quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Resenha: O Que Te Move? - Protagonismo social, uma revolução silenciosa - Fernando Moraes

Resenha: O Que Te Move? - Protagonismo social, uma revolução silenciosa - Fernando Moraes
Classificação: 4/5
Editora: Novo Conceito

Sinopse: O Que Te Move? - Protagonismo social, uma revolução silenciosa - Fernando Moraes
Movimentar-se para não ficar aprisionado à zona de conforto é um dos grandes desafios nos tempos modernos. Quando a abundância impera, certamente a visão de futuro fica mais comprometida, por isso se faz necessário nos movermos para ter propósitos, sonhos e esperança de dias melhores. Saindo do estado conformista, que anula as possibilidades e nos imobiliza por causa do imediatismo, ser protagonista é mais do que ser o ator principal de tudo aquilo que envolve a nossa vida. Ser protagonista é colocar o coração no sofrimento do outro, renunciando a zona de conforto em função de quem precisa de nós.

O QUE TE MOVE?

Há uma certa magia na literatura e desta vez não estou falando do fantástico, das histórias que nos fazem sonhar e suspirar, estou falando dos livros que nos fazem pensar, que nos fazem refletir sobre a vida, sobre a existência, sobre o ser humano, e não só o SER como pessoa, mas o humano do grande todo complexo que é a humanidade, a sociedade e aquela humanidade que nos faz nós mesmos. PESSOAS!

O QUE TE INSPIRA?

Ler uma obra como essa, que já nos questiona no próprio título pode muito bem tirar as pessoas de sua zona de conforto, pode fazer muitos narizes torcerem, muitas pessoas evitarem o livro, pode também em uma noite durante uma semana cansativa nos fazer pensar sobre algo mais do que aquele trabalho estressante, aquele problema que está martelando em sua cabeça, ou os fazeres do dia seguinte, mas afinal, nessa rotina, nessa vida, O QUE TE MOVE?

O QUE TE SURPREENDE?

O que te faz sair da cama todos os dias? O que te faz feliz? Quais são suas morais? Quais são seus pensamentos? O quão complexo pode ser uma pessoa? 

O QUE TE AGITA?

Fernando Morais constrói de uma forma bem dinâmica, com textos curtos e diretos uma obra que nos faz pensar e questionar nós mesmos, nossa sociedade, os valores que aprendemos desde crianças, o diferente, o étnico, fala de liberdade, de expressão, do protagonizar nossa vida, de fazer a diferença, fala sobre o bom, sobre o que consideramos, bom, certo, errado, conta relatos, usa de pensadores, de histórias, da VIDA, usa o que deveríamos usar todos os dias e que por vezes acabamos deixando passar em branco.    

O QUE TE FAZ ACREDITAR?

O que eu acredito? O que eu sou? O que me move? Há um ano atrás todas as minhas respostas para esse livro e seus questionamentos seriam bem diferentes, em um curto espaço de tempo me vi transformando de várias formas e opiniões, me vi como uma pessoa sempre mutável, que vai sempre mudar e aprender. Hoje o que me move é simplesmente o ato de VIVER, principalmente o simples, o natural, tudo aquilo que sei que vai passar muito rápido e que simplesmente não volta.  

O QUE TE IMPACTA?

Assim como o autor gosto de temas, gosto de ver a essência das coisas. Gosto do ato de pensar, o ato de ter personalidade e ideais que me fazem a pessoa que sou hoje, também acho que cada um deve procurar sempre ser o protagonista de sua vida, buscar seus potencias, fazer o que te liberta, mesmo que dentro desse mundo até essa chamada liberdade seja pressa e moldada. 

O Que Te Move? - Protagonismo social, uma revolução silenciosa de Fernando Moraes é uma obra muito interessante, acredito que não é para qualquer um, a pessoa tem que simplesmente estar aberta para ler esse tipo de obra, e mais aberta ainda para se deixar envolver e refletir sobre ela, assim como tudo na vida, cada palavra, cada pensamento, cada minuto nos transforma e nos faz diferentes.

E você...
O QUE TE LIBERTA?

Paula Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário