Pular para o conteúdo principal

[Especial de começo de ano] Editora Companhia das Letras - As melhores resenhas de 2018 que passaram pelo Overdose!

[Especial de começo de ano] Editora Companhia das Letras - As melhores resenhas de 2018 que passaram pelo Overdose!


Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Companhia das Letras
 
 
 ''Uma menina de comportamento desviante que ninguém amava.''

O que leva uma mulher a ser AMADA? Será que é uma beleza surpreendente?! Será a cor intensa de seus olhos?! Será seu corpo, suas curvas?! Sensibilidade?! Delicadeza?! Paixão?! Força?! Ou melhor... O que leva uma mulher a ser ODIADA? Ser maltratada? Abusada? Sua Beleza?! Olhos?! Corpo?! Sensibilidade?! Delicadeza?! Força... ou a falta dela?! Afinal, descobri porque OS HOMENS NÃO AMAVAM AS MULHERES, com uma brilhante e forte história, Stieg Larsson nos conta por meio da força de Lisbeth Salander e da gentiliza de Mikael Blomkvist como um enredo pode ser direto, marcante, chocante, instigante, fazendo o leitor tremer da cabeça aos pés, do começo ao fim da leitura!

''...introvertida, socialmente limitada, ausência de empatia, egocêntrica, comportamento psicopata e anti-social, dificuldades de colaboração e de aprendizado.''

Mikael é um famoso jornalista, co-fundador da revista Millennium, juntamente com Erika, sua melhor amiga de anos, companheira de trabalho e amante ocasional. Mikael caiu em uma armadilha ao investigar um poderoso homem, se inicia assim o Caso Wennerström, onde Mikael é acusado e condenado por difamação e por criar ''provas falsas''. Com uma grande repercussão, Mikael, assim como a Millennium são muito prejudicados e entram em uma grande crise, ele se afasta da revista, mesmo contra a vontade de Erika, nesse meio tempo o jornalista recebe uma oferta do poderoso velho empresário e líder das empresas da família Vanger, Henrik Vanger.

Henrik conta a sua história e o fato que o atormenta a mais de 40 anos, sua sobrinha desapareceu durante uma reunião de família e nunca foi encontrada, o Sr. Vanger acredita que recebe flores em quadros do assassino até hoje, Harriet a doce menina de 16 anos, sempre o presenteara com quadros com flores, após seu sumiço, Henrik ainda recebe os presentes de aniversário, todo ano de um lugar diferente do mundo.

''Mikael sentiu um calafrio percorrer-lhe o corpo.''

Então, quem seria tão sádico e próximo ao ponto de brincar com o homem até hoje? Bem... esse é o mistério que Mikael tem em mãos, descobrir qual foi o triste fim de Harriet! Foi morta mesmo? Qual dos familiares gostaria de ver Henrik maluco? Obcecado? Seria um caso de ambição? Poder? Qual seria o segredo que Harriet iria contar para Henrik antes do acidente na ponte que ocorreu naquele dia?
São tantas as perguntas, as pistas, as pontas soltas dessa história que Mikael acaba se envolvendo e entrando em uma grande teia de aranha onde os homens não amavam suas mulheres!

Falando em mulheres! Lisbeth nossa grande ''mocinha'' protagonista não tem como não ser um grande e polêmico destaque, essa menina de 24 anos me tirou as palavras e o fôlego em diversos momentos da leitura, dizer que ela é uma personagem forte é até um pecado, essa mulher é um tremendo exército inteiro em seu um metro e meio de altura.

Não só na força e determinação Lisbeth se sobrepõem, ela também é uma figura diferente, entre a aparência gótica, obscura e a sua tendencia anti-social, Lisbeth é uma tutelada do estado, é considerada uma INCAPAZ de gerenciar sua vida e seu dinheiro, então desde muito novinha convive com seu tutor, após um derrame o mesmo entra em estado vegetativo e Lisbeth recebe a notícia que outro homem foi designado para cuidar de sua VIDA. Um homem que parece um tanto ambíguo e que vai mexer com a paz de Lisbeth.

''Não conseguia entender Lisbeth Salander. Ela tinha um comportamento estranho, fazia longas pausas no meio da conversa. Seu apartamento era um caos, com montanhas de jornais no vestíbulo e uma cozinha que não passava por uma limpeza havia um ano. [...] Tinha várias tatuagens pelo corpo, piercings no rosto e provavelmente também em lugares que ele não vira. Ou seja, uma criatura especial. ''

São tantas nuances que essa personagem apresenta que ser uma Hacker profissional, com uma super memória fotográfica parece um mero detalhe, mas é esse detalhe que leva Lisbeth a vida do jornalista Mikael!

''- Você tem olhos lindos - ele disse.
- Você tem olhos gentis - ela respondeu.''

A Obra tem um enredo PODEROSO, não só envolve o leitor, como o coloca dentro de todo o mistério, de repente você está tão mergulhado, tão submerso que as pistas dos personagens são suas pistas, que seus inimigos são os seus inimigos e que você vai fazer de tudo para descobrir, vasculhar e entender esse mistério.

''(Magda), Levítico, capítulo XX, versículo 16:
''Se uma mulher se aproximar de um animal para se prostituir com ele, será morta juntamente com o animal. Serão mortos e levarão a sua iniquidade.''

Mikael é tão gentil, sem palavras para descrever como gostei do seu modo cavaleiro de ser, de como ele foi um bom e digno representante masculino no meio de uma história tão pesada, é um homem encantador, na sua personalidade e principalmente na sua HONESTIDADE, acredito que foi isso que me conquistou e que vai conquistar qualquer leitor não importa qual seu sexo.

Outro personagem que ganhou meu coração foi o velho Henrik  Vanger, o homem que nunca desistiu, foi obstinado, obcecado, sim foi; teimoso, ''lutou'' contra uma família ambiciosa e arrogante, sinceramente ele não é um grande mocinho, não é um personagem SANTO, mas no meio de tanta gente cruel, sua bondade se destacou.

''... o caso Rebecka nos anos 1940, a jovem violentada e assassinada. Para matá-la, haviam posto sua cabeça sobre carvões ardentes. ''A seguir a vítima será cortada em pedaços, com a cabeça e a gordura, que o sacerdote disporá sobre a lenha colocada sobre o fogo do altar.'' Rebecka. RJ. Qual era o sobrenome dela?
Santo Deus! Com que história de gente maluca Harriet havia se metido?''

Os Homens que não Amavam as Mulheres é uma obra forte? Bem... posso dizer com toda a certeza que não é uma história para se ler para crianças, ela tem temas pesados, cenas pesadas, porém, não encontramos descrições horrendas e extremas, mas são apesar de tudo CHOCANTES.
Violência de diversas formas contra as mulheres, dominação, violência física e psicológica, aliados com a investigação do caso Harriet e Wennerström.

''Mulheres desaparecem o tempo todo. Elas não fazem falta a ninguém.''


Um terrível jogo de poder/política e violência/poder.
Por que alguns homens abusam de suas mulheres? Por que os assassinos matam? Por que as pessoas que não agem moralmente, socialmente corretamente se comportam dessa forma? Uma das respostas seria: Eles PODEM, porque eles fazem o que ''todos'' os homens querem e não fazem, eles pegam e dominam! Um triste, foda, e sádico pensamento, mas é sim uma das respostas que o livro levanta tão brilhantemente. Certo? Errado? Ficção? Realidade?!!!

''Mikael acabava de abrir a porta do inferno.''

Por que ler a série MILLENNIUM? O ENREDO. Os personagens. A investigação, o suspense, a pegada policial, política e jornalistica, se eu falar que tem até religião envolvida nesse meio vocês acreditam?!? Outra coisa, depois desse romance não queria ser mulher na Suécia! Mais motivos? A ambientação! A super escrita do autor, ele é GENIAL, muito bom, muito ágil, quase não senti suas 500 páginas e sim, é uma obra puramente INTELIGENTE, fechada, crítica, muito bem amarrada e brilhantemente desenvolvida. Convenci vocês? Espero de coração que sim, que todos os leitores desse blog se encantem com a profundidade dessa história.

''- Percebi que você é diferente das outras mulheres desde o primeiro instante em que te vi - ele falou. - E vou dizer uma coisa: fazia muito tempo que eu não gostava naturalmente de alguém assim desde o primeiro instante.''

Não vou mentir, não foi uma leitura fácil, no começo já sentimos como o enredo é denso e grandioso, sofri muito lendo, não foram só as partes de suspense e investigação que me conquistaram, sofrer, temer, e amar os personagens, odiar também, afinal, temos muito mais pessoas sombrias que fontes de luz nesse enredo, é um FATO. A angustia e a curiosidade são sentimentos e sensações presentes. Como um bom Thriller mexe com a cabeça de quem lê. Sou uma leitora meio maluca e um pouco influenciada pelo que estou lendo no meu dia-a-dia, então, personagens bonitinhos e sorridentes ou ambientes sombrios e situações de suspense naturalmente me deixam mais calma ou tensa. Lisbeth e Mikael me levaram para um mundo profundo e negro, porém, conseguiram me cativar a tal ponto com suas força e gentileza que não tem como não sorrir e se deixar levar por esses dois.

Segundo o autor Stieg Larsson todos temos segredos... trata-se apenas de descobrir quais são! E para mim essa história não termina aqui, sou uma leitora furiosa, apaixonada e louca para descobrir muito mais, todos os segredos, todos os ninhos e armações que existem nessas teias. Millennium se inicia contando uma tremenda história desses homens... Os Homens que não Amavam as Mulheres, Stieg é um rei do Thriller e eu não irei parar por aqui, obra RECOMENDADÍSSIMA!

Política, religião, opinião, jornalismo, violência, romance e muito suspense em uma obra de tirar o FÔLEGO!

''De repente ela percebeu que o amor era o instante em que o coração fica a ponto de explodir.''

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,