Pular para o conteúdo principal

[#Instaliterário] Está rolando no @Overdoseliteráriaoficial - Extraordinárias

[#Instaliterário] Está rolando no @Overdoseliteráriaoficial - Extraordinárias 

 
Foi inesperado receber a obra Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil, uma grande surpresa e uma grande honra, o que não foi inesperado foi me apaixonar completamente por esse livro que mostra tanta bagagem - tanto conteúdo para o leitor, que apresenta muitas histórias de mulheres ao longo dos séculos, algumas mais conhecidas, outras completas desconhecidas, mas que mereciam e merecem seu destaque na nossa história. Essas mulheres assim como tantas outras que não foram, talvez digamos, que as pioneiras, mas que são representadas por esses nomes e que construíram o Brasil. Derrubaram barreiras, preconceitos  e conquistaram direitos.


Uma coisa que me tocou e me incomodou desde a primeira história a última, foi perceber tão visivelmente que a mulher tanto no Brasil, quanto no mundo sempre esteve em DESVANTAGEM, é como se a figura do homem desde os primórdios tivesse todos os direitos, e todo o poder, e a figura da mulher sempre teve que lutar para conseguir o mínimo de respeito e igualdade.

Em todas essas mini biografias, o sentimento predominante foi o orgulho, pois mesmo nas piores épocas essas ''heroínas'' que lutaram com as armas que tinham, algumas sem espadas e escudos, tinham a caneta e o papel, ou o diploma e sua profissão, algumas sem autoridade nenhuma, saindo dos mais tristes lugares, não deixaram de lutar e conquistar.

Acredito que mesmo depois de todo esse tempo e de muitas conquistas a mulher ainda tem muito o que lutar, que apesar de o mundo já ter visto páginas mais negras, nada é cor de rosa e perfeito para a mulher atual, são tantas demonstrações ainda hoje de desrespeito, crueldade, perseguição e violência.  O Brasil  é um país que mata mulheres e mulheres diariamente. A cultura do machismo ainda é muito forte e o feminismo que somente busca a igualdade entre os gêneros, e extermínio dessa violência, ainda é visto por alguns com deboche e preconceito.

Essa obra linda como é, tenho certeza que vai ser olhada com desprezo e virar de olhos em pleno século XXI por alguns, assim, como também por mulheres como eu vai ser lida com lágrimas nos olhos e orgulho no coração. Vai incomodar e é para incomodar! Várias vezes ao longo da leitura me emocionei, apesar deste livro não trazer um romance, ou uma linda ficção, ao longo dessas quarenta e poucas biografias dessas mulheres conseguimos construir a história geral de uma nação.

Temos todos os tipos de mulheres nessas páginas, temos mortes prematuras e longas histórias de vida, vamos de norte a sul do Brasil, com mulheres que se envolveram em campos de batalha, na aviação, na arte, na literatura, na política, no direito, na moda, no exército, e por ai vai, mulheres que passaram por muito na vida e transformaram a vida de muitas de nós, obrigada a cada Brasileira e cada Abrasileirada. Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil com suas incríveis histórias, ilustrações, e linha do tempo nos inspira e deixa o recado de que a LUTA não terminou! Apenas está começando!

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

'' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''

Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Classificação: 5/5 ♥ Favorito ♥ Editora: Rocco Skoob Sinopse - À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do  cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério. '' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.'' '' É um...

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Dez coisas que aprendi sobre o amor - Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor...