Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Colecionador de Memórias - Cecelia Ahern

Resenha: O Colecionador de Memórias - Cecelia Ahern
Classificação: 5/5
Editora: Novo Conceito
Skoob 

Resenha: O Colecionador de Memórias - Cecelia Ahern

Quando Sabrina Boggs tropeça em uma misteriosa coleção de bolinhas de gude que pertencia ao seu pai, percebe que não sabe nada sobre o homem com quem cresceu. É uma coleção valiosa e incomum – incomum se ela pensar no homem que sempre conheceu. No entanto, há algo real lá dentro, muito verdadeiro sobre seu pai, ou sobre a criança que ele fora.
Sabrina só tem vinte e quatro horas para descobrir os segredos do homem que ela pensava conhecer. Um dia para exumar memórias, histórias e pessoas que não sabia existirem. Um dia que a mudará para sempre. Fazendo uma busca pelas memórias de seu pai, Sabrina persegue uma busca de identidade; os segredos que ela trará à tona irão mudar tudo o que dava por certo em sua vida. Mas se seu pai não é o homem que ela achou que fosse, quem é a própria Sabrina?

Até onde conhecemos aqueles que amamos? Nós nos mostramos inteiramente para as pessoas? Existem várias versões de nós mesmos? Aquelas que ao longo da vida vamos abrindo, cada uma para uma pessoas diferente? Cecelia Ahern essa monstra da literatura dramática atual  nos presenteia com uma obra que vai muito além das relações humanas, do existencial, e do interior de uma pessoa. O Colecionador de Memórias com um  texto simples e uma escrita gostosa nos questiona, nos instiga e nos captura pela curiosidade. 

Afinal, conhecemos nossos pais? Essa é a grande questão na vida de Sabrina que ao receber uma caixa com pertences do passado de seu pai, que após um derrama se encontra em uma casa de repouso, questiona se conhece mesmo o homem que lhe criou. Um saco de bolinhas de gude, seguidos de uma grande coleção faz a moça ir em busca da história de seu pai, Sabrina quer conhecer esse homem e é por meio dessas bolinhas brilhantes que quer encontrar a IDENTIDADE verdadeira desse homem.

Cecelia é brilhante, amo suas obras, e a forma sutil que começam e se tornam grandiosas, nunca sei o momento que isso acontece, se tornam fortes e cheias de significados. Nesta obra encontramos duas perspectivas, conhecemos desde a criança que Fergus foi um dia até o homem que se tornou, e o mais importante, porque ele foi se anulando durante a vida e deixando coisas que eram impotentes perderem todo o significado. A história é narrada por Sabrina no presente e Fergus no passado, revezando a história entre pai e filha, que podem ser muito mais parecidos que do que acreditam.

O livro é lindo, é como se cada memória fosse representada por uma bolinha de gude, um menino simples, um adolescente intenso, um homem anulado, e Sabrina por sua vez, uma mulher que busca repostas e que também é insatisfeita com sua vida, mesmo sendo mãe, esposa, e trabalhando num emprego tranquilo, que está longe de ser o do seus sonhos, ainda falta algo.

Cecilia Ahern sempre escreve pelas entrelinhas, é uma autora de metáforas, de significados, e essa obra não passa longe disso. Foi uma leitura intensa, e gostosa, um pouco melancólica até e muito curiosa, queria descobrir o que aconteceu com Fergus, assim como Sabrina estava mais que curiosa procurando por esse algo a mais, e encontrei! 

O Colecionar do Memórias é uma obra lindíssima, tocante, verdadeira que nos faz pensar. Uma obra de literatura brilhante que foi um prazer ler, apreciar e descobrir. Com uma escrita gostosa, bons personagens, totalmente profundos e humanos, um show de enredo, com um gostinho provocador e ideológico. Decisões que podem mudar  o rumo de uma vida!

Paula Juliana

Comentários

  1. Não lembro de ter lido nenhum livro da autora, mas sempre ouço falarem muito bem de suas obras - até porque não é a toa que publicam tanto livros dela, né. E essa história também parece ser bem bacana, achei o enredo super interessante e ficou com curiosa para ler! ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

[Novidades] Lançamentos Editora Butterfly: Despertando vidas e Ora Bolas!!!

Despertando vidas Dr. Fabio Gabas Um novo conceito para uma vida mais saudável! Despertando vidas apresenta exercícios e técnicas para melhorar significativamente sua saúde física e emocional, disposição e energia. Você poderá modificar seus estados emocionais, valores, crenças e níveis de consciência que determinam sua percepção de mundo e, consequentemente, ganhar qualidade de vida. Por meio de um modelo de alimentação e de condicionamento físico elaborado a partir dos princípios que regem uma função celular ideal, descubra como desfrutar de mais bem-estar com menos esforço. Fábio Gabas , graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (SP) em 1998, é médico clínico com especialização em medicina preventiva e integrativa, com prática ortomolecular. Faz parte do corpo clínico da Clínica Healthy, em São Paulo, e da Clínica Dr. Gabas, em Catanduva. É membro da A4M (American Academy of Anti-Aging Medicine), sócio-diretor da empresa HeartMetrix e idealizador...

[Para quem apostou no escuro...] O Exterminador do Futuro por James Cameron, Randall Frakes e Bill Wisher - A gênese de um clássico da Ficção Científica - DarkSide!

[Para quem apostou no escuro...] O Exterminador do Futuro por James Cameron, Randall Frakes e Bill Wisher - A gênese de um clássico da Ficção Científica - DarkSide ! Prepare-se para viajar no tempo  e reviver uma das maiores aventuras dos últimos 30 anos.  Em 1984, um ciborgue chega em Los Angeles com uma missão: assassinar mulheres. Suas vítimas têm em comum apenas o nome: Sarah Connor. A última Sarah é resgatada por um soldado que alega vir do século XXI.  Tem início uma perseguição que põe em risco o destino da humanidade.O ciborgue é um T-800, perfeita máquina de matar, incapaz de sentir pena, medo ou dor.  Nada o fará desistir enquanto não eliminar o líder da resistência humana antes mesmo do seu nascimento. Sem a existência de John Connor, estaremos completamente à mercê da tirania de máquinas inteligentes num futuro sombrio, e cada vez mais próximo. 2029, o Ano da Escuridão.Bem que ele disse que voltaria. O Exterminador do Futuroestá ...