domingo, 16 de novembro de 2014

Lançamento Perfume de Hotel - Chile + Entrevistando meus Autores - Autora: Carla Pachêco!

Lançamento Perfume de Hotel - Chile + Entrevistando meus Autores - Autora: Carla Pachêco!


"Uma narrativa emocionante, viciante, divertida..."- Raquel Pagno
"Muito bom humor, alto astral e uma delicadeza deliciosamente perfumada..."- Carlito Lima

"Desvenda com sensibilidade os segredos do Chile..."- Hector Echaniz


Entrevistando meus Autores - O Prazer da Literatura Nacional!

Entrevista Blog Overdose Literária:


Autora: Carla Pachêco

O. L. - Oi Querida Autora! Conte aos leitores como surgiu a sua história como escritora e suas expectativas com a publicação.

Autora: Sou médica. A primeira vez que disse que queria ser médica eu tinha 3 anos de idade. A medicina sempre foi o meu foco, mas digo no meu livro que “a proximidade dos meus 40 anos, a saída dos ‘inta’ e a entrada em definitivo nos ‘enta’, a briga como meus hormônios, e um outro olhar sobre as minhas expectativas e projeções futuras, estavam mexendo demais comigo, despertando-me a urgência por fazer as outras coisas que também me dão prazer e que simplesmente ficaram em suspenso”. Amo viajar e escrever, então, por que não? Desde pequena eu gosto de me sentar para escrever, amo essa intimidade com o papel.  Erasmo de Roterdã disse uma vez que “o gosto pela escrita cresce à medida que se escreve”, e foi isso, esse prazer acabou se tornando realmente uma necessidade pra mim. Minhas expectativas... Falar para muitas pessoas e com muitas pessoas. Quero chegar muito longe com minha escrita e quero estar cada vez mais próxima do leitor.

O. L. - Como surgiu a ideia de escrever o livro? Quanto tempo levou mais ou menos para escrever?

Autora: O livro surgiu de uma viagem que fiz a Curitiba, de uma reportagem que li no avião na revista TAM nas Nuvens, do livro que li da Martha Medeiros “Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem”. Esta minha primeira obra, Perfume de Hotel – Nova Iorque, foi escrita em 3 meses.

O. L. - O que você anda lendo no momento e, qual é o seu gênero de leitura preferido? Algum autor preferido?

Autora: Além de dar continuidade a escrita da série de livros, Perfume de Hotel, tenho escrito crônicas semanalmente desde dezembro do ano passado para o blog Relíquias - “Crônicas por Carla Pachêco”. As crônicas são publicadas todas as sextas-feiras pela manhã no blog, e também no site e na fanpage de Perfume De Hotel, então, estou sempre buscando em outros textos uma fonte de inspiração, algo que venha somar as minhas ideias. Bem, nesse momento, os livros que estão na minha cabeceira são É duro ser cabra na Etiópia (Maitê Proença), Paris é uma Festa (Ernest Hemingway), Clarice na Cabeceira (Clarice Lispector), Minha Cozinha em Berlim (Luisa Weiss). Tenho um gosto variado para leitura, mas preciso confessar que, não sou fã dos clássicos.

O. L. - Tem algum lugar onde você tem mais inspiração para escrever?

Autora: Sou casada, mãe (de uma menina de 13 anos e um menino de 9 anos), médica e, agora, também, escritora, além de todas as outras atribuições que ficam implícitas nas entrelinhas pelo fato de ser mulher, então, escrevo em meio a tudo isso. Gostaria de ter um cantinho, um lugar onde pudesse parar, contemplar e escrever, mas por enquanto, é onde e como dá, sempre driblando o tempo.

O. L. - Fale um pouco sobre as dificuldades de publicação.

Autora: Não tive dificuldades para publicar. Fiz um ranking com 10 editoras, mandei minha Proposta Editorial e, em pouco tempo, recebi mais de uma proposta para publicação do livro. Costumo dizer que o grande desafio está em fazer o livro acontecer. O verdadeiro e árduo trabalho começa após a publicação. Se o autor não viver o livro ele não acontece. Ser bom não é o bastante. Tem muita coisa boa por aí e nem por isso despontou no mercado. 

O. L. - Quais conselhos você daria para os que sonham em escrever um livro?

Autora: Se você não acreditar em você e naquilo que faz, já sai perdendo. Então, tem que acreditar, querer muito, correr atrás, não ter medo de levar um sonoro “NÃO”, arriscar, errar o mínimo possível diante das muitas decisões que terá que tomar, e estar no lugar certo, na hora certa.

O. L. - Você acha que a Internet e os blogs literários têm um papel importante na divulgação dos livros nacionais?

Autora: Perfume de Hotel já chegou a várias pessoas, dentro e fora do Brasil, e devo isso ao uso das redes sociais e as parcerias – feitas por orientação de outra autora nacional – que fiz, logo no começo, com mais de 10 blogs literários. As redes sociais, os blogs literários, são um excelente exemplo de como se pode utilizar o mundo digital em prol da literatura. Para nós autores, a internet é uma vasta plataforma para divulgação das nossas obras, e para os leitores, um meio de conhecer mais sobre diversos gêneros textuais, com a possibilidade de poderem, inclusive, interagir com os autores.

O. L. - Como funciona a criação dos seus personagens? Eles nascem prontos ou são desvendados pouco a pouco?

Autora: Não existem personagens, apenas atores da vida real. Escrevo na primeira pessoa, é assim que gosto de me comunicar. Falo do que sinto, do que vivo, do que penso, na ótica que enxergo a vida. Perfume de Hotel – Nova Iorque é um misto de relatos das minhas experiências em Nova Iorque, minhas sensações, com outras histórias que de alguma maneira tem a ver com aquele meu momento ali, mas, sobretudo, este livro fala do prazer de sentir o perfume de cada lugar.

O. L. - Eles costumam ser inspirados em pessoas reais ou são apenas frutos da sua imaginação?

Autora: Os atores de Perfume de Hotel – Nova Iorque sou eu, meu marido, meu cunhado e minha cunhada, na melhor versão de nós mesmos e com direito aos micos também.

O. L. - Um livro que todos deveriam ler e por quê.

Autora: Perfume de Hotel – Nova Iorque. Por quê? Vou responder com a pergunta que faço na capa do livro: “Quem resiste ao poder do perfume?”. Um mesmo perfume desperta para cada um de nós diferentes sensações, a depender da relação que se estabelece a partir da nossa própria percepção para aquele perfume e, em sendo assim, para cada pessoa esse livro terá um sabor diferente.

“Perfume e sabor às vezes são difíceis de separar. Um perfume nos remete ao sabor de um momento, e um sabor traz à memória o perfume que marcou um momento”. Perfume de Hotel – Nova Iorque

O. L. - Muito obrigada pela entrevista e pela oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre você. Quer deixar uma mensagem aos leitores?

Autora: “Sonhos definitivamente não são feitos apenas para sonhar, mas para realizar”. Perfume de Hotel – Nova Iorque


Paula Juliana

15 comentários:

  1. Adorei as fotos e a proposta do livro"!
    A capa está incrível.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Rizia,
    O segundo perfume da série, Perfume de Hotel - Chile, acabou de ser lançado. Conheça esses Perfumes! Entra em contato c9migo no email: contato@carlasgpacheco.com
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi lindaaaa
    eu achei o nome do livro a capa tudo muito lindooo
    a proposta de ligar o perfume a sentimentos eu acho incivel,e como na entrevista ela disse,quem resiste a um cheiro de perfume..
    achei a assimilação entre uma coisa e outra bem legal bjsss
    super beijo
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra,
      Então espero que você sinta e se apaixone por todos os aromas contidos nesses Perfumes. Quero saber, viu!!
      Bjos

      Excluir
  4. Concordo com a Carla, o problema não é publicar e sim todo o trabalho que vêm depois disso :)
    Parabéns pela entrevista!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi,
      Fazer o livro andar, ser conhecido, levar esses perfumes até as pessoas, esse é o grande desafio.
      Mas, sobretudo, é preciso acreditar no sonho e em nós mesmos.
      Bjos

      Excluir
  5. Ótima entrevista, não tinha parado para pensar, mas é verdade, à medida que escrevemos aumenta o amor pela escrita. Admiro ainda mais a Carla, mãe, mulher, profissional, tem muitas faces e ainda consegue escrever livros, tem que ter uma organização do tempo, determinação, amor para dar conta de tudo isso, parabéns. O perfume e o sabor criam memórias, marcam momentos, quero muito ler esse livro.
    Bjús, Cih
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulinha <3
    Que delicia essa entrevista! Já estava criando uma afinidade pela obra e depois de conhecer melhor a autora, fiquei com mais vontade ainda de ler 'Perfume de Hotel'. Não sabia (ou não lembrava?!) que a Carla era médica... Mas nossa, tiro o chapéu para ela: ser mãe, médica e escritora AO MESMO TEMPO não deve ser fácil! O gosto literário dela (hiper diversificado) também chamou minha atenção... E o fato d'ela ter mencionado/agradecido de uma forma tão carinhosa os blogs parceiros me fizeram sentir vontade de abraça-la!

    Beijos e sucesso ♥

    ResponderExcluir
  7. Ai que luxo esse livro Paulinha, adorei também a entrevista com a autora, mas vem cá ela escreveu esse livro em três meses é isso? Ou li errado? kkkk se for, caramba essa deve criar historia com uma facilidade! choquei!! kk

    Beijokas Paulinha!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista! Já vi o livro Perfume de Hotel em alguns blogs e fiquei super interessada, agora com a resenha, estou ainda mais! A autora é super simpatica e as respostas dela foram muito boas! Gente, amei as fotos!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paulinha!

    Nossa não sabia de tudo isso sobre a autora.
    Ela é tipo mil em uma rs. Desejo a ela todo sucesso que merece e que a cada dia seus escritos e seu gosto literario diversificado seja mais ampliado.
    Fico pensando como ela da conta de tudo, sendo mãe, medica, escritora e leitora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulinha, sua linda tudo bem???
    Fico muito feliz pela Carla e desejo muito sucesso para ela!!!!!! Eu li o primeiro livro e adorei!!!!!! Eu não esperava, fui totalmente surpreendida. Pela capa e pela sinopse, eu pensei encontrar, tio um guia de viagens. Mas eu estava errada, eu descobri muita vida nas página desse livro, emociona.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei as fotos, parabéns e muito sucesso a autora, que sorte que logo teve respostas das Editoras, muitos autores tem ainda dificuldades na publicação. beijos Paulinha lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, já tinha visto muitos posts sobre esse livro e fiquei bem curiosa. A entrevista serviu pra que eu conhecesse um pouquinho mais da autora. Que seja sucesso ambas as obras dela.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Paulinha,
    excelente entrevista, muito bom saber mais da inspiração dos autores. Bom saber que tem uma continuação... quem resiste a um bom perfume?
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir