiquei muito curiosa para ler, obrigada pela resenha. Bj
    http://blogsemprebelas.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá! AChei bem interessante a temática abordada no livro. Um assunto muito sério abordado de uma maneira bem clara. Aparenta ser uma leitura interessante, já que, querendo ou não, infelizmente é uma situação comum no mundo todo. Beijos!


    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Puxa, me lembrou aquela novela da Globo + Verdades Secretas. Fico feliz que tenham feito um trabalho escrito disso, em forma de denúncia. Provavelmente, eu teria interesse de ler, pois estou estudando jornalismo e gosto muito de livros-reportagens. Gosto da temática forte, já que gosto muito de conhecer a realidade através da leitura.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,