Pular para o conteúdo principal

[Especial de começo de ano] Editora Companhia das Letras - As melhores resenhas de 2018 que passaram pelo Overdose!

[Especial de começo de ano] Editora Companhia das Letras - As melhores resenhas de 2018 que passaram pelo Overdose!


Resenha: Cartas Secretas Jamais Enviadas - Emily Trunko
Classificação: 5/5
Editora: Seguinte


''Você já escreveu uma carta para alguém sem a intenção de enviá-la?''

Eis mais um livro lindíssimo da autora Emily Trunko. Esse é meu segundo contato com o trabalho da autora e cada vez fico mais encantada com os seus projetos, esses tão simples, com objetivos tão SINGELOS e que fazem tanta diferença, coisas que eu ou você que está lendo pode fazer, pode passar. Simples, sinceros e cotidianos, seus temas fazem sua missão ainda mais especial.

Cartas Secretas Jamais Enviadas também é uma página do tumbr da autora Emily Trunko que juntamente com Últimas mensagens recebidas TOCARAM e salvaram muitas pessoas. Quando passamos por algum momento difícil, perdas, luto, mudanças radicais de vida é indicado por profissionais da saúde mental e psicológica que você fale, como não são todas as pessoas que conseguem se expressar oralmente, ou não tem condições para fazer terapia, umas das técnicas usadas, é a escrita. O ato de escrever e colocar para fora o que está preso dentro de si. Então, não é de se espantar que essa simples página, esse simples ato de compartilhar, de escrever, de dar voz em meio a palavras para sentimentos, tenha salvado e ajudado milhares de pessoas pelo mundo.

Assim como o primeiro livro da autora, Cartas Secretas Jamais Enviadas é lindo, com uma edição divina, de capa dura, com suas cartas e mensagens ilustradas, é uma leitura para se admirar e para se sentir, é inevitável se identificar com alguma das histórias, algum dos momentos compartilhados e vividos por outros, e que provavelmente você já tenha passado, ou vá passar nessa vida, pois tudo é muito palpável, muito HUMANO, assim como suas metáforas em forma de palavras e ilustrações.

Algumas passagens são extremamente emocionantes. Tentei ler uma das cartas que me tocaram para minha mãe e foi muito difícil, ao decorrer da leitura comecei a me emocionar e quase não consegui terminar a leitura de tanto que chorava.

Cartas Secretas Jamais Enviadas é separado por capítulos com temas como Querido Eu, Amor, Amigos, Família, Coração Partido, Amor não correspondido, Traição, Perda e Obrigado.  São histórias e histórias, mensagens e mensagens, são vozes, essas agora ouvidas e encontradas, por muitas almas gêmeas pela vida.
Temas como depressão, suicídio, violência sexual e também abusos familiares voltam a ser mostrados, bandeiras tão sensíveis, tabus, muitas vezes vistas com os olhos da vergonha, e aquelas cortinas que tentam sempre esconder, esquecer e apagar. Palavras que devem ser ditas.

Cartas Secretas Jamais Enviadas foi uma leitura intensa, por vezes difícil, mas muito recompensadora. Achei simplesmente linda a obra em si, sua proposta e a forma que foi montada. Acredito que a vida não é uma trajetória fácil. Passamos todos por momentos que nos fazem quebrar, ou repensar nossos caminhos, mas são livros e projetos como esse que mostram que ninguém está sozinho. Que sempre tem alguém nesse universo infinito que vai entender você, que vai compartilhar sua dor, o que faz dessa leitura ainda mais ESPECIAL. Recomendadíssimo!

#SuaVidaéImportante #VCtemValor #ExpressarOqueSeSente #MensagensMudamVidas #TheLastMessageReceived
Resenha: Últimas Mensagens Recebidas - Emily Trunko
Classificação: 5/5
Editora: Seguinte


 ''Você nunca sabe qual mensagem será a última trocada com alguém.''

A jovem Emily Trunko ganhou meu coração. Quando recebi o lindo livro Últimas Mensagens Recebidas, tão bem feito, caprichado com uma edição de tirar o chapéu, e tenho que dizer, com essa capa chamativa e dura, não imaginava o que iria encontrar em suas páginas, e foi com muita curiosidade que iniciei a leitura, quase na brincadeira, foliando, página por página, e cerca de uma hora depois terminei de ler com o coração na mão e lágrimas nos olhos.

Esse livro nasceu de um projeto da autora, que meses antes de completar seus 16 aninhos revolveu montar um tumblr com a proposta de publicar últimas mensagens recebidas de milhares de pessoas. Bem, o projeto deu muito certo, sempre com as últimas mensagens, era publicado juntamente uma breve história sobre elas. São mensagens de despedias, perdas, são elas de pessoas que morreram, pessoas que se suicidaram, mensagens de saudades, acidentes. mensagens de términos de amizades, de relacionamentos, de abandonos, de violencia, de relacionamentos tóxicos, abusivos e por ai vai. São mensagens que mudaram vidas para o bem e para o mal, mensagens que MARCARAM vidas!

O livro é lindo, é tocante, são pais, mães, netos, netas, avôs, irmãos, filhos e filhas, esposas, namorados, amigos.
Pessoas que ganharam voz.
Essa obra levanta a bandeira da sobrevivência.  Uma forma de pessoas que passaram ou passam por situações similares saberem que simplesmente não estão SOZINHAS.

As mensagens que mais me tocaram, que me fizeram trancar a garganta para não chorar foram as que envolveram mensagens de pessoas que se livraram de situações de violência, ou suicidas, as mensagens em si contam várias histórias, das pessoas que partiram por inúmeros motivos, e das pessoas que ficaram. Acredito que esse tipo de projeto é muito válido e é uma forma de lidar, e de superar doenças como a depressão, a automutilação, de falar sobre relações sentimentais tóxicas, e de simplesmente deixar um lembrete de como é importante falar, e saber o que falar, pois pode marcar profundamente a vida de alguém.

#SuaVidaéImportante #VCtemValor #ExpressarOqueSeSente #MensagensMudamVidas #TheLastMessageReceived

Paula Juliana

Comentários

  1. Esses livros com o tema de cartas, que são cartas/contos em forma de carta, não cheguei a ler ainda, mas parecem ser muito lindos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews

Resenha: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews
Classificação: 4/5
Editora: Companhia Editora Nacional
Skoob

Sinopse: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews
Chamas na Escuridão - Essa série provocante vai cativar, envolver e, até mesmo, ‘intoxicar’ a leitora como nenhuma outra. Perfeita para aqueles que amaram 50 Tons de Cinza, mas ficaram querendo mais... A história central se passa em Londres, nos bairros mais badalados dessa encantadora cidade. Mas os protagonistas, Beth - graduada em História da Arte, e Dominic – consultor do mercado financeiro, vão se aventurar também na Croácia, Turquia e NY. Profundamente intensa, romântica, provocante e sensual, essa série vai levar a leitora a um lugar onde o amor e o sexo são liberados de seus limites. Fãs de E.L. James e Sylvia Day vão se manter acordados até tarde da noite com “Chamas na Escuridão”.


''Não há prazer sem dor. Não há paixão sem sofrimento. Prefiro me sentir viva a viver em seguran…

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 
Editora: Editora Valentina
Skoob

Sinopse: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dram…

Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson

Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Companhia das Letras Skoob
Sinopse: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. O motivo do sucesso reside em vá…