Pular para o conteúdo principal

Resenha: Eu te darei o sol - O amor é apenas a metade da história - Jandy Nelson

Resenha: Eu te darei o sol - O amor é apenas a metade da história - Jandy Nelson
Classificação: 5/5 ♥ Favorito - Do tipo que você deve ler!
Editora: Novo Conceito
Skoob

Sinopse: Eu te darei o sol - O amor é apenas a metade da história - Jandy Nelson
Eu te darei o sol - Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

''Por isso é que ninguém nota que Jude fala por nós dois, por isso é que conseguimos tocar piano somente a quatro mãos, nunca sozinhos, por isso é que nunca brincamos de joquempô, porque nunca em treze anos, escolhemos coisas diferentes. É sempre assim: duas pedras, dois papéis, duas tesouras. Quando não nos desenho assim, eu nos desenho como pessoas pela metade.''

Literatura! Literatura pura, simples, lírica... sincera.
Nada como ler um bom livro e viajar nos seus sentimentos, não é? E existem livros e livros, livros que apenas contam algo e livros que nos fazem viajar junto, eu já li dos dois tipos e de muitos mais, então, quando digo que Eu te darei o sol, é uma riqueza de literatura, é porque ele realmente, para mim, foi uma leitura especial, do tipo de livro que não apenas diz, ele vai mais fundo, ele te pega pela alma e te leva, como uma onda, mais fundo, mais fundo, até que você se afogue nele! 
Quando comecei essa obra de Jandy Nelson foi como em um belo oceano tranquilo, com algumas ondas aqui e ali, em determinado ponto da história, já não conseguia ver a praia, somente o horizonte, e esse é um sentimento maravilhoso de se encontrar dentro de um livro!

''Tem um lugar onde me escondo dentro de mim, um lugar onde ninguém consegue chegar, por mais que tente. Não sabia que ela tinha um lugar assim também.''

Dois irmãos. Duas história. Duas almas que se completam até se perderem...
Assim são Jude e Noah! Posso apresentar duas Judes e dois Noahs para vocês, posso apresentar duas Judes dentro de duas Judes e dois Noahs, dentro de dois Noahs, porque essa obra fala sobre isso, sobre o que as pessoas são por fora, e o que as pessoas são por dentro, sobre as determinadas fases da vida, e como essa vida pode transformar a pessoa. Somos todos humanos, com muitas pessoas dentro de uma só!

Primeira parte:
Noah é um artista, um menino de treze anos que se expressa pelos seus desenhos, que não se mostra para o mundo, ele é estranho, fechado, ele é ele, e não consegue fingir ser outra pessoa. É o menino que ama sua mãe, é a outra parte de sua irmã Jude, pelo menos costumava ser antes de Jude criar peitos, ele é o garoto que sofre Bullying, é aquele que tentam jogar pelo penhasco, é aquele que briga com sua sexualidade, e desenha, desenha tudo com a ponta dos dedos, ou giz e carvão!
Jude é Jude! A menina desabrochando, linda, popular, talentosa, aquela que tem os meninos emaranhados nas pontas dos cabelos, é a filhinha do papai, a que tem muito amigos, aqueles, os legais, é aquela que é normal, é a gêmea que deu certo!

Então a vida acontece... 
E a gente aprende que não tem controle algum sobre ela...

Segunda parte (Isso é uma separação minha, não tem essa divisão no livro):
Agora os irmãos com 16 anos, uma tragédia acontece, caminhos diferentes, eles nem mesmo sabem mais quem são!
Noah é o cara comum, não desenha mais, é o garotos com muitos amigos, e com o normal e até popular escrito na testa, ele é o cara legal, mas agora se esconde, não mostrar mais o menino que é, ou será que esse garoto vive ainda?
Jude é a estranha, grudada na bíblia da avó morta, vendo coisas que não existem, ou existem, quem vai saber, é a artista que não consegue fazer um trabalho sem rachaduras, é a menina que se enconde nas roupas largas, que tem uma cebola dentro do bolso, que acha que vai morrer a qualquer hora por alguma doença qualquer!

''Se um dos irmãos gêmeos se cortar, o outro vai sangrar.''

A obra é intercalada por Noah e Jude contando suas história, esses Noahs e essas Judes, os gêmeos de treze e os gêmeos de dezesseis, e o leitor tenta... tenta juntar os fatos, entender as mudanças dos personagens, entender os mistérios, e o que aconteceu de tão grave para separar, e juntar, e separar e juntar esses irmãos, como um grande quatro está toda a família, um pai e uma mãe, uma divisão, uma dubla que se mistura e muda de lado a toda hora, até que não haja mais lado algum, parece confuso, não é, Eu te darei o sol é sobre a vida, e sobre ser humano, sobre as falhas, sobre os lados bonitos e os feios, sobre a família, e sobre as pessoas que mais são próximos de você e que mais podem te machucar, intencionalmente ou não, e é sobre o AMOR, de muitas e muitas formas e muitas metades, como Jude e Noah, a luz e a escuridão, a tinta e a cor, o sol e a lua, e a linda e louca divisão que esses irmão fizeram! Uma linda bagunça!

'' - Ah, claro - diz ela, surpreendendo-me completamente. - Eu te darei o sol.''

Bem.. e eu nem vou perguntar quem é o maldito Ralph!?!

''Não vejo a menina que subiu na minha escada de incêndio, que acha que derramar açúcar vai mudar sua vida, que acredita que está correndo perigo mortal por causa de um gato, que chora porque não vou ajudá-la. Não vejo a menina que me disse ser tão triste quanto eu sou, que diz que sua mãe furiosa quebra suas obras. Onde está essa menina? - Esse tipo de menina? Seus olhos incendeiam os meus. Ele está esperando uma resposta?'' 
  
A escrita da obra é uma coisa linda, é inspirador ler, é bem indescritível. Apaixonante!
Tanto pela escrita, pela história, pelos temas, os personagens profundos e humanos, pelos amores, pelas paixões, pelas descobertas, pela beleza do conjunto como uma obra de arte!

''Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história.''

Me surpreendi completamente com Eu te darei o sol, não esperava o tipo de leitura que encontrei, fiquei boa parte da leitura me ajustando entre o riso bobo e a emoção que me despertava lágrimas, mas não aquele choro de tristeza, e sim aquela emoção que vem de repente, e do nada é substituída por outro sentimento, mais arrebatador, ou mais singelo, uma história muito bonita, que fico muito, muito feliz de ter lido! 
Eu te darei o sol foi um livro especial e inspirador! Daqueles para se levar no peito! Recomendadíssimo! Não deixem de ler!  

'' Reconstrua o mundo...''

Paula Juliana   

Comentários

  1. gostei muito das citações que escolheste :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!! Juro que me emocionei apenas lendo a resenha, imagina lendo a obra?
    O simples é sempre o mais emocionante, o carregado de sentimentos...e nessa história de irmãos gêmeos, parece que o sentimento é o que move a vida de ambos.
    Já me apaixonei e vou agora procurar o livro! Amo isso, amo muito tudo isso!!!!
    Parabéns pela resenha ímpar!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amada, a escrita e a história é carregada de sentimentos, é um lindo livro, me apaixonei, os irmãos são perfeitamente imperfeitos, isso foi o que mais gostei, dessa vulnerabilidade, muito obrigada, e quando ler venha falar comigo, vou adorar conversar! Beijinhos

      Excluir
  3. Eu estou louca para ler esse livro !
    Fiquei admirando sua resenha e babando pelos quotes :)
    Pretendo comprá-lo o mais rápido possível ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Di! A resenha não seria nada se não fosse a grande história! Beijos amada!

      Excluir
  4. I would like to read this book on the beach now!!!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    My Facebook

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Pela sinopse eu já tinha colocado o livro entre os meus desejados, mas fiquei feliz mesmo ao perceber que a obra vai muito além do que eu imaginava, que ela é muito mais inteligência e poética do que eu concebia. Com certeza vou querer ler.
    Excelente dica!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Que escolha tão interessante!

    r: Muito obrigada :)
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha!
    Já coloquei esse livro na minha lista :)
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  8. Amo livros que pegam pela alma também , esse parece ser mesmo muito especial , fiquei muito interessada!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, a história desse livro é super interessante.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li, mas vou procurar ler assim que eu acabar o que estou lendo, pois pela sua resenha me parece ser um bom livro

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Depois de ler sua resenha fui correndo marcar esse livro como desejado, eu já li resenhas dele mais a sua foi a que me cativou mais e gostei da divisão que você fez para explicar a fase dos personagens, até parece que eles trocaram de personalidade quando cresceram. Quero muito ler o livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada De! Espero que se encante, pq é um ótimo livro! Lindo! Beijos

      Excluir
  12. Esse livro parece ser mara, hein!?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. oooi
    Tudo bem?
    Eu AMO quando um livro é cheio de emoções e sentimentos.
    Pelo visto este livro já está na lista de muita gente.
    Bons livros são verdadeiras obras de arte. ^^

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Da!
      Isso é a mais pura verdade!!! São uma linda arte! Beijos

      Excluir
  14. Uma excelente dica de livro, a resenha ótima uma história emocionante, Paula tenha uma ótima semana beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Paula! Tudo bem? Nossa, que coisa boa saber que Eu Te Darei O Sol é tão bom assim! Estava com altas expectativas em torno do livro e saber que ele é tão bacana assim me deixou mega feliz! :D Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Tony!!!!! Eu estava assim também, espero de coração que sinto um pouco do que senti lendo! Beijos

      Excluir
  16. Acho que eu iria gostar muito de ler esse livro, e Noah me lembra o rapaz do The Walking Dead hahah
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um belo livro, curti ;)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, amei sua resenha. Comecei esse livro hoje e gostei muito de saber que ele é tão profundo assim. O primeiro quote que você separou, foi bem o que eu separei também hehe. Li poucas paginas até agora e percebi uma enorme evolução na escrita da autora. Eu gostei de O céu está em todo lugar, mas ele era tão superficial se comparado a esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele quote é perfeito né?! Sim, a gente vê como os personagens e a história vai ficando cada vez mais profunda e intensa! É maravilhoso!
      Beijos e obrigada!!!

      Excluir
  19. Olá.
    Ai, tenho muita vontade de ler esse livro. Acompanho o preço deles desde quando lançou. rs
    Não tinha visto uma resenha dele até então, amei a sua, fiquei com mais vontade ainda de ler!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Do jeito que você escreveu deu super vontade de ler. A literatura é boa por isso, por nos fazer compreender o outro, ser um pouquinho do outro e ao mesmo tempo conhecer a nós mesmos.

    Achei a pegada do livro bem gostosa, vou procurar pra ler.

    ResponderExcluir
  21. Oi Paula!
    Haha, O MEU CHEGOU ESSA SEMANA. E já to babando para ler ele. Li a prova que recebi e já fiquei com mais vontade ainda de conhecer <3 Parece ser uma história bem legal. Não li nada da autora ainda, mas sei que o outro livro dela também é excelentemente criticado. Espero gostar de tudo <3
    PS: Menina se le rapido viu! Rapida no gatilho. Queria ler assim!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rápida nada David, já fui muito mais, to meio lerda agora, e leia mesmo que é DEMAIS, eu amei mesmo, o meu preferido dessa caixinha, até talvez de todas! Beijos

      Excluir
  22. Aii que tudo. Esse livro chegou na minha casa semana passada e estou completamente louca para ler. Só vou terminar O álbum (Por sinal , muito bom também) e não vou perder tempo. Nunca li nada da autora, mas o outro livro dela também arranca elogios. Louca para conhecer Eu te darei o sol! <3
    #Resenhaperfeita
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, corre para ler mulher!! Eu amei ele, muito mais que O Álbum, espero que se apaixone que essa é uma leitura especial! Beijos

      Excluir
  23. Já tinha ouvido falar que o livro é bem denso e de escrita um tanto confusa, e com a sua resenha compreendi o porquê e me pareceu bem curioso o livro, por mais que eu evite leituras com este tipo de densidade.

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, o livro é incrível!!! Espero que vc aposte nesse que merece toda atenção! Beijos

      Excluir
  24. Gi, o livro é incrível!!! Espero que vc aposte nesse que merece toda atenção! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Amei as citações , achei um tanto denso mas maravilhoso , adoro livros assim também!
    Linda resenha!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  26. Adorei, parece otimo !! QUero ler

    beijos !!
    www.paaradateen.com
    www.youtube.com/paaradateen

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Butterfly Editora  Skoob Sinopse: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier Filha da Floresta - O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...  Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção. J...

Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi

Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi Classificação: 5/5 Favorito Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse - Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi UM DIA EU POSSO ROMPER UM DIA EU POSSO R O M P E R E ME LIBERTAR NADA MAIS VAI SER IGUAL O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira. O ministério da Saúde adverte... esse livro pode conter altas doses ...