Pular para o conteúdo principal

Resenha: Ruína e Ascensão - Grishaverso # 3 - Leigh Bardugo

Resenha: Ruína e Ascensão - Grishaverso # 3 - Leigh Bardugo
Classificação: 4/5 Favorito
Editora: Minotauro - @PlanetadoBrasil
Skoob

Sinopse: Ruína e Ascensão - Grishaverso # 3 - Leigh Bardugo

Não estou arruinada. Eu sou a ruína.
Após o seu embate com o Darkling, Alina Starkov se vê encurralada no subsolo, tentando recuperar as forças para salvar Ravka das garras de seu oponente.
Sob a proteção e a vigilância do Apparat, Alina atinge outro status agora não é somente a Conjuradora do Sol, mas sim uma Santa que carrega em seus ombros a esperança de fiéis que rezam por um futuro mais brilhante. No entanto, invocar a luz nunca foi tão difícil. Com o futuro do país em suas mãos, Alina partirá em busca do terceiro amplificador de Morozova, o mitológico pássaro de fogo, com o objetivo de derrotar o Darkling e libertar Ravka de uma vez por todas.

 

''Magia. Abominação. O poder da Criação.''

 DESPEDAÇADA. É como me sinto ao terminar o terceiro livro do Universo Grisha Ruína e Ascensão, imaginava que os acontecimentos finais seriam difíceis para mim, e bem feito, quem mandou se apaixonar por um vilão, um daqueles vilões que não parecem nem um pouco afim de redenção, pois é, eis uma leitora com o coração apertado com um final da saga!

 ''Faça de mim o seu vilão.''

Grishaverso foi um presente, foram três livros maravilhosos, intensos, que me fizeram vibrar, torcer, amar e odiar, o final da obra é totalmente condizente com os acontecimentos que foram conduzidos durante todas as leituras e também como o que os próprios personagens escrevem em suas trajetórias, gostei muito do terceiro livro Ruína e Ascensão, não foi meu preferido, ainda curti mais o segundo volume  Sol e Tormenta, porém, Ruína e Ascensão foi uma leitura fluída, objetiva, rápida, aconteceram muitas coisas, teve muitas pontas bem fechadas, e claro, destruiu meu coração com o fim, eu escreveria um final bem diferente do que foi escolhido pela autora Leigh Bardugo. Esperava algo mais enérgico, mais cheio de plots, achei a parte final muito simples, condiz com a trajetória dos personagens, só que espera mais. 

''Poder sobre a vida e a morte.''

Nesta obra Alina estava bem focada em ampliar seu poder como Conjuradora do Sol, ela ansiava por poder, e politicamente, estrategicamente precisava dele para conseguir derrotar Darkling que estava jogando sujo, fazendo o que era necessário ao seu ver para provocar Alina, e acaba acertando Nikolai, nosso futuro Rei, o que Darkling faz com o mocinho vai ter consequenciais profundas e acredito que será um dos pontos centrais do enredo de sua história solo. 

Entre todos os personagens para mim a autora Leigh Bardugo criou dois personagens que são marcantes, profundos e opostos, um é Darkling, que cometeu ATROCIDADES nessa série, era um senhor vilão, e mesmo assim ainda tava morrendo de amores por ele até o fim, e o segundo foi Nikolai, que simplesmente não esperava gostar tanto, Nikolai como secundário foi um personagem extremamente forte, presente, importante, cativante, um daqueles que é mocinho, mais tem dubiedade, faz o que é necessário, mostra seu lado bom e ruim, assim como seu carisma, e isso vai ficando ainda mais marcante ao longo das narrativas. 

Agora Maly e Alina realmente não me conquistaram, por fim até tava simpatizando mais com o rastreador, só que ele como mocinho é muito fraco, para dar conta do carisma do vilão, Leigh Bardugo precisava de um mocinho mais forte. Alina é uma boa protagonista, poderosa, focada, leal, se sentiu dividida várias vezes por seu amor por Maly e o que precisava ser feito, assim como também se sentia conectada com Darkling e gostava dele, deu pra sentir isso principalmente no final.

Ruína e Ascensão foi uma leitura intensa, recomendo sem pestanejar o Grishaverso, a trilogia foi muito boa, amei desvendar as terras de Ravka, andar pelo Mar Negro da Dobra, conhecer personagens tão bons e marcantes, amei sofrer, já esperava isso desde o início quando cai no charme do vilão. Leigh Bardugo escreve muito bem, foi uma fantasia de tirar o fôlego! Recomendadíssimo!  

''Pelos vivos e pelos mortos, ela mesma faria um ajuste de contas.''

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson

Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Companhia das Letras Skoob Sinopse: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson  Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. O motivo do suc

Resenha: Não Pare! Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? - Trilogia Não Pare # 1 - FML Pepper

Resenha: Não Pare! Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? - Trilogia Não Pare # 1 - FML Pepper Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Valentina Skoob Sinopse: Não Pare! Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? - Trilogia Não Pare # 1 - FML Pepper Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.  E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!  Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juv