quarta-feira, 11 de março de 2015

Resenha: A menina que media as palavras - Luis Dolhnikoff

Resenha: A menina que media as palavras - Luis Dolhnikoff
Classificação: 5/5
Editora: Quatro Cantos
Skoob

Sinopse: A menina que media as palavras - Luis Dolhnioff
A menina que media as palavras - Em A menina que media as palavras, o poeta Luis Dolhnikoff constrói com poemas-diálogos uma cativante conversa entre a menina Elvira e seu amigo “coloridão, bonachão e grandalhão”. Com grande beleza sonora e instigantes jogos de sentido, leva os pequenos leitores a descobrir a razão do nome das coisas, partindo da discrepância entre o tamanho delas e o tamanho das palavras que as designam – além de apresentar um olhar peculiar sobre os aspectos biológicos da turminha que habita este livro singular. Para as ilustrações, contou com o extraordinário trabalho do premiado ilustrador Guilherme Zamoner, que materializa Elvira e seu amigo, além de todo um mundo habitado por seres e coisas que são, ao mesmo tempo, conhecidas e inusitadas. Para isso, abusa de detalhes e constrói cenas divertidas e curiosíssimas, repletas
de intrincadas traquitanas. A menina que media as palavras proporciona às crianças um contato maravilhoso – e verdadeiramente raro – com a linguagem poética.

''Era uma vez uma borboleta
Que voava, lenta, sobre uma flor.

Tão lenta, sobre a flor e a folha, 
Que mais parecia uma bolha

De sabão.
Mas então...''

O que são as palavras para vocês? Por que determinada coisa têm o nome que têm? Por que uma coisa grande tem o nome pequeno e uma coisa pequena tem o nome grandão? Era uma vez... uma menina que questionava as coisas! Junto com seu amigão grandão e bobalhão... ops... Bobalhão não! Ela vai descobrir muitas palavras e porque são como são, dentro desse amigo há muitas palavras... mas será que Elvira vai conseguir entender tudinho por fim?

''Meninas fazem pipi sentadas
Meninos fazem pipi de pé...''

A menina que media as palavras é um livro lindinho! Com toda certeza dá muito gosto de lê-lo, sentir suas páginas, olhar suas imagens, curtir seus poemas! Com diálogos em forma de poesia, Elvira e seu amigo colorido esclarecem algumas questões fundamentais que a grande maioria das crianças já deve ter se questionado, ou perguntado para o papai ou a mamãe!!!

''Mas isso não importa nada
Se ninguém fizer pipi no pé''

A menina que media as palavras no meio a confusão busca esclarecer o mundo, brincando com as palavras, seus sons, seus tamanhos, um livro muito bonito que é capaz de encantar os pequeninhos pequenos e os grandões grandalhões!   

''Não seria uma borbolenta?
Uma borbolheta?

Borbolhenta?
Mas o que é uma borbolhenta?!

Uma borboleta lenta
E leve como uma bolha.

Ora bolas!
(Oi melhor: Ora bolhas!)''


O LIVRO POR DENTRO:


Paula Juliana

24 comentários:

  1. Oi!
    Esse livro parece ser uma graça mesmo! Quando eu era pequena não lia muitos livros assim, eram mais os contos de fas mesmo kkk
    As ilustrações e a poesia fácil de ler parecem perfeitos para todas as idades =]
    Bjs
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com/2015/03/promocao-100-seguidores-do-blog.html

    ResponderExcluir
  2. Ola Paula! Apaixonei, minha filha vai amar, se não tudo bem porque eu amei. ia ficando com o pé atras quando falou da diferença na hora do pipi,porque eu explico para os meus sobrinhos que a nada interfere na sua masculinidade, fazer algo dito que é para meninas não o torna uma menina, mas a conclusão foi perfeita e esse vem pra estante com certeza.Valeu pela dica.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Que diagramação linda esse livro tem! Não o conhecia, mas achei a parte interna dele uma fofura. Não estou muito curiosa para ler, não é um gênero que eu esteja acostumada, mas quem sabe um dia...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,
    Que linda diagramação mais linda gente, logo pelo título o livro me ganhou...me parece tão fofo...com certeza dica anotada para uma leitura para meus pequenos primos :) acredito que irão adora.
    Beijos

    Mari -

    Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Ai Paula, que livro mais cute *o*.

    Esse ano, com a parceria da Biruta, eu vou recomeçar a ler os infanto-juvenis que tanto adoro. Eles são simplesmente demais! Traduzem, a partir da linguagem das próprias crianças, coisas do cotidiano deles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii esse livro parece ser aquela historia bem fofinha ne?
    Gostei bastante e acho que irei procurar para o meu afilhado.
    Os desenhos são bem lindinhos também né?


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que livro gracinha! Sua resenha me fez lembrar de quando eu era mais nova e era a miss questionadora, ahahah. Tenho certeza de que lerei esse livro só pra sentir aquela sensação gostosa de nostalgia.
    Beijos, www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que capa LIIIIIIIIIIIIIIIIINDA! <3
    Gostei, quero ler
    Beijoss
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que capa linda, super fofo ^^
    Heitor adora livros assim, já tá começando a crescer a sua coleção, espero que ele continue assim!

    Vou ver se acho ele por aqui!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula, tudo bem??

    Que livro mais lindo... adorei as imagens... livros ilustrativos para crianças são mesmo fofos... eu adorei esse.... a questão da borbolhenta foi a melhor... a criançada inventa cada palavra nova que nos faz gargalhar Xero!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulinha! Tudo bem?
    Nosssaa!!!! Que resenha mais encantadora OMG o/ Adorei seu jeitinho de criticar essa obra. Me deixou com uma vontade de ler, de poder conhecer essa menina que media as palavras e seu amigo bobalhão kkkkkk
    Parabéns pela resenha blogueira!
    Beijos Pão de Queijo!!!

    ResponderExcluir