Pular para o conteúdo principal

Resenha: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes

Resenha: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Cultrix
Skoob 

Sinopse: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes

Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade. Da violência contra a mulher à cultura do estupro, uma série de questões é tema de conversa frequentes na mídia e nas redes sociais. Mas como chegamos até aqui? Quem nos ajudou nessa trajetória? "Lute como uma Garota", de Laura Barcella, reúne o perfil de figuras importantes da militância feminista, abrangendo as pioneiras do século XVIII e as estrelas pop dos dias de hoje, como Frida Khalo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna. E o livro não deixa de fora os nomes essenciais da luta no Brasil: em 15 perfis, com nomes como Djamila Ribeiro e Clarice Lispector, a jornalista Fernanda Lopes traz ao público um pouco de nossa história. Com ilustrações, prefácio de Mary Del Priore e apresentação de Nana Queiroz, Lute como uma Garota mostra a força dessas mulheres.

''Pés, para que eu preciso de vocês, se tenho asas para voar?''  
FRIDA KAHLO

Temos que conversar sobre nossas mulheres! E proteger nossas meninas, combater essa cultura ainda hoje machista e pequena que priva mulheres, tortura mulheres e mata mulheres. Estou muito orgulhosa desses livros tão especiais que estão sendo lançados e que acabam marcando uma nova era, uma nova onda da literatura mundial, é tão especial que nós como seres humanos consigamos observar que precisamos levantar bandeiras, contar histórias e conversar sobre algo. 

''Não há maior agonia do que suportar dentro de si uma história não contada.''
MAYA ANGELOU

A obra Lute como uma Garota, lançado aqui no Brasil pelo Grupo Pensamento, Editora Cultrix, marca um pouco da história do Feminismo mundial, são relatos de histórias de mulheres que foram cada uma a seu modo especial no seu tempo e contribuíram para que o mundo seja o que é hoje. Sim, nada está perfeito, e muito tem que ser mudado, mas não podemos esquecer que já foi terrivelmente pior, e que em alguns lugares ainda é muito, muito ruim nascer mulher. 

''É uma violação dos direitos humanos quando mulheres e meninas são vendidas para a escravidão da prostituição.''
HILLARY CLINTON

O livro não só conta histórias de mulheres isoladas, como também relata de uma maneira digamos que crescente o que foi essa luta dessas ''heroínas'', são nomes bem conhecidos, como também alguns desconhecidos, e ainda tendo aquelas que já ouvimos falar, mas não sabemos sua história, ou o porque são tão importantes e famosas. Vamos de Frida, passando por Madonna e Beyoncé, seguindo por Hillary Clinton e Oprah, terminando em Clarice e Maria da Penha.  São 60 divas que merecem nossos aplausos e respeito.

Algumas histórias realmente me marcaram, algumas mulheres que sofreram demais, e são dores, sentimentos que devemos honrar, como a menina Malala que por levantar sua voz e contar como as meninas são maltratadas em países como o Paquistão foi quase assassinada, hoje com toda a violência que a mulher ainda sofre no Brasil - e a história de Maria da Penha marca isso, ainda temos uma coisinha chamada liberdade de expressão, blogueiras não levam tiros por mostrar ou opinar sobre algo, e é tão triste que ainda existam lugares que nem isso elas, nós tenhamos direito. O direito de falar.

''Eles atingiram meu corpo, mas não podem atingir meus sonhos.''
MALALA

Livros como esse são importantes. 
Assédio sexual, assédio moral, violência psicológica, salários desiguais, dubla jornada de trabalho, como também o simples fato de ter medo de passar numa rua escura no meio da noite. Ela estava com roupas justas. Olha que vadia. Roupas curtas? Ela pediu para ser estuprada. SÃO POR COISAS E AFIRMAÇÕES COMO ESSAS QUE LIVROS COMO ESSES SÃO IMPORTANTES. 
Lute como uma Garota é uma obra que deve ser lida com respeito. Mulheres e homens, o começo de uma nova educação, para que afirmações como essas não sejam nunca jamais repetidas! Temos que conversar sobre nossas mulheres e principalmente respeitá-las. 

''Você tem que sacudir as grades da sua gaiola. Tem que mostrar a eles que está ali e que quer sair. Tem que fazer barulho. Causar um reboliço. Talvez você não vença de imediato, mas com certeza vai se divertir mais.''
FLORYNCE KENNEDY

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Butterfly Editora  Skoob Sinopse: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier Filha da Floresta - O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...  Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção. J...

Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi

Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi Classificação: 5/5 Favorito Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse - Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi UM DIA EU POSSO ROMPER UM DIA EU POSSO R O M P E R E ME LIBERTAR NADA MAIS VAI SER IGUAL O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira. O ministério da Saúde adverte... esse livro pode conter altas doses ...