Pular para o conteúdo principal

Resenha: Carta a D. - História de Um Amor - André Gorz

Resenha: Carta a D. - História de Um Amor - André Gorz
Classificação: 5/5
Editora: Companhia das Letras
Skoob

Sinopse: Carta a D. - História de Um Amor - André Gorz

Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo, este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas."Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca." Assim André Gorz inicia sua carta de amor a Dorine, mulher ao lado de quem ele passou a vida e que há alguns anos sofria de uma doença degenerativa incurável. Como um dos principais filósofos do pós-guerra francês, Gorz escreveu inúmeros livros influentes, mas nenhuma de suas obras será tão amplamente lida e lembrada quanto esta carta simples e bela, em que ele rememora tanto a história de companheirismo, amor e militância do casal como a trajetória intelectual que percorreram juntos.Um ano após a publicação de Carta a D., um bilhete encontrado na casa onde moravam fez as vezes de pós-escrito à narrativa: André e Dorine tiraram a própria vida juntos, numa renúncia comovente a viver sozinhos.

''Você tinha uma cumplicidade contagiosa com tudo que é vivo, e me ensinou a olhar e a apreciar o campo, as árvores e os animais. Eles a ouviam tão atentamente, que eu tinha a impressão de que estavam entendendo as suas palavras.'' 

Devoção. Amor. Cumplicidade.
Essas são algumas das palavras que podem descrever muito bem o sentimento do leitor ao ler essa obra.  Carta a D. - História de Um Amor de André Gorz, é acima de tudo uma declaração de amor e uma história de vida, que apesar de pequenina em suas 100 páginas tem em suas palavras significados e sentimentos tão grandes.

''Você descobriu para mim a riqueza da vida, e eu amava através de você - ou o contrário, quem sabe...''

Não conhecia o autor, e ao terminar essa obra me sinto íntima de sua história, de sua vida e de sua relação com Dorine. O livro é muito romântico, André transborda sentimentos, uma devoção avassaladora por sua esposa, em alguns momentos a carta de amor se mistura com uma biografia do casal, contando como se conheceram, o que passaram ao longo dos anos até o fim, todas as fases da vida a dois, com o trabalho, as mudanças de região, a forma como Dorine entendia e apoiava o marido como escritor, ou melhor, como ele mesmo se chamava ESCREVEDOR, assim como também se mistura inúmeras vezes com pedidos de desculpas e confissões de André. 

A forma que André vê Dorine é linda, todos deveriam passar pela vida e terem o prazer de olhar alguém dessa forma. De contrapartida André é duro demais consigo mesmo, o que mostra na carta é que sempre se cobrou muito em sua vida, e ao mesmo tempo que era tão suave com sua mulher, era totalmente exigente com ele mesmo.

 '' Tenho certeza que você trabalhava para domesticar a morte, para combatê-la sem medo. Estava tão bela e resoluta em seu silencio, que eu  não seria capaz de imaginar que você pudesse renunciar à vida.'' 

A obra tem também um teor histórico muito grande e significativo, o casal passou por muitos fatos importantes e também por muitos lugares do mundo. Ao terminar o livro que tem uma edição maravilhosa de capa dura e está perfeito, fui pesquisar mais sobre a época que a história se passava e sobre o fim de Dorine e André que na verdade se chamava Gerhart Hirsch, como conta sobre o autor no fim da obra, e descobri também que depois de 60 anos de relacionamento, por Dorine sofrer de uma doença degenerativa fatal, ao final da vida os dois cometeram suicídio juntos.  Com certeza muito trágico, mas só deixa ainda mais forte todas as palavras escritas pelo autor ao longo de sua Carta.

Carta a D. - História de Um Amor de André Gorz é uma obra linda, forte, marcante, verdadeira e trágica. Tem um toque clássico, tanto na sua escrita quanto na sua edição, é uma riqueza da literatura e uma grande história de amor. Recomendo a todos, é uma leitura rápida, precisa, e muito bonita, uma visão sem igual do significado do que é o amor.

''Nós tínhamos um mundo em comum, do qual percebíamos aspectos diferentes. Essas diferenças eram as nossas riquezas.''  

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS 

1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: A Caminho da Sepultura

Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele.


2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: Com um Pé na Sepultura

Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto dele desperta todas as suas emoç…

Resenha: Ladrão de Almas - Trilogia Taker - Livro 01 - Alma Katsu

Resenha: Ladrão de Almas - Trilogia Taker - Livro 01 - Alma Katsu
Classificação: 4/5 ♥ Favorito 
Sinopse - Ladrão de Almas - Trilogia Taker - Livro 01 - Alma Katsu No turno da noite de um hospital no estado do Maine, o Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas, no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos. Lanny não é como as outras pessoas que Luke conheceu. E Luke fica, inexplicavelmente, atraído por ela... Mesmo sendo suspeita de assassinato; e conforme Lanny conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassam tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido. Seu relato apaixonado começa na virada do século 19 na mesma cidadezinha de St. Andrew, quando ainda era um templo puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade…

Especial: Série Guild Hunters – Nalini Singh

Especial: Angels’ Blood
Série Guild Hunters – Nalini Singh



Angels’ Blood  - Sangue dos Anjos A caçadora de vampiros Elena Deveraux sabe que é a melhor, mas ela não sabe se é boa o suficiente  para este trabalho. Contratada pelo, perigosamente belo Arcanjo Raphael, um ser tão letal que  nenhum mortal quer sua atenção, só uma coisa é clara, falhar não é uma opção... Mesmo se a tarefa é impossível. Porque neste momento, não é um vampiro desobediente que ela tem que acompanhar. E sim um arcanjo que se tornou mau. O trabalho vai colocar Elena no meio de uma matança como nenhuma outra... E a arrastará para o  fio da navalha da paixão. Mesmo se a caçada não a destruir, sucumbir ao toque do sedutor Raphael poderá. Porque quando arcanjos jogam, destroem os mortais...









''Algumas vezes, as cicatrizes são o que nos fazem ser quem somos.''
''Levantando a cabeça, ela mordiscou  o lábio inferior  dele.  “O gosto de você está entranhado em todas as minhas células. Você é a chuva e…