Pular para o conteúdo principal

Resenha: Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil - Duda Porto de Souza/ Aryane Cararo

Resenha: Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil - Duda Porto de Souza/ Aryane Cararo
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Seguinte
Skoob 

Sinopse: Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil - Duda Porto de Souza/ Aryane Cararo

Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Foi inesperado receber a obra Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil, uma grande surpresa e uma grande honra, o que não foi inesperado foi me apaixonar completamente por esse livro que mostra tanta bagagem - tanto conteúdo para o leitor, que apresenta muitas histórias de mulheres ao longo dos séculos, algumas mais conhecidas, outras completas desconhecidas, mas que mereciam e merecem seu destaque na nossa história. Essas mulheres assim como tantas outras que não foram, talvez digamos, que as pioneiras, mas que são representadas por esses nomes e que construíram o Brasil. Derrubaram barreiras, preconceitos  e conquistaram direitos.

Uma coisa que me tocou e me incomodou desde a primeira história a última, foi perceber tão visivelmente que a mulher tanto no Brasil, quanto no mundo sempre esteve em DESVANTAGEM, é como se a figura do homem desde os primórdios tivesse todos os direitos, e todo o poder, e a figura da mulher sempre teve que lutar para conseguir o mínimo de respeito e igualdade. 

Em todas essas mini biografias, o sentimento predominante foi o orgulho, pois mesmo nas piores épocas essas ''heroínas'' que lutaram com as armas que tinham, algumas sem espadas e escudos, tinham a caneta e o papel, ou o diploma e sua profissão, algumas sem autoridade nenhuma, saindo dos mais tristes lugares, não deixaram de lutar e conquistar. 

Acredito que mesmo depois de todo esse tempo e de muitas conquistas a mulher ainda tem muito o que lutar, que apesar de o mundo já ter visto páginas mais negras, nada é cor de rosa e perfeito para a mulher atual, são tantas demonstrações ainda hoje de desrespeito, crueldade, perseguição e violência.  O Brasil  é um país que mata mulheres e mulheres diariamente. A cultura do machismo ainda é muito forte e o feminismo que somente busca a igualdade entre os gêneros, e extermínio dessa violência, ainda é visto por alguns com deboche e preconceito.

Essa obra linda como é, tenho certeza que vai ser olhada com desprezo e virar de olhos em pleno século XXI por alguns, assim, como também por mulheres como eu vai ser lida com lágrimas nos olhos e orgulho no coração. Vai incomodar e é para incomodar! Várias vezes ao longo da leitura me emocionei, apesar deste livro não trazer um romance, ou uma linda ficção, ao longo dessas quarenta e poucas biografias dessas mulheres conseguimos construir a história geral de uma nação.

Temos todos os tipos de mulheres nessas páginas, temos mortes prematuras e longas histórias de vida, vamos de norte a sul do Brasil, com mulheres que se envolveram em campos de batalha, na aviação, na arte, na literatura, na política, no direito, na moda, no exército, e por ai vai, mulheres que passaram por muito na vida e transformaram a vida de muitas de nós, obrigada a cada Brasileira e cada Abrasileirada. Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil com suas incríveis histórias, ilustrações, e linha do tempo nos inspira e deixa o recado de que a LUTA não terminou! Apenas está começando!

Paula Juliana

Comentários

  1. Oi Paula, eu adorei a capa do livro! E as mulheres escolhidas possuem uma incrível história de vida e eu que nem sou muito de biografias já acho que vou adorar a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Estou muito curiosa por essa obra desde que li sua sinopse, não lembro onde. Adoro ler obras que falam sobre a mulher e como foi e é sua passagem pela sociedade. Atualmente ando lendo muito esse tipo de obra. Por simplesmente acreditar que lendo sobre o passado aprendemos a viver melhor no presente e prepararmos melhor para o futuro, ainda mais sendo mulher. E ainda mais em meio a uma sociedade que até hoje parece ser pecado ter nascido mulher.

    @leitoraconectada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo totalmente. E infelizmente ainda encontramos lugares que tem como cultura maltratar a mulher, a violentar e a matar. Temos muitas coisas para mudar, e falar sobre isso é um começo.

      Excluir
  3. Li um livro do gênero esses dias e gostei mas, apesar de ter sentido falta de nomes brasileiros, e esse para minha surpresa é só de brasileiras. Mulheres extraordinárias que merecem seu reconhecimento, adoraria ler e colocar essa obra do ladinho da minha outra que eu recomendo : Lute como uma Garota.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li nega! Esse é muito bom também, acredito que as duas obras se completam. Beijos

      Excluir
  4. Oi! O livro parece ser lindo! As ilustrações me chamaram a atenção, estão lindas e é o tipo de livro que tem muito conhecimento a transmitir. Acho uma ótima opção de leitura para os jovens, para incutir esses ensinamentos, esses exemplos, desde cedo, mas com certeza é válido para todas as idades.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula, tudo bem?

    Eu já vi o lançamento do livro, mas pelo que me pareceu, ele não pegou logo de cara. Então a editora investiu no marketing pesado e voltou com tudo. Estou curiosa para vê-lo por dentro, pois a maior parte das resenhas que li não tinham fotos, rs. Mas não sei se seria, no momento, um gasto necessário.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam é uma obra linda, vale muito a leitura e tem várias fotos dele no meu instagram se quiser ver por dentro. Beijos

      Excluir
  6. Eu quero tanto esse livro, essa capa holográfica me conquistou completamente! Ja vi algumas obras semelhantes mas acho primordial um livro destinado somente a heroinas do Brasil, sem contar que é um livro lindo pra presente, né? Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula!

    Eu comecei a ler esse livro, mas tive que parar por conta de outras leituas que estão atrasadas, mas achei simplesmente fantástico.

    Saiu resenha ontem no blog de um livro nessa linha e que também quero ler porque adoro ver como, ao contrário do que a gente é levada a acreditar, as mulheres fazem toda a diferença sim na história da humanidade.

    Eu espero conseguir voltar a ler em breve e conhecer mais nomes.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Que interessante esse livro, eu não conhecia. Gosto muito de livros assim, biográficos, retratando a história de forma real mostrando pessoas fortes que ajudaram e ajudam a construir um país novo. Infelizmente a mulher ainda sofre com um preconceito velado (ou não) e livros como esse nos ajudam a romper essas amarras. Adorei sua dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas ando vendo tantas resenhas sobre ele que ando mega curiosa em ler.
    O livro em sí já é sensacional. A proposta é incrível! Preciso ler o quanto antes1
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já tinha visto sobre esse livro e me interessado bastante com a premissa. Parece ser uma história leve, mas com algumas críticas também sociais ao mesmo tempo que mostra sobre as mulheres incríveis, meio que autobiográfico. Me agradaria realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula, nossa a quanto tempo eu não venho por aqui...
    Então, que livro hein?
    Esse lançamento da Cia das letras está dando o que falar. A capa é realmente formidável e achei a sua resenha bem interessante, mas acredito que esse livro infelizmente não seja muito o meu estilo apesar de achar sua premissa incrível e imprescindível na sociedade em que vivemos hoje.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  12. Olá, que bom saber que gostou desse livro. Eu também o recebi, ainda não o li, mas só de ir passando as páginas e vendo quantas mulheres estão presentes na obra, já me senti emocionada e inspirada.

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Eu vejo esse livro muito pelas redes sociais e blogs e achei muito interessante a proposta da obra, não sou de ler esse gênero, mas quando pude dar uma espiada nas páginas e nas histórias composta nessa obra com certeza eu quis ele na minha coleção espero lê-lo em breve!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Olá Paula,
    A nossa vida não é fácil, não é? As pessoas sempre acham que mulher não tem direito, que precisa ficar em desvantagem porque é mulher. Eu acho isso um absurdo, mas é a verdade, como você disse que reparou nos textos. Eu acho que esse livro é inspirador e bem trabalhado, bem como, tem muitas personagens que foram extraordinárias.
    Espero ler logo!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Eu já vi fotos dessa obra e estava louca para adquirir e a sua resenha só aumentou essa vontade! É um livro lindo, não só esteticamente, mas todo o conteúdo. É ótimo ver que, finalmente, algumas mulheres foram lembradas e suas histórias foram contadas.
    Apesar de serem somente minibiografias, nada impede que, quem se interesse, possa buscar saber mais sobre essas guerreiras (mesmo aquelas que não usam escudo e espada) e ler as suas histórias completas.
    Sei que, se eu ler, me emocionar eu também. Provavelmente eu não conhecerei todas, mas é uma ótima oportunidade para abrir meu leque de mulheres inspiradoras! ❤️

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação 😊
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Esse livro parece ser bem legal. Já tinha visto ele, e é bem bonito. Deve ter uma conteúdo muito interessante, que tenho certeza que vale muito a pena a leitura. Ainda não tive a chance de ler, mas vou tentar em breve.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Se eu acho legal conhecer protagonistas empoeiradas, quem dirá conhecer mulheres reais? Apenas dançando de feliz haha. Curti muito essa obra, ainda não tive oportunidade de lê-la, porém quero mudar isso logo, logo. Essa edição está incrível e muito chamativa.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Estou louca por este livro a tempos e só fiquei ainda mais curiosa após ler sua resenha! Acredito que livros assim, empoderadores, deixam uma mensagem muito linda para nós mulheres e para a sociedade no geral: independente do que passamos, continuamos forte, de cabeça erguida e lutando por nossos direitos, por aquilo que acreditamos, independente de qualquer diversidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo esse livro, e é como você disse, a gente sente orgulho.
    Orgulho por tantas mulheres incríveis terem feito a diferença no Brasil, orgulho por uma editora se dedicar a contar a história delas pra gente, que sem esse livro provavelmente a gente não ia nem conhecê-las.
    Estou adorando essa fase que a literatura se encontra, onde podemos conhecer mais mulheres inspiradoras, espero que mais livros assim sejam lançados

    ResponderExcluir
  21. Ah eu tô simplesmente louca para ler esse livro e minha curiosidade só aumentou agora que vi sua resenha,é simplesmente esplêndido quando amamos tanto um livro né, não vejo a hora de poder realizar s leitura e espero amar tanto assim quanto você amou...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,