segunda-feira, 13 de março de 2017

Resenha: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa - Marcos Costa

Resenha: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa - Marcos Costa
Classificação: 5/5 
Editora: Valentina

Sinopse: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa - Marcos Costa
Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.
Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:
• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal? 
• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil? 
• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo? 
Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros -- a cana-de-açúcar, o café e o ouro; a abdicação de D. Pedro I; a Guerra do Paraguai; o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder.

E a pergunta que fica é... Onde vamos parar?! Até onde a história do Brasil irá nos levar?! Dizem os sábios que para escrever o futuro devemos saber e entender o que aconteceu em nosso passado, então acredito que para mudar uma nação, para conseguir construir algo novo e bom em cima de tudo que vivemos até agora devemos sim prestar muita atenção nas nossas páginas de histórias. E com isso em mente, e claro, pensando no ENEM resolvi me aventurar por essa obra que é muito, muito interessante: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa de Marcos Costa.

É uma obra super informativa e também resumida, é para quem gosta de história, sabe e quer relembrar, ou para quem quer ter mesmo o conhecimento básico de toda a nossa história. 

O livro começa lá no passado na época do Mercantilismo, passando por D. João II, Colombo, Cabral, passa pelo período Colonial, falando dos índios, do açúcar, escravos, vamos da Inconfidência Mineira, até o período Republicano, de Getúlio, JK, João Goulart, ao Golpe de 1964, Ditadura Militar, FHC, até chegar nos dias atuais, os últimos presidentes, Lula, Dilma e alguns questionamentos sobre nossa política atual e também sobre nós o povo Brasileiro.

A obra é muito bem construída e principalmente - muito importante falar, de fácil entendimento, em alguns pontos podemos ver a opinião de Marcos ali nas entrelinhas e questionamentos, esperava algo bem didático, mas gostei da forma que o autor se expressa e como de um modo direto e cru fala sobre os fatos ocorridos. 

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa de Marcos Costa com uma edição maravilhosa da Editora Valentina é uma leitura super válida, informativa e interessante. Recomendo para os amantes da história, para as pessoas que querem conhecer a nossa história e para os curiosos de uma forma geral! Um ótimo livro com a passagem de tempo muito bem desenhada nessa linha histórica! 

Paula Juliana

Um comentário:

  1. Oi, eu fique bem curiosa para ler, gostaria muito de relembrar sobre historia e ter mais entendimento sobre tudo isso, esse livro já vai para minha lista.
    Beijos!!!
    http://infinitomundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir