Pular para o conteúdo principal

Resenha: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard - Por Agda Lanzarini

Resenha: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard - Por Agda Lanzarini
Classificação: 5/5
Editora: Primavera Editorial
Skoob


Sinopse: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard
Em uma manhã de primavera dos anos 1000, Yasumi deixa sua província de Masushi levando como bagagem somente uma bolsa com um quimono, alguns hashi, um pequeno altar budista, um leque e um sabre. A estrada que leva à capital é longa e cheia de perigos. Mas Yasumi, a quem não falta audácia nem determinação, quer reencontrar um pai que não conheceu e reabilitar seu nome ante a grande família Fujiwara, tão ponderosa na corte.
Com a ajuda e a companhia da soberba égua Longa Lua, Yasumi, jovem temerária, primitiva e um pouco bárbara, ao chegar em Kyoto, deve se curvar aos costumes de uma corte extremamente letrada e re nada, na qual o peso da maquiagem, as cores das roupas sobrepostas e o manejo do leque, na ponta do qual se coloca poemas, são os símbolos de uma cultura suprema. Enquanto os Fujiwaras dominam o reinado, Yasumi vive o grande amor de sua vida e conhece as mulheres mais eruditas da época. Envolta em uma engrenagem inesperada, sua vida avança a um destino insólito. Na ponta do leque permeia diferentes culturas, especialmente a japonesa, a qual é transpassada pela cultura francesa, nacionalidade da autora do livro, Jocelyne Godard.


JOCELYNE GODARD. Na ponta do leque. Primavera Editorial, 2013.
Classificação: 5/5

Por Agda Lanzarini


Na Ponta do Leque é um romance histórico ambientado no Japão Feudal, que narra a jornada da jovem Yasumi em busca de reconhecimento e redenção do clã a que pertence, Fujiwara. Yasumi, que acabará se perder a mãe, sai de sua casa no interior do Japão, que nada mais lhe tem a oferecer e vai a Kyoto, na época capital do Império Japonês atrás do pai e irmãos que nunca havia conhecido. 

Chegando a Kyoto além de lidar com a rejeição e descrença de seus parentes, encontra dificuldades em se adaptar ao estilo de vida da alta corte de Kyoto.  As primeiras sem páginas do livro tratam sobre a viagem de Yasumi até Kyoto e é a melhor parte do livro, neste momento que conhecemos profundamente a personagem de Yasumi, suas motivações, sua relação com sua família e seus antepassados, o que a mantém determinada as expectativas colocadas sobre ela como mulher naquela sociedade e como ela respondia a essas expectativas. Facilmente caímos de amores por ela, por ela ser tão interessante personagem. Nos capítulos que se seguem, novos personagens vão aparecendo e deixando a história um pouco mais dinâmica e menos introspectiva. O resto do livro se dissolve em intrigas políticas e a vida romântica de Yasumi, poucos personagens do livro são dignos de nota além da personagem principal e a sábia Song Li. 


No momento em que o livro se passa, o Japão estava em uma época de florescimento artístico e a autora expressa muito interesse nessa parte artística, inserindo pequenos poemas, wakas, por todo o livro. A autora, que é francesa, demonstra grande conhecimento na cultura japonesa, e conseguimos sentir essa influência francesa na sua escrita, o que não é algo ruim, mas a narrativa demonstra o mesmo olhar sobre a cultura japonesa de outras obras ocidentais como Madame Chrysantheme ou Memoirs of a Geisha.  A autora adora adjetivos, deixando a leitura bem descritiva. Descritiva demais, por vezes. Funciona em alguns momentos, deixando a narrativa mais poética, em outros torna o livro maçante e tedioso, principalmente em algumas barrigas narrativas. A edição é maravilhosa, a capa muito linda, e não fui só eu que pensei isso, chamou atenção de diversas pessoas enquanto eu estava lendo o livro, isso com certeza representa um bom trabalho da editora. O livro é muito gostoso de se ler, principalmente se você quer saber ou tem interesse pela história e cultura japonesa. 

Por Agda Lanzarini

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Butterfly Editora  Skoob Sinopse: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier Filha da Floresta - O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...  Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção. J...

Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi

Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi Classificação: 5/5 Favorito Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse - Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi UM DIA EU POSSO ROMPER UM DIA EU POSSO R O M P E R E ME LIBERTAR NADA MAIS VAI SER IGUAL O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira. O ministério da Saúde adverte... esse livro pode conter altas doses ...