domingo, 3 de agosto de 2014

Resenha: Bruno e Amanda: histórias misturadas - Pedro Veludo

Resenha: Bruno e Amanda: histórias misturadas - Pedro Veludo
Classificação: 5/5 Favorito

Sinopse - Bruno e Amanda: histórias misturadas - Pedro Veludo
Esta é a história de uma grande aventura com viagens fantásticas, mapas misteriosos e passagens secretas! Ou será um conto de fadas com direito a princesa terrivelmente enfeitiçada? Talvez seja uma história de amor, ou uma história que fala das palavras e de como são construídos os livros e as histórias. Na verdade, Bruno e Amanda: histórias misturadas é muito de tudo isso, bem misturado! O premiado autor Pedro Veludo conduz os pequenos leitores, por meio de narrativa cheia de aventuras e mistérios, a uma linda viagem no universo dos livros e, ao mesmo tempo, abre o horizonte da imaginação para a proposição de outros finais e outras histórias, dividindo com eles a fagulha da criação literária. O livro conta com poéticas ilustrações de Henrique Koblitz.

''Não sei se o que vou contar é apenas uma história. Talvez sejam duas, ou até mais. É que uma história nem sempre é só uma história. Dentro dela, as vezes, há uma outra; dentro desta, ainda outra, e assim por diante.''

Hoje vou parar tudo no Overdose e, contar uma história para vocês. Existem histórias que merecem ser contadas. Vamos parar tudo! Você! Ai sentado! Que está só de passagem, pare tudo e me dedique um minute de atenção. Pois essa história pode ser uma só ou... três! Disse, Bruno e Amanda: histórias misturadas, do autor Pedro Veludo, que uma história nunca é só uma misera história e que nós vemos e interpretamos de formas diferente. Então, o que vou contar para vocês é a MINHA versão da história!   

''O significado da palavra, desenhada no papel, parecia-lhe que ia além do que a própria palavra queria dizer.''

Existia uma estante! Sim! Como a nossa! Cheia de livros, livros por todos os lados. E nela tinha um livro chamado, Os mapas de Bruno. E no lado dele, tinha o grande Dicionário da Língua Portuguesa, e do ladinho do dicionário tinha um terceiro livro, O mistério do sumiço do sorriso da princesa Amanda
Nossa história acontece numa noite que o Dicionário não estava na estante.

Viu? É complicado! Não é uma história, é três.
Temos Os mapas de Bruno e temos O mistério do sumiço do sorriso da princesa Amanda. E a terceira é a nossa história, que conta o que aconteceu naquela noite que o dicionário não estava presente! 

Vamos começar com Bruno! Bruno era um sonhador. Ele engolia as palavras e sonhava ainda mais. Vezes ele viajava para o Dicionário e engolia as palavras de lá e sempre ficava vendo a princesa com o sorriso bonito ali de perto. 
''Porém, havia tantas palavras entre ele e a sua paixão...''
Bruno viajava pelos mapas e certa viagem... ficou sem fim!

A história de BRUNO não tinha fim!

Agora, vamos a história da Amanda! Uma princesa que tinha tudo e era maravilhosa, linda e feliz, com um lindo sorriso, até que seu sorriso foi morrendo e um dia DESAPARECEU! De tudo foi feito para recuperar o sorriso da princesa e nada adiantou, até que um dia um certo personagem a pedido do Rei foi viajar, entre os livros, pois tudo no reino que poderia ser feito, foi feito, para recuperar o sorriso da moça. E aí... nossa história termina! 
     
A história de AMANDA não tinha fim!

E nossa história começa do ponto que acaba a deles! Será que Bruno o menino que engolia palavras poderá devolver o sorriso perdido da princesa?

''Uma história nunca é entendida da mesma maneira por todas as pessoas e, muitas vezes, a mesma pessoa, em épocas diferentes, apreende a mesma história de um modo diverso. Além disso, cada vez que uma história é contada, a pessoa que a conta sempre dá enfase a uma parte e menos a outra. Parece que quem conta uma história se mistura um pouco com ela. Acho que isso acontece porque todas as pessoas veem a si mesmas nas histórias que contam.''

Essa foi uma HISTÓRIA tão gostosa, que vocês não tem ideia. Não têm como expressar a fofura dessa obra. Foi encantadora! Foi voltar a ser criança, foi viajar junto com esses personagens. Sabe quando a gente vai lendo e vai falando com o livro? Ele diz algo para você e você sem perceber vai balançando a cabeça e concordando? Bruno e Amanda: histórias misturadas, fala com você! Fala da magia da leitura, do poder das palavras, do significado delas e faz você viajar na imaginação. 

''Contou-lhe dos seus mapas e de como eles o levavam longe sem sair do lugar, e da habilidade que os contos inventados tem de abrir espaço na realidade.''

''Sorriu e pensou que durante muito tempo tinha deixado passar o tempo dentro de si.''

Essa interação entre livro e leitor me fez sonhar como Bruno, sorrir como Amanda, pensar naquela noite que o Dicionário não estava entre nós! (Risos!) 
Bruno e Amanda: histórias misturadas, é uma obra para crianças que estão lá pelo primeiro ano, segundo do fundamental, acredito. Mas... é também para todos os leitores que gostam de viajar no mundo da literatura.
Pois vocês sabem, uma história, NUNCA, é apenas uma história! É muito Mais! Felizes nós que sabemos disso!   

''A princesa passou horas procurando Bruno pelos cantos mais escondidos do reino, pelos parágrafos mais longos, notas de rodapé e becos sem saída. Queria descobrir que agitação era aquela que preenchia o vazio do seu coração e que lhe acelerava os passos.'' 

Paula Juliana

21 comentários:

  1. Me encantei pela resenha e pelo livro, lendo sua resenha parece que sentimos essa euforia desse livro. Essas misturas de histórias e os personagens leves . Adorei . Indo para lista .
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula Juliana, muito obrigado pela sua gentil postagem acerca de meu texto "Bruno e Amanda, histórias misturadas".











    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro e tem muita coisa ruin eu na minha opniao odiei o livro e e muito sem graça nao gostei i eisso

      Excluir
  3. Ah, o livro parece tão bonitinho! A história aparenta ser bem leve, daquelas que a gente lê fácil.
    Eu não conhecia o autor e não achei a editora. Foi publicação independente?
    Adorei a dica!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula, realmente felizes aqueles que sabem, contudo nem todos conseguem entender ou saber sobre isso. E vou dizer que me encantei pela historia do livro. A historia é aquele tipo gostoso, que nos faz relembrar algo que a muito perdemos.
    Já anotei o livro aqui e vou a procura dele, por que você me conquistou com esta resenha e com suas palavras.
    Parabéns flor pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  5. Ah que delicia, um livro que fala sobre os prazeres e a magia da leitura...é sempre tão bom ler histórias assim, eu me identifico tanto, é como se minha história de leitora e adoradora de livros estivesse sendo contada rsrs.
    Mesmo o livro sendo indicado para crianças do ensino fundamental, eu como leitora não dispenso uma obra que chama minha atenção rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  6. Oi, Paula,
    Achei a história muito interessante. É um deleite literário, ao que parece, pois permite conhecer a magia da leitura numa história fofa e para todo leitor!
    Adorei e espero ler um dia

    Um abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, não conhecia o livro tampouco o autor, porém só com o comecinho da resenha já fiquei muito interessado pela leitura. Parece ser uma obra encantadora e pode até carregar um pouquinho de nostalgia remetendo à infância. Espero conseguir ler. Obrigado pela dica!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. OMG!
    Que fofo parece ser esse livro amiga!
    Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei super interessada em ler o livro... Sua resenha simplesmente me encantou/cativou :)

    Adorei!
    Mega beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei a leveza da historinha *u*, não conhecia o livro e nem o autor, vou procurar pesquisar mais sobre ambos.

    Beijooos!
    Petite Mix
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Historias leves são tão legais, elas veem pra nos distrair no meio daquelas leituras densas, achei essa uma historia muito fofa, livros pra crianças são tão bons, que toda vz que eu vejo uma criança lendo, me dar vontade de pegar o livro e ler também, gostei bastante da resenha, o livro me encantou ahahha.

    Mayla

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros infantis e esse definitivamente me deixou muito interessada, no começo achei tudo um tanto confuso, mas depois você explicou bem e cheguei a conclusão que a história de Bruno e da Princesa deve ser linda, mas me pergunto, qual o motivo dela ter perdido o sorriso? E Bruno será a pessoa a recuperar ele? Enfim, eu fiquei muito curiosa sobre esse livro *o*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Que fofo! Encantador esse livro, a história me pareceu bem fácil de ler, daqueles livros que a gente termina e nem sente. Eu sou uma criança para sempre ,então livros do gênero continuam me encantando independente da minha idade.

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser muito fofo!! Fiquei com vontade de ler por causa da sua resenha! Parabéns por ajudar a divulgar autores menos conhecidos :)

    ResponderExcluir
  15. Que fofura! Leve, uma viagem divertida e dialogar com o livro deve ser incrível!
    Bjús, Cih
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  16. Ah, parece uma história muito fofa mesmo! *-* Adoro quando um livro me faz voltar a me sentir criança, e quando me faz interagir com ele. Dica anotada aqui!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Parece tao fofo e bonitinho o livro... Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Paula, tudo bem??

    Bom eu achei a historia bem interessante, mas para a minha filha de 11 anos... ela é tão sonhadora e tem uma imaginação super fértil assim como eu tinha na idade dela... quero incentivá-la cada vez mais no mundo da leitura... tanto que prometi leva-la a bienal e comprar 5 livros de escolha dela rsrsrsr. Bom a história é bem legal... a capa do livro chamativa... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oieeeee, não conhecia o livro e apesar da sua resenha cheia de elogios e pontos positivos, o mesmo não conseguiu me agradar, não senti vontade de conhecer a história, parece muito interessante, mas eu não curti rsrs, mesmo assim valeu pela dica de leitura.

    ps: amei quando você disse que uma história nunca é somente uma história.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a sua resenha! Esse livro deve ser bem legal, fiquei curiosa.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir