Pular para o conteúdo principal

Resenha: Divergente - Divergente - Livro 1 - Veronica Roth

Resenha: Divergente - Divergente - Livro 1 - Veronica Roth
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Rocco 
Skoob 

Sinopse: Divergente - Divergente - Livro 1 - Veronica Roth
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
"Abro os olhos e lanço meu braço para a esquerda. O sangue pinga no carpete, entre os dois recipientes. Depois, com um suspiro que não consigo conter, lanço meu braço para a frente, e meu sangue faz as brasas chiarem. Sou egoísta. Sou corajosa. "  

Sabe quando lemos uma história e gostamos tanto que só o ato de escrever sobre ela nos dá medo? Medo de não passar para quem está lendo o quanto ela é grandiosa. O quanto te ensinou, te emocionou e te viciou. Medo de não conseguir expressar o quão grande e bonito é a sua mensagem.
É isso que sinto ao escrever sobre esse livro. Divergentes da Autora Veronica Roth. Sou uma amante das distopias, não é de hoje que essa atmosfera caótica, juntamente com sua crítica social e seus romances tão intensos me agradam. Hoje posso afirmar que um dos meus gêneros literários preferidos (se não o preferido!) é o Gênero Distópico.

"Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos ofereceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade no deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas."

Divergentes é um arraso. Em meio a toda sociedade criada, ele nos leva a conhecer cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. É por meio delas que a sociedade é construída, e as pessoas se relacionam. Nossa ''mocinha'' é uma Careta, uma Abnegada. Quando completam dezesseis anos, as pessoas são colocadas para fazer um teste de aptidão que vai dizer se você deve ficar na sua facção ou mudar de facção. Porém, a um pequeno detalhe... ''Facção a frente do sangue''. Se você trocar de facção, troca de vida e começa uma história nova, não tem mais família. Será que tudo isso vale a pena?

'' Em Certas Partes do mundo antigo, o gavião simboliza o sol. Quando fiz esta tatuagem, pensei que, se eu carregasse o sol comigo, não teria medo do escuro.''

Tris é a nossa valente mocinha. Ao conhece-la realmente pude ver o que é uma protagonista corajosa. Beatrice seguiu o que seu coração mandou, foi direta, egoísta e corajosa. Foi dura. Me fez chorar com ela, vezes por ela, vezes por seus atos. Entramos de cabeça no mundo dela. Sofremos em silencio. Choramos de noite e reprimimos o choro com ela; pulamos de trens e se apaixonamos com ela. Fico muito feliz de ter acompanhado essa primeira parte de sua transição.

'' -Você é minha filha. Não importo com as facções. - Ela balança a cabeça. - Veja só para onde elas nos levaram. Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem se bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.
(...) - Seja corajosa, Beatrice. E amo você. ''

''Meu pai costumava dizer que, ás vezes, a melhor maneira de ajudar alguém é simplesmente ficando ao seu lado.''

A família é um ponto muito forte nessa história. Apesar da família da protagonista ser afastada dela logo de inicio, foi presente durante todo o tempo na narrativa. No começo do livro a Autora colocou uma dedicatória falando sobre a força das mães e em especial a sua e a de Tris. Fui entender o que ela se referiu durante a narrativa. A Mãe de Tris chega a ser mais forte e durona que ela. Me EMOCIONEI demais nessas partes, talvez por ter uma forte relação com minha mãe, ou talvez, pelas cenas serem tão fortes e intensas que era impossível não se envolver.

'' Mas o objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo  e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.''

'' Ninguém é perfeito - sussurro. - As coisas não funcionam assim. Quando nos livramos de uma coisa ruim, outra substitui.''  

Temos também uma referencia muito grande quanto aos medos. Nossos personagens são testados, confrontados e aterrorizados. Não para aprender a superar seus medos, e sim para aprender a controlá-los. Ser mais forte do que o que pode te derrubar.

'' -Meu instinto imediato é de pressionar você até que você ceda, só para ver o quanto terei que empurrar - diz ele, apertando os dedos ao falar a palavra ''ceda''. Meu corpo fica tenso com a aspereza da sua voz e se contrai como uma mola, fazendo com que me esqueça de respirar. ''

E agora eu TENHO que falar do mocinho. O que seria das boas histórias, sem seus bons heróis? Nada! Precisamos dos protagonistas fortes e que nos conquistam, que nos fazem suspirar e sofrer. Sem eles as histórias (as Boas histórias!) não seriam nada! 
Aqui temos Quatro. Sim Quatro é o apelido do nosso grande herói! Seu nome e o motivo do apelido descobrimos no final (tenho que falar que eu matei a história antes de aparecer!! Palmas para mim!!!).

Beatrice pode achar que não; mais eu achei Quatro ''doce, gentil ou especialmente bondoso'';''esperto e corajoso'' e Forte. Não foi amor a primeira vista nem nada. Só reparei que estava lá no sofá suspirando por ele perto da página 300 e aí já era. Não só pelas cenas bonitinhas, mas pelo apoio e proteção que ele oferece a ela, mesmo ela sendo durona como é. Quatro é um belo personagens. Amei ele!

'' -Você esta Bonita Tris.
Suas palavras me surpreendem, e meu coração salta de repente.'' 

'' Que quer que seja eu gosto dele. Agora é mais fácil admitir isso a mim mesma, no escuro, depois de tudo que aconteceu. Ele não é doce, gentil ou especialmente bondoso. Mas é esperto e corajoso e, embora tenha me salvado, tratou-me como uma pessoa forte.''

Espero ter passado um pouco de como Divergente é uma obra Maravilhosa. Todas as lições da história, os medos que somos capazes de aprender a superar antes que nos superem. O amor incondicional de uma família, a relação entre pais e irmãos, que sociedade nenhuma no mundo é capaz de destruir, e a força de caráter e luta em meio a uma sociedade em ruínas.
Divergente é nota 1.000!

''Havia fogo na lareira e paz no meu coração...tudo era tranquilo.
Eu nunca havia sido carregada nas costas por um garoto enorme, ou gargalhado tanto na mesa de jantar que minha barriga doesse, ou escutado o tumulto de centenas de pessoas falando ao mesmo tempo. A paz é contida; isso aqui é liberdade.''

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca

Resenha: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca Classificação: 3.5/5    Editora: Faro Editorial   Skoob Sinopse: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca QUANDO A MALDADE PERCORRE AS VEIAS, O SANGUE DOS INOCENTES ESCORRE PELAS MÃOS Na fúnebre atmosfera do México dos anos 1940, as ruas de uma cidade tornaram-se palco dos atos macabros de Felícitas Sánchez Aguillón. Apelidada de “A Ogra do bairro Roma”, a parteira corrompeu sua nobre profissão assassinando dezenas de crianças sem deixar rastro de humanidade. A captura e subsequente condenação de Felícitas marcaram definitivamente a consciência coletiva da comunidade. Décadas mais tarde, Ignacio Suárez, um escritor da era contemporânea, tropeça em um legado de brutalidade que se recusa a permanecer enterrado. Fotografias enigmáticas de mulheres mortas chegam às suas mãos, trazendo o passado cruel para o seu mundo de pala...

Resenha: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus

Resenha: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus Classificação: 5/5 ♥ Favorito Editora: Jangada Skoob  Sinopse: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus Lobo Mau - Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, os detetives do best-seller Branca de Neve Tem que Morrer, agora trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível. A ligação entre os crimes é uma rede de violência e corrupção que atinge a elite da socie...

Resenha: Cicatrizes - Eva Zooks

Resenha: Cicatrizes - Eva Zooks Classificação: 5/5 ♥ Favorito Sinopse - Cicatrizes - Eva Zooks Perdida em um mar de ilusão. Afogando-se em uma onda de solidão, entregando-se as pequenas chances e esperanças de enfim recomeçar, Cassie luta contra o mar bravio e revolto que está sua vida, caminhando em direção ao farol, seu porto seguro. Hawke. Um homem bem sucedido que vê sua vida virada as avessas com a entrada desse furacão. Uma batalha será travada, de um lado o amor, quase obsessivo de Cassie e de outro a força centrada e resoluta de Hawke. Princípios serão quebrados, lágrimas derramadas, corações dilacerados. Tudo em nome do amor. ''– Quando você deixará alguém realmente chegar perto de você? Quando abaixará as armas e se entregará para viver um amor verdadeiro? Cassie, não podemos viver o tempo todo sozinhos. O coração necessita ser cuidado, amado, e você precisa aprender a dividir os sentimentos que estão dentro dele. Diga-me, quando deixará de se esconder por t...