#SemanaProibido @EditoraValentina - Resenha: Proibido - @OverdoseLiterária
Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Classificação: 5/5 ♥ Favorito
Editora: Editora Valentina
Sinopse: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.
''- Não sei - sussurra. - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?''
Estava pensando em começar essa resenha com alguma frase de efeito, ou algo que logo demostrasse o quão ótimo é esse livro, porém, Proibido foi uma leitura que nem sei como começar a descrever, acabei de terminar a obra e sinceramente me sinto meio anestesiada, não sei se já aconteceu com vocês, quando fechei esse livro, só parei, fiquei olhando para o teto e me deu aquele branco, aquele ''e agora?''. E o que falar dos sentimentos que surgiram durante a leitura, e principalmente na parte final? Um desespero monumental! É o tipo de leitura que mexe tanto com você, que até fisicamente você chega a sentir, o coração apertado, aquela sensação na boca do estomago, e a vontade de chorar, convincente, envolvente e apaixonante, muito emocionante também, não vou me assustar se voltar a chorar escrevendo essa resenha!
''- Mas ele beijou você. - gritou, sacudindo-o pelos braços para ressuscitá-lo - Ele tentou, é verdade, mas eu não deixei! E sabe por que? Quer saber a razão? Quer realmente saber a razão? - Ainda o segurando com ambas as mãos, eu me inclino para frente, ofegante, lágrimas quentes e pesadas me escorrendo pelo rosto. - Foi por isso...''
Vamos lá! Sem mais mistérios!
Encontramos uma família onde um pai a abandonou e uma mãe é tão ausente que entre o vício da bebida e o comportamento de adolescente sem causa, ela não pode nem cuidar dela mesma, quem dera de cinco filhos.
Então, temos os cinco filhos, Lochan de quase 18 anos, Maya de quase 17, Kit de treze, Tiff de oito, e a pequena Willa de cinco.
Uma casa sem mãe e sem pai, com crianças pequenas, alguém tem que cuidar, alguém tem que fazer esse papel, fazer comida, educar, dar banho, pegar e levar para a escola, dar o apoio emocional e estrutura que todas as crianças precisam para sobreviver.
Nessa ''brincadeira'' da vida cotidiana, quem assumiu os papéis de autoridade foram Loch e Maya, Maya e Loch, o irmão e a irmã que se apaixonaram, que acabaram se envolvendo e se amando muito, muito mais do que a sociedade permite e aceita de uma relação fraternal!
Amor! Paixão! Uma família quebrada! Crianças! Uma relação incestuosa! Essa palavra é forte e realmente não queria usar na resenha, mas acredito que quem ler e quem leu a obra não pensou nessa palavra como uma coisa feia e nojenta, que é como geralmente a gente pensa imediatamente!
O livro é tão bonito! Lindo mesmo, Loch é um homem maravilhoso, inteligente, maduro, brilhante, só com 18 anos, não posso chamar ele de garoto, a vida o ensinou muito cedo a ter muitas responsabilidades, a mesma coisa podemos falar de Maya que não era criança a muito tempo também. É um tema tão complicado de falar, que eu queria muito explicar como foi calmo esse inicio de relação, como foi natural para os dois ''irmãos'' se apaixonarem, porque os dois nunca se viram no papel de irmãos, os dois sempre foram parceiros, almas gêmeas até, amigos, mas passando a vida toda praticamente fazendo papel de mãe e pai em casa, sendo as figuras adultas em uma família, sendo o apoio, o porto seguro um do outro, não foi tão absurdo quando esse sentimento maior surgiu no meio da relação desse casal.
'' - Nós não fizemos nada de errado! Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?''
A escrita de Tabitha Suzuma é literatura pura! É linda, linda, linda, faz o leitor se emocionar ao estremo, pois faz ele ser parte da história, encontramos os pensamentos de Loch e Maya de uma forma tão lindamente atormentada, tão palpavelmente real e cheia de sensações e sentimentos, emoções, que é preciso ter um coração de gelo para não se deixar sentir por essa história.
A relação de Loch e Maya é muito bonita, a relação da família é muito bonita, as crianças são maravilhosas, todas com a personalidade bem definidas, bem acentuada, com os traços totalmente próprios e originais. Willa e sua inocência, Tiff e a sua energia, Kit e a sua rebeldia, o filho do meio que queria ser ouvido!
Realmente me envolvi com todos os personagens, não consegui enxergar o romance de Loch e Maya como uma coisa errada e feia em momento algum, vivi todas as fases com eles, desde o entendimento do que estava acontecendo, ao o lutar contra, enquanto eles lutavam contra o sentimento, eu só faltava levantar uma faixa de torcida aqui, até tudo que aconteceu até o momento final. Aguenta coração!!!
A autora levanta várias bandeiras, fala sobre o incesto nos Estados Unidos, sobre como é considerado crime mesmo de forma consensual, aparentemente não é todas as formas de amor que são liberadas pelo mundo mesmo, ela fala também das famílias e as ''funções'' trocadas, fala daquela mãe que coloca o filho no mundo e vai ser feliz, daquele pai que constrói uma nova família e deixa a antiga esquecida, fala de fobias sociais, Loch tem o que os médicos chamam de ansiedade social, que é aquele medo de se envolve, de até falar com pessoas novas, de se expor em público, e aborda também o papel ou não do governo, no caso da assistência social, os cinco irmãos não queriam se separar, mas se descobrissem que eles viviam em uma casa abandonada pela mãe e o pai, iria cada um para um orfanato e aí chegamos novamente a missão de Loch e Maya de ser os pais ali!
''Não adianta lutar, só servia para nos magoar mais ainda. O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor. Sem Maya, eu perco todos os três; separados, morreríamos lentamente.''
Terminei Proibido com o coração na mão, um acidente de trem abulante, foi uma leitura intensa, uma das melhores que fiz esse ano, envolvente e bonita em cada linha lida, comovente e sensível, falando de um amor de uma forma tão pura que chega a assustar! Indico para todos os tipos e estilos de leitores que se propõem a ler de mente e corações abertos para entender e sentir a beleza dessa história cheia de um lindo e completo amor.
Recomodadíssimo! Uma obra incrivelmente maravilhosa e destruidora!!!! Do começo ao fim!!!!
''Nunca deixem nenhum deles perder! Mesmo que antes deem uma canseira neles, vocês sempre, sempre têm que deixá-los vencer no final.''
Paula Juliana
Oi Paula!
ResponderExcluirAi, menina, eu não consegui gostar desse livro. A história acabou me incomodando muito e acabei deixando esse livro de lado...quem sabe mais para frente eu consiga ler \o?
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Oi Paulinha! Saudades de você e do seu blog. =)
ResponderExcluirQue bom que se emocionou tanto e que achou a escrita da autora tão linda assim! Queria muito ler esse livro quando foi lançado, mas sem expectativas, evitei a sinopse e tentei nem prestar muita atenção na capa. Agora depois de mil resenhas terem me contado que fala sobre incesto, me desinteressei. Amo esses livros destruidores, mas por enquanto decidi não ler. Pode ser que daqui a um tempo eu mude de ideia.
Beijo.
Ju
Entre Palcos e Livros
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Olááá!
ResponderExcluirAmo livros que me deixam sem fala e percebi que isso aconteceu com você através desse livo!
Ameiii a sua resenha e estou louca para ler o livro.. realmente, não dá para ver a relação entre os irmãos como algo feio, pois foi o amor deles que permitiu que aquela família fosse para frente...
Acho que essa história tem muita sensibilidade!
Parabéns pelo post! EU AMEI!
Beijinhos,
Alexandra
http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Olha até hoje eu tive muito receio de ler esse livro, mas depois de tudo que vocÊ falou em sua resenha
ResponderExcluiracabei que me convencendo de verdade a ler esse livro, mas provavelmente irei ler em ebook. Eu não sei, eu estava com medo de não gostar por conta do tema, mas como aborda um romance não muito comum, mas mesmo assim nos mostra um outro lado da moeda sobre o amor, eu fiquei praticamente curiosa. É como a gente vê também os relacionamentos gays né? Tipo....muita gente na sociedade é contra. Rola o preconceito, mas havendo o amor no meio e daí ? É uma escolha de cada um. Então por isso mesmo fiquei interessada em ler esse livro. Não é algo que eu aceite aos meus olhos sabe? Não tenho preconceito, mas não foi algo que aprendi como relacionamento. Mas respeito. Isso é o minimo que a gente deve para essas pessoas que passam por essa dificuldade. E lógico, sem discriminação!
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-vandre-o-homem-que-disse-nao.html
Sil! Isso que disse é uma verdade, geralmente quando falamos sobre o enredo desse livro, sobre o tema abordado, é normal a pessoa que está do outro lado torcer o nariz, geralmente somos julgadores, e temos alguns olhares PRÉ conceituosos. Esse livro é lindo, e é um tremendo tapa na cara! LEIA! Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Olá Paula,
ResponderExcluirQue legal ver essa resenha por aqui. Acho que Proibido meche com os sentimentos do leitor, pois já li várias resenhas falando que queria achar errado o envolvimento entre os dois, mas era impossível. Essa história deve ser repleta de sentimentos e sofrimento. É uma leitura que quero muito fazer, aliás, não vejo a hora de fazer.
Ami a resenha.
Beijos
Um Oceano de Histórias
Obrigada Bruninha!
ExcluirOláá
ResponderExcluirEu sou louca para ler esse livro pois sei que aborda um tema bem polêmico e tudo mais, adoro livros com temas fortes assim e espero amar esse livro pois só vejo elogios e só escuto o quanto ele é tocante. Ótima resenha
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Não é a primeira postagem da ação que vejo, mas valeu pra reforçar meu desejo em lê-lo.
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Meu Deus, essa é a segunda resenha que eu vejo sobre o livro, sou doida pra ler ele.
ResponderExcluirAmo quando o livro nos faz ter tantas emoções! Como você disse, parece ser bem comovente, e cheio de amor.
Já quero, hehe
Beijos e parabéns pela resenha♥
http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Paulinha lindona confesso que ainda não tive condição emocional para ler esse livro, sei que vou ficar dividida ainda mais com um amor assim, esse livro muitos amam e outros odeiam e abandonam a leitura por não concordar com o tema, mas acredito que todos devam ler com a mente aberta sem pré julgamento. Amei a resenha. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
OBRIGADA Joy!!! Beijinhos
ExcluirEstou contando os segundos para ler esse livro.
ResponderExcluirSinceramente amei as suas impressões e os quotes.
É um tema polêmico mesmo e preciso saber como a autora tratou.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Olá, Paula.
ResponderExcluirEm quase todos os blogs que entro, vejo postagens sobre esse livro hehe. Já estou necessitada de ler ele. O tema é muito polemico mesmo. Não sei o que eu iria pensar da história. Num primeiro momento é claro que vem o é errado na cabeça, mas vendo o crescimento da história, como você falou, não sei de que forma eu olharia para eles. Assim que der eu vou ler.
Blog Prefácio
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Tenho muita curiosidade para ler este livro e ao mesmo tempo, medo tb. Infelizmente já peguei muitos spoilers e sei como tudo se encerra, e ainda assim, a vontade não diminuiu.
ResponderExcluirmeuamorpeloslivros.blogspot.com.br
beijos
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Nossa, me impactei no momento que você disse irmãos. Não consigo nem pensar nesta possibilidade. Para mim é um absurdo grande demais e olha que eu tenho a mente bem aberta para diversas questões mas acredito que há algumas coisas que não tem como existir, mas realmente depende de como as pessoas são criadas.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Uma amig minha tinha lido o livro e me recomendado, eu comprei e faz mas de 4 meses que esta na minha estante, depois do que li me deu uma vontade enorme para ler esse livro.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Oi, flor!
ResponderExcluirAdorei seu post! Eu acho que Proibido é o tipo de livro que não sairá das minhas lembranças e tampouco do meu coração. Eu adorei a história desse casal, embora ela tenha me despedaçado por dentro. Eu me senti quebrada, porque a verdade é que temos muitas crianças nas condições da família de Lochan e Maya. :( Só espero que o final dessas famílias seja melhor.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Também Fran! Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Oi Paulinha! Vejo muita gente amado este livro e dizendo que ele é destruidor.
ResponderExcluirQuero ler a trama para ter minha própria opinião e não sei se vou gostar assim, mas tenho minhas expectativas
Beijos da Fê
As Catarina´s
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Sem ler o livro não consigo pensar nesse relacionamento como algo além de incestuoso, por isso que estou curiosa para ler a obra, pois deve passar uma mensagem totalmente diferente!
ResponderExcluirwww.apenasumvicio.com
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Oi,
ResponderExcluirCom certeza esse é um livro polêmico, mas pela sua resenha me conquistou a ler ele, sobre o incesto, já algum tempo é abordado na serie Game of Thrones, de uma maneira positiva/negativa, cada um tira suas conclusões.
http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/
Verdade Gabriel!
ExcluirOlá,
ResponderExcluirestou louca para ler esse livro, incesto não é um tema muito frequente e parece que a autora soube lidar bem com ele. Quero saber mais detalhes da história, tomare que eu goste tanto quanto você, bjus!!!
http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Olá
ResponderExcluirA primeira coisa que chama atenção no livro é a capa muito linda, vejo várias críticas positivas ao livro e tenho muita vontade de ler até por se tratar de um tema polêmico,gosto bastante de livros assim,gostei da resenha.
Bjss
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Olá. Parabéns pela resenha e que bom que tenha te agradado tanto. Mas não tenho curiosidade de ler este livro. Já ouvi opiniões que me desanimaram bastante e este tipo de leitura também não me atraí.
ResponderExcluirBeijos e sucesso.
Obrigada pelo comentário amada!
ExcluirBeijos
Esse livro é bem polêmico, mas é lindo mesmo, e da uma ressaca.. rsrrsrs
ResponderExcluirEstou evitando ele por enquanto, espero ler ele quando estiver de férias, assim posso curtir minha ressaca sem preucupações
www.gordinhaassumida.com.br
Obrigada por comentar!
ExcluirGrande beijo!