Pular para o conteúdo principal

Resenha: Bom dia, Sr. Mandela - Zelda La Grange

Resenha: Bom dia, Sr. Mandela - Zelda LaGrange
Classificação: 5 /5 ♥ Favorito 
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Bom dia, Sr. Mandela - Zelda LaGrange
Bom dia, Sr. Mandela - Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.

'' Esta não é a sua história. É a minha história, e estou feliz com ela. Mas o leitor pode ficar desapontado se espera que eu lave muita roupa suja em público. Eu não desrespeitaria a confiança que Nelson Mandela depositou em mim. Essa é a maior honraria que ele poderia ter me oferecido - confiar em mim -, e eu pretendo prezar isso pelo resto da minha vida. O que decidi contar, e o que decidi omitir, no que lhe diz respeito, é baseado nessa confiança.''

Baseado em fatos reais...

Nada captura mais a atenção de uma pessoa do que essa frase, seja em um filme, em um livro, ou uma série, quando escutamos ou lemos esse chamado, prestamos duplamente atenção, então quando começo a ler essa biografia, minha atenção é redobrada, é precisa, pois sei que o que vou encontrar é mais que uma história, são vidas, são pessoas reais, são fatos verdadeiros que não só poderiam ter acontecido, mais de fato, que aconteceram!

Confesso que não conhecia absolutamente nada sobre Mandela, até começar minha leitura! 
E o que encontrei me fez criar uma profunda admiração por esse homem! Um homem que conseguiu o impossível, que fez de sua vida uma missão, uma luta sem fim!

Preconceito é um tema complicado, e eu achava que sabia o que era isso, o que era preconceito, mas nunca presenciei  o preconceito de uma forma tão forte e intensa quanto lendo essa obra.

Conheci um pouco da história da África do Sul, conheci o que estava acontecendo naquela nação, quando eu ainda nem tinha nascido, e depois, enquanto eu era pequena e protegida em meu lar, nunca imaginaria, que lá do outro lado do mundo, um povo estava sendo tão oprimido e discriminado, ao ponto de não serem considerados pessoas por causa da sua tonalidade de pele!

''... é que você tem de prestar contas a uma pessoa apenas, que é você mesmo. Você tem que ir para a cama todas as noites com seus pensamentos e sua consciência...''

Nessa obra Zelda La Grange, a secretária pessoal de Mandela, conta a sua história de vida, mistura com tudo que conhece e que pode contar da vida do Presidente Nelson Mandela, mas o livro vai muito além disso, Zelda é uma Africâner, uma branca, criada na cultura do apartheid, onde os negros eram considerados nada, sofriam a mais cruel das cruéis formas de opressão, e Zelda acreditava na supremacia branca, criada em família tradicional, seu pai por exemplo via Mandela, como um terrorista, e assim foi durante sua infância e adolescência, até Mandela sair da prisão depois de vinte sete anos!

Mais tarde, depois de solto e que virou Presidente foi que Mandela começou a mudar tudo, inclusive mudar o mais difícil que é o modo de pensar das pessoas, e foi nessa época que Zelda foi trabalhar próxima desse homem, que mais tarde viria a ver como seu vô, como um homem que admirava e amava, não mais se importando com a cor de pela dele.       

''Sou uma bilionária emocional, e, se mais nada extraordinário acontecer no resto de minha vida, ainda estarei contente com essas lembranças até o dia da minha morte. Tive um vida rica. A maioria das pessoas jamais experimentará o que testemunhei, portanto minha história é de transformações, de lentas metamorfoses mentais e do sistema de crenças onde me encontro hoje.''

Sinceramente achei a obra INCRÍVEL, são poucas as biografias que me conquistaram, e ver Mandela, pelos olhos dessa mulher me conquistou, achei ele maravilhoso, um homem incrível e muito, muito inteligente! Um homem que sabia convencer, cativar e liderar as pessoas! Que foi uma tremenda inspiração para muitos! 

''... ao decidir perdoar você não apenas libera o oprimido como libera o opressor.''

Zelda além de tudo isso, escreve muito bem, conta a história de uma forma, direta, sem frescura ou lenga lenga, se expondo inteiramente, falando dos seus preconceitos, dos seus sentimentos com determinadas pessoas, e expondo sua lealdade com Mandela!

Em alguns momentos da leitura fiquei realmente muito emocionada! 

A obra é linda tanto pela história, como também, pela parte física, a diagramação é impecável, revisão impecável, sem erros, e a capa não poderia ser mais significativa, é uma foto da própria Zelda segurando as mãos de Mandela. Ainda no fim do livro encontramos fotos de registro pessoal dos dois. 

''Quando você fala com um homem, você fala com sua cabeça, mas, quando você fala com ele em sua língua, você fala com seu coração.''

Bom dia, Sr. Mandela fala também das missões de paz de Madiba - era como algumas pessoas mais intimas se referiam a ele, pelo mundo, como também de ''pequenos'' momentos de alegria e amizade, como quando Mandela conheceu o cantor Bono e seu carisma, Madiba ficou encantado... e fala de momentos de tristeza também, como o diagnostico de Câncer de próstata em 2001 e como, seu Khulu, palavra que significa avô, enfrentou esse momento pelos olhos de Zeldina

''Na vida, não é importante o que acontece com você, mas como você enfrenta o que acontece com você.''

Dividido em quatro partes intensas, Bom dia, Sr. Mandela, mostra a humanidade, humildade e solidariedade desse exemplo de homem, mostra como ele mudou a vida de Zelda La Grange, assim como mudou e salvou uma nação inteira, um homem que fez de sua missão de vida trazer a PAZ para o mundo e a compaixão para a vida das pessoas!

Bom dia, Sr. Mandela foi um grande prazer conhecê-lo Khulu! 

''Mas os heróis nunca morrem...''

''Sou o mestre do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.'' *Nelson Mandela

Paula Juliana

Comentários

  1. adorei a resenha! deve ser um ótimo livro, me interessou ;)

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, tudo bem contigo ???
    Menina, que livro é esse ?! Confesso que não tive a chance de ler essa biografia ainda, e estava bem dividida se deveria ler o livro ou não, mas graças a sua resenha eu me decidi, eu preciso ler esse livro !!!
    Gosto muito de biografias, mas não é qualquer biografia que me conquista sabe. Muitas vezes eu penso muito antes de comprar um livro com essa temática, gosto de ter admiração pela pessoa, ou pelo tema do livro, e é esse o caso quando falamos desse livro. Sempre admirei a coragem e a força de Mandela, ele é definitivamente um exemplo, um exemplo que deve ser seguido !!!
    Fiquei tão feliz por saber que você gostou do livro, fiquei contente por ver que a Zelda deixou a sua criação de lado e foi trabalhar com Mandela. Tenho certeza de que os relatos dessa mulher devem ser emocionantes e cheios de mensagens para a vida !!!
    Paula, agora eu não tenho outra escolha senão ler esse livro !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryoko! Estou ótima amada! Esse seu comentário fez tudo valer a pena! Obrigada sua linda! Fico muito feliz mesmo, Essa livro foi uma grande surpresa pra mim, pq não sou uma pessoa de biografias, são poucas que gosto! Mas essa me conquistou, por muitos motivos, e a sensibilidade, o teor histórico, a riqueza geral foram algumas delas!
      Fiquei encantada com a vida desse homem!
      Obrigada! Grande beijo!

      Excluir
  3. Oii! Adorei a resenha.
    O livro parece ter uma história linda!!

    Beijos

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A história de Mandela é de uma beleza e dor quase inenarrável. Esse homem é um lutador inveterado, sempre buscando o esclarecimento da sociedade. Qualquer livro sobre ele me interessa. Ainda mais esse que tem um ponto de vista bem diverso.
    Com certeza vou querer ler.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada!!!! Leia mesmo, é uma obra maravilhosa! Beijos

      Excluir
  5. Em primeiro lugar parabéns pela resenha. Ficou ótima. Eu não gosto muito de ler biografias, mas por essa me interessei. Tanto que solicitei o livro para a editora. Mas como tenho muita coisa para ler e resenhar, cedi ele para uma amiga resenhar. Mas ainda pretendo ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Sil!!!! Espero que leia mesmo, é uma grande leitura, com ou sem resenha não deixe de ler amada! Beijão

      Excluir
  6. Sou muito fã do Nelson Mandela!
    Adorei a dica do livro!
    Fiquei curiosa!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, amei sua resenha.Sério.Resenhas boas nos despertam a vontade de procurar mais sobre a história :)
    Eu acho que conhecer um pouco mais sobre as pessoas incríveis desse mundo nos orienta,né?Nunca sabemos completamente tudo, até um dia alguém resolver escrever um livro sobre isso.
    Gostei muuito e vou procurar ler :)

    beiejinhos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Carolina!
      São exemplos a serem admirados com toda certeza! Espero que leia amada! Beijão

      Excluir
  8. Oi Paula!
    Gosto bastante de biografias, mas não conhecia essa. Parece ser um livro intenso e emocionante. Não é o tipo de leitura que estou no clima nesse momento, mas não descartaria ler um dia.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari deixe a dica notadinha na agenda que merece mesmo ser lida, não sou de biografias também, são poucas que me conquistam e essa fez seu papel! Amei! Beijos

      Excluir
  9. Ah que bacana essa indicação!
    Esse tipo de livro é clássico, tem que ler!
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  10. Precisamos todos de paz e menos preconceito. Muito menos!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parece ser uma história linda e emocionante *o*

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo flor! Perdi as contas de quantas vezes me emocionei com ela! Beijos

      Excluir
  12. Que lindo!!!!!
    Ainda não li biografias, mas essa definitiivamente seria uma das primeiras! Que incrível deve ser conhecer mais a história do grande Mandela <3
    Amei a resenha, flor!

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo incrível Camila, eu li umas três bios na minha vida, essa foi de longe a melhor! Amei Beijos

      Excluir
  13. Que resenha linda Paula!

    Mandela de fato foi um ícone de sua geração que nos influencia (Nós, mundo) até hoje! AMO biografias e essa sem dúvidas vou ler. Louco para ver as imagens no final do livro também, pelo que vejo, a Novo Conceito fez um trabalho primoroso com esta obra. E não é de se esperar menos... esse homem de ouro merece muito mais! Quero conhecer esse preconceito relatado mais de perto e me emocionar mais ainda com a leitura. Sei que é isso que irá acontecer quando eu iniciar a leitura... Obrigado pelo post maravilhoso querida! E as frases da leitura nas "bordas" da resenha... muito amor <3 Grande beijo!


    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras - viajantedasletras.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ewerton!
      Espero que leia mesmo, o livro é lindíssimo, as fotos são um belo complemento, se vc já gosta de biografias vai pirar com a qualidade dessa, obrigada pelas palavras carinhosas! Grande beijo!

      Excluir
  14. AMEI o livro !!!
    Mandela foi um homem incrível , não é a toa que ganhou o Nobel da Paz anos atrás ...
    É sempre bom ter um livro de maior conteúdo na estante , por isso , vou correr para adquirir o meu .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Ele é uma pessoas a ser muito admirada mesmo! Não tinha nem uma pequena noção de toda a história desse homem e é impossível não se apaixonar pelo seu carisma! Beijos

      Excluir
  15. Oi, Paula!
    Eu realmente fico feliz em saber que você gostou de fato da biografia. Não costumo ler muitos livros do gênero e dificilmente me interesso por algum. Mesmo você elogiando bastante o livro, ainda não me senti cativado a ponto de querer lê-lo, sabe? Mas adorei saber sua opinião. Você foi bastante clara e sincera ao expô-la.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assim também Leandro, por isso fiquei tão surpresa por ter me envolvido dessa maneira com esta! Muito obrigada!!! Beijos

      Excluir
  16. Adorei a resenha. Fiquei curiosa para ler :)

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Paula!
    Esse é um livro que não me interessa muito mas achei a resenha muito boa. Parabéns! :D

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Paula,
    Linda resenha! Eu não costumo ler biografias, mas a de Mandela deve ser mesmo inspiradora.
    O mais legal é ter sido escrita por alguém assim tão próxima dele. Deve ter trechos emocionantes e palpáveis, não é?
    Um homem que inspirava o melhor nos outros deve ter uma história ainda mais fascinante. Espero poder ler em breve e gostar tanto quanto você gostou.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Muito obrigada! Sim é bem pessoal, dava de ver como a autora amava aquele homem, e por ela ver ela daquela maneira nós automaticamente já gostamos muito dele!
      Espero que leia! Beijão

      Excluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,