Pular para o conteúdo principal

Resenha: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes

Resenha: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Cultrix
Skoob 

Sinopse: Lute como uma Garota - 60 feministas que mudaram o mundo - Laura Barcella/Fernanda Lopes

Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade. Da violência contra a mulher à cultura do estupro, uma série de questões é tema de conversa frequentes na mídia e nas redes sociais. Mas como chegamos até aqui? Quem nos ajudou nessa trajetória? "Lute como uma Garota", de Laura Barcella, reúne o perfil de figuras importantes da militância feminista, abrangendo as pioneiras do século XVIII e as estrelas pop dos dias de hoje, como Frida Khalo, Simone de Beauvoir, Oprah Winfrey e Madonna. E o livro não deixa de fora os nomes essenciais da luta no Brasil: em 15 perfis, com nomes como Djamila Ribeiro e Clarice Lispector, a jornalista Fernanda Lopes traz ao público um pouco de nossa história. Com ilustrações, prefácio de Mary Del Priore e apresentação de Nana Queiroz, Lute como uma Garota mostra a força dessas mulheres.

''Pés, para que eu preciso de vocês, se tenho asas para voar?''  
FRIDA KAHLO

Temos que conversar sobre nossas mulheres! E proteger nossas meninas, combater essa cultura ainda hoje machista e pequena que priva mulheres, tortura mulheres e mata mulheres. Estou muito orgulhosa desses livros tão especiais que estão sendo lançados e que acabam marcando uma nova era, uma nova onda da literatura mundial, é tão especial que nós como seres humanos consigamos observar que precisamos levantar bandeiras, contar histórias e conversar sobre algo. 

''Não há maior agonia do que suportar dentro de si uma história não contada.''
MAYA ANGELOU

A obra Lute como uma Garota, lançado aqui no Brasil pelo Grupo Pensamento, Editora Cultrix, marca um pouco da história do Feminismo mundial, são relatos de histórias de mulheres que foram cada uma a seu modo especial no seu tempo e contribuíram para que o mundo seja o que é hoje. Sim, nada está perfeito, e muito tem que ser mudado, mas não podemos esquecer que já foi terrivelmente pior, e que em alguns lugares ainda é muito, muito ruim nascer mulher. 

''É uma violação dos direitos humanos quando mulheres e meninas são vendidas para a escravidão da prostituição.''
HILLARY CLINTON

O livro não só conta histórias de mulheres isoladas, como também relata de uma maneira digamos que crescente o que foi essa luta dessas ''heroínas'', são nomes bem conhecidos, como também alguns desconhecidos, e ainda tendo aquelas que já ouvimos falar, mas não sabemos sua história, ou o porque são tão importantes e famosas. Vamos de Frida, passando por Madonna e Beyoncé, seguindo por Hillary Clinton e Oprah, terminando em Clarice e Maria da Penha.  São 60 divas que merecem nossos aplausos e respeito.

Algumas histórias realmente me marcaram, algumas mulheres que sofreram demais, e são dores, sentimentos que devemos honrar, como a menina Malala que por levantar sua voz e contar como as meninas são maltratadas em países como o Paquistão foi quase assassinada, hoje com toda a violência que a mulher ainda sofre no Brasil - e a história de Maria da Penha marca isso, ainda temos uma coisinha chamada liberdade de expressão, blogueiras não levam tiros por mostrar ou opinar sobre algo, e é tão triste que ainda existam lugares que nem isso elas, nós tenhamos direito. O direito de falar.

''Eles atingiram meu corpo, mas não podem atingir meus sonhos.''
MALALA

Livros como esse são importantes. 
Assédio sexual, assédio moral, violência psicológica, salários desiguais, dubla jornada de trabalho, como também o simples fato de ter medo de passar numa rua escura no meio da noite. Ela estava com roupas justas. Olha que vadia. Roupas curtas? Ela pediu para ser estuprada. SÃO POR COISAS E AFIRMAÇÕES COMO ESSAS QUE LIVROS COMO ESSES SÃO IMPORTANTES. 
Lute como uma Garota é uma obra que deve ser lida com respeito. Mulheres e homens, o começo de uma nova educação, para que afirmações como essas não sejam nunca jamais repetidas! Temos que conversar sobre nossas mulheres e principalmente respeitá-las. 

''Você tem que sacudir as grades da sua gaiola. Tem que mostrar a eles que está ali e que quer sair. Tem que fazer barulho. Causar um reboliço. Talvez você não vença de imediato, mas com certeza vai se divertir mais.''
FLORYNCE KENNEDY

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca

Resenha: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca Classificação: 3.5/5    Editora: Faro Editorial   Skoob Sinopse: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca QUANDO A MALDADE PERCORRE AS VEIAS, O SANGUE DOS INOCENTES ESCORRE PELAS MÃOS Na fúnebre atmosfera do México dos anos 1940, as ruas de uma cidade tornaram-se palco dos atos macabros de Felícitas Sánchez Aguillón. Apelidada de “A Ogra do bairro Roma”, a parteira corrompeu sua nobre profissão assassinando dezenas de crianças sem deixar rastro de humanidade. A captura e subsequente condenação de Felícitas marcaram definitivamente a consciência coletiva da comunidade. Décadas mais tarde, Ignacio Suárez, um escritor da era contemporânea, tropeça em um legado de brutalidade que se recusa a permanecer enterrado. Fotografias enigmáticas de mulheres mortas chegam às suas mãos, trazendo o passado cruel para o seu mundo de pala...

Resenha: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus

Resenha: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus Classificação: 5/5 ♥ Favorito Editora: Jangada Skoob  Sinopse: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus Lobo Mau - Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, os detetives do best-seller Branca de Neve Tem que Morrer, agora trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível. A ligação entre os crimes é uma rede de violência e corrupção que atinge a elite da socie...

Resenha: Cicatrizes - Eva Zooks

Resenha: Cicatrizes - Eva Zooks Classificação: 5/5 ♥ Favorito Sinopse - Cicatrizes - Eva Zooks Perdida em um mar de ilusão. Afogando-se em uma onda de solidão, entregando-se as pequenas chances e esperanças de enfim recomeçar, Cassie luta contra o mar bravio e revolto que está sua vida, caminhando em direção ao farol, seu porto seguro. Hawke. Um homem bem sucedido que vê sua vida virada as avessas com a entrada desse furacão. Uma batalha será travada, de um lado o amor, quase obsessivo de Cassie e de outro a força centrada e resoluta de Hawke. Princípios serão quebrados, lágrimas derramadas, corações dilacerados. Tudo em nome do amor. ''– Quando você deixará alguém realmente chegar perto de você? Quando abaixará as armas e se entregará para viver um amor verdadeiro? Cassie, não podemos viver o tempo todo sozinhos. O coração necessita ser cuidado, amado, e você precisa aprender a dividir os sentimentos que estão dentro dele. Diga-me, quando deixará de se esconder por t...