Pular para o conteúdo principal

Resenha: Garota propaganda - A busca por uma garota desaparecida... e os segredos sombrios revelados pelo caminho - Veronica Roth

Resenha: Garota propaganda - A busca por uma garota desaparecida... e os segredos sombrios revelados pelo caminho - Veronica Roth
Classificação: 4,5/5 Favorito
Editora:  Planeta Minotauro
Skoob

Sinopse: Garota propaganda - A busca por uma garota desaparecida... e os segredos sombrios revelados pelo caminho - Veronica Roth

O que é certo é certo. Sonya Kantor conhece muito bem esse slogan.
Durante décadas, essa frase permeou o dia a dia de todos os habitantes da megalópole Seattle-Portland, controlada pelo regime autoritário da Delegação. A maior forma de controle, no entanto, vinha do Insight, um implante ocular que permitia acompanhar tudo o que era feito e dito pelos cidadãos, punindo os que saíam das regras e recompensando os que as seguiam.
Mas isso foi há muito tempo: uma revolução tirou a Delegação do poder, libertando todos da vigilância do Insight. Os membros mais importantes do antigo regime foram enviados para a Abertura, uma prisão isolada, e é lá que Sonya, antes a garota-propaganda oficial da Delegação, está presa há dez anos – e condenada à prisão perpétua.
Até que um velho inimigo aparece com uma proposta aparentemente irrecusável. Sonya deve encontrar uma garota desaparecida, roubada de seus pais pelos agentes da Delegação, e, em troca, ganhar a liberdade que antes parecia impossível. O caminho que Sonya percorre para achar a menina a conduz pelo estranho e tortuoso mundo pós-Delegação, em que segredos sobre si mesma e sobre sua família estão à espreita.
“Garota-propaganda é uma história cativante, repleta de reviravoltas – e que não oferece soluções simples. Este livro vai te levar a um mundo em ruínas e a pensar com mais profundidade sobre o nosso. Impossível parar de ler.”
― Karin Slaughter, autora do best-seller Ninguém pode saber.

 

Viciante, envolvente e chocante!

Não esperaria nada menos de uma distopia escrita por Veronica Roth, amo a autora desde a minha experiência com a série Divergente que foi no mínimo posso dizer muito intensa, então já comecei Garota Propaganda com altas expectativas! Encontrei uma narrativa redondinha, uma sociedade distópica muito curiosa, caótica, cruel, e uma mocinha que a princípio, não lutava contra o regime, mas foi criada para ser a favor dele! O ROSTO DA DELEGAÇÃO!

A autora é tão inteligente, que aos poucos quando vamos entendendo o que aconteceu, como era a sociedade antiga chamada Delegação, e como é essa nova e suposta melhor sociedade atual, e compreendemos que Sonya nossa protagonista e garota propaganda, foi doutrinada e criada dentro do regime que caiu, que controlava a população por meio de um dispositivo implantado no olho chamado Insight, ações socialmente positivas e certinhas, rendiam Desmoedas, ações que não eram tão aprovadas, perdiam Desmoedas, manipulação, monitoria, controle de massa e populacional, o Big Brother pelos próprios olhos, uma ditadura velada e autoritária. 

E quando a Delegação chegou a seu fim, seus integrantes mais expressivos, tiveram seus  Insights desativados, e foram presos em uma comunidade sem muitos privilégios, Sonya que foi o rosto do regime, que seu pai e sua família tinham um papel muito importante, foi para esse lugar chamado de Abertura, sentenciada a prisão perpétua, até receber a oferta de uma missão que poderia lhe render sua liberdade, ajudar o atual governo a achar uma criança, uma segunda filha que foi retirada de sua família, sequestrada pela Delegação, pois segundos filhos não eram permitidos para todos e lhe devolver a sua família.

Sonya conta com a ajuda de Alexander, um filho delator da Delegação, ao qual tinha seus próprios assuntos para lidar, nessa jornada, em sua busca, Sonya acaba descobrindo muito mais sobre essa sociedade política, e sua própria família. 

Essa leitura foi sensacional, no início demorei um pouco para me situar, mas quando vi já estava totalmente conectada com a narrativa, me envolvendo com os mistérios, com o emaranhado de pistas que Sonya foi seguindo para chegar a menina sequestrada, tudo que foi desenterrando, os segredos e as sujeiras tão bem escondidas por baixo dos panos, amei a narrativa, acompanhar a jornada, ver Sonya se desconstruindo, quebrando suas crenças, desfazendo os conceitos que estava tão condicionada a seguir, e também se apaixonando e buscando sua liberdade foi maravilhoso. Garota propaganda é forte, muito bem escrita, um livro único muito bem desenvolvido, que me fez amar, chocar, sorrir, sofrer e me apaixonar por seus personagens! Recomendadíssimo! 

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,

Resenha: Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Djamila Ribeiro

Resenha: Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Djamila Ribeiro Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Companhia das Letras Skoob  Sinopse: Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Djamila Ribeiro Quem tem medo do feminismo negro? reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. No texto de abertura, a filósofa e militante recupera memórias de seus anos de infância e adolescência para discutir o que chama de “silenciamento”, processo de apagamento da personalidade por que passou e que é um dos muitos resultados perniciosos da discriminação. Foi apenas no final da adolescência, ao trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra, que Djamila entrou em contato com autoras que a fizeram ter orgulho de suas raízes e não mais querer se manter invisível. Desde então, o diálogo com autoras como Chimamanda Ngozi Adichie, bell hooks, Sueli Carneiro, Alice Walker, Toni Morrison e Conceição Evaristo