Pular para o conteúdo principal

Resenha: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes

Resenha: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Cultrix
Skoob 

Sinopse: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes

Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade. Da violência contra a mulher à cultura do estupro, uma série de questões é tema de conversa frequentes na mídia e nas redes sociais. Mas como chegamos até aqui? Quem nos ajudou nessa trajetória? "Lute como uma Garota", de Laura Barcella, reúne o perfil de figuras importantes da militância feminista, abrangendo as pioneiras do século XVIII e as estrelas pop dos dias de hoje, como Frida Khalo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna. E o livro não deixa de fora os nomes essenciais da luta no Brasil: em 15 perfis, com nomes como Djamila Ribeiro e Clarice Lispector, a jornalista Fernanda Lopes traz ao público um pouco de nossa história. Com ilustrações, prefácio de Mary Del Priore e apresentação de Nana Queiroz, Lute como uma Garota mostra a força dessas mulheres.

''Pés, para que eu preciso de vocês, se tenho asas para voar?''  
FRIDA KAHLO

Temos que conversar sobre nossas mulheres! E proteger nossas meninas, combater essa cultura ainda hoje machista e pequena que priva mulheres, tortura mulheres e mata mulheres. Estou muito orgulhosa desses livros tão especiais que estão sendo lançados e que acabam marcando uma nova era, uma nova onda da literatura mundial, é tão especial que nós como seres humanos consigamos observar que precisamos levantar bandeiras, contar histórias e conversar sobre algo. 

''Não há maior agonia do que suportar dentro de si uma história não contada.''
MAYA ANGELOU

A obra Lute como uma Garota, lançado aqui no Brasil pelo Grupo Pensamento, Editora Cultrix, marca um pouco da história do Feminismo mundial, são relatos de histórias de mulheres que foram cada uma a seu modo especial no seu tempo e contribuíram para que o mundo seja o que é hoje. Sim, nada está perfeito, e muito tem que ser mudado, mas não podemos esquecer que já foi terrivelmente pior, e que em alguns lugares ainda é muito, muito ruim nascer mulher. 

''É uma violação dos direitos humanos quando mulheres e meninas são vendidas para a escravidão da prostituição.''
HILLARY CLINTON

O livro não só conta histórias de mulheres isoladas, como também relata de uma maneira digamos que crescente o que foi essa luta dessas ''heroínas'', são nomes bem conhecidos, como também alguns desconhecidos, e ainda tendo aquelas que já ouvimos falar, mas não sabemos sua história, ou o porque são tão importantes e famosas. Vamos de Frida, passando por Madonna e Beyoncé, seguindo por Hillary Clinton e Oprah, terminando em Clarice e Maria da Penha.  São 60 divas que merecem nossos aplausos e respeito.

Algumas histórias realmente me marcaram, algumas mulheres que sofreram demais, e são dores, sentimentos que devemos honrar, como a menina Malala que por levantar sua voz e contar como as meninas são maltratadas em países como o Paquistão foi quase assassinada, hoje com toda a violência que a mulher ainda sofre no Brasil - e a história de Maria da Penha marca isso, ainda temos uma coisinha chamada liberdade de expressão, blogueiras não levam tiros por mostrar ou opinar sobre algo, e é tão triste que ainda existam lugares que nem isso elas, nós tenhamos direito. O direito de falar.

''Eles atingiram meu corpo, mas não podem atingir meus sonhos.''
MALALA

Livros como esse são importantes. 
Assédio sexual, assédio moral, violência psicológica, salários desiguais, dubla jornada de trabalho, como também o simples fato de ter medo de passar numa rua escura no meio da noite. Ela estava com roupas justas. Olha que vadia. Roupas curtas? Ela pediu para ser estuprada. SÃO POR COISAS E AFIRMAÇÕES COMO ESSAS QUE LIVROS COMO ESSES SÃO IMPORTANTES. 
Lute como uma Garota é uma obra que deve ser lida com respeito. Mulheres e homens, o começo de uma nova educação, para que afirmações como essas não sejam nunca jamais repetidas! Temos que conversar sobre nossas mulheres e principalmente respeitá-las. 

''Você tem que sacudir as grades da sua gaiola. Tem que mostrar a eles que está ali e que quer sair. Tem que fazer barulho. Causar um reboliço. Talvez você não vença de imediato, mas com certeza vai se divertir mais.''
FLORYNCE KENNEDY

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS 

1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: A Caminho da Sepultura

Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele.


2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: Com um Pé na Sepultura

Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto dele desperta todas as suas emoç…

Resenha: MAYBE SOMEDAY - Talvez algum dia - Colleen Hoover

Resenha: Talvez algum dia - Colleen Hoover
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 

Editora: Record
Skoob

Sinopse - Talvez algum dia - Colleen Hoover
Aos vinte e dois anos de idade, Sydney está desfrutando de uma grande vida: Ela está na faculdade, trabalhando em um emprego estável, apaixonada por seu maravilhoso namorado, Hunter, e é colega de quarto de sua melhor amiga, Tori. Mas tudo muda quando ela descobre que Hunter está traindo ela e ela é forçada a decidir qual será seu próximo movimento. Logo, Sydney encontra-se fascinada por seu vizinho misterioso e atraente, Ridge. Ela não consegue tirar os olhos dele ou parar de ouvir o jeito que ele toca seu violão todas as noites em sua varanda. E há algo sobre Sydney que Ridge não consegue ignorar, também. Após seu encontro inevitável acontecer, Sydney e Ridge encontram-se necessitando um do outro em mais do que uma maneira.

''Ótimo. Estou chorando  agora.  Eu sou uma sem bolsa,  chorona, violenta, garota sem-teto. E por mais que eu não queira …

Resenha: Amante Finalmente - Irmandade da Adaga Negra, Livro 11 - J. R. Ward

Resenha: Amante Finalmente - Irmandade da Adaga Negra, Livro 11 - J. R. Ward
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Universo dos Livros
Skoob

Sinopse - Amante Finalmente - Irmandade da Adaga Negra, Livro 11 - J. R. Ward

Qhuinn está acostumado à solidão. Repudiado por sua linhagem e evitado pela aristocracia, ele finalmente encontrou uma identidade como um dos lutadores mais brutais na guerra contra a Sociedade Redutora. Mas sua vida não está completa. Mesmo que a perspectiva de ter uma família esteja ao seu alcance, ele está vazio por dentro, com o coração entregue a outra pessoa... Blay, depois de anos de amor não correspondido, acredita já ter superado Qhuinn. E já era hora: o homem parece ter encontrado o seu par ideal em uma fêmea Escolhida, e eles terão um filho, exatamente como Qhuinn sempre quis. O destino parece ter levado a vida desses vampiros soldados em direções diferentes... Mas a batalha pela liderança da raça se intensifica, e os novos jogadores na cena de Caldwell estão cri…