Pular para o conteúdo principal

#SemanaProibido @EditoraValentina - Resenha: Proibido - @OverdoseLiterária

#SemanaProibido @EditoraValentina - Resenha: Proibido - @OverdoseLiterária


Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 
Editora: Editora Valentina


Sinopse: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. 
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.


''- Não sei - sussurra. - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?''


Estava pensando em começar essa resenha com alguma frase de efeito, ou algo que logo demostrasse o quão ótimo é esse livro, porém, Proibido foi uma leitura que nem sei como começar a descrever, acabei de terminar a obra e sinceramente me sinto meio anestesiada, não sei se já aconteceu com vocês, quando fechei esse livro, só parei, fiquei olhando para o teto e me deu aquele branco, aquele ''e agora?''. E o que falar dos sentimentos que surgiram durante a leitura, e principalmente na parte final? Um desespero monumental! É o tipo de leitura que mexe tanto com você, que até fisicamente você chega a sentir, o coração apertado, aquela sensação na boca do estomago, e a vontade de chorar, convincente, envolvente e apaixonante, muito emocionante também, não vou me assustar se voltar a chorar escrevendo essa resenha!


''- Mas ele beijou você. - gritou, sacudindo-o pelos braços para ressuscitá-lo - Ele tentou, é verdade, mas eu não deixei! E sabe por que? Quer saber a razão? Quer realmente saber a razão? - Ainda o segurando com ambas as mãos, eu me inclino para frente, ofegante, lágrimas quentes e pesadas me escorrendo pelo rosto. - Foi por isso...''


O enredo é no minimo polêmico, acredito que falar assim de cara, só citar uma simples palavra, pode fugir ou aguçar vários tipos de leitores, mas nessa literatura, como na literatura em geral sentindo tudo que os personagens sentem, e sabendo o que está acontecendo pelos olhos deles, entendo aquilo tudo, desde o principio, sem preconceitos, sem opiniões pré-formadas é muito, muito diferente.

Vamos lá! Sem mais mistérios!

Encontramos uma família onde um pai a abandonou e uma mãe é tão ausente que entre o vício da bebida e o comportamento de adolescente sem causa, ela não pode nem cuidar dela mesma, quem dera de cinco filhos. 
Então, temos os cinco filhos, Lochan de quase 18 anos, Maya de quase 17, Kit de treze, Tiff de oito, e a pequena Willa de cinco. 
Uma casa sem mãe e sem pai, com crianças pequenas, alguém tem que cuidar, alguém tem que fazer esse papel, fazer comida, educar, dar banho, pegar e levar para a escola, dar o apoio emocional e estrutura que todas as crianças precisam para sobreviver. 
Nessa ''brincadeira'' da vida cotidiana, quem assumiu os papéis de autoridade foram Loch e Maya, Maya e Loch, o irmão e a irmã que se apaixonaram, que acabaram se envolvendo e se amando muito, muito mais do que a sociedade permite e aceita de uma relação fraternal!

Amor! Paixão! Uma família quebrada! Crianças! Uma relação incestuosa! Essa palavra é forte e realmente não queria usar na resenha, mas acredito que quem ler e quem leu a obra não pensou nessa palavra como uma coisa feia e nojenta, que é como geralmente a gente pensa imediatamente! 

O livro é tão bonito! Lindo mesmo, Loch é um homem maravilhoso, inteligente, maduro, brilhante, só com 18 anos, não posso chamar ele de garoto, a vida o ensinou muito cedo a ter muitas responsabilidades, a mesma coisa podemos falar de Maya que não era criança a muito tempo também. É um tema tão complicado de falar, que eu queria muito explicar como foi calmo esse inicio de relação, como foi natural para os dois ''irmãos'' se apaixonarem, porque os dois nunca se viram no papel de irmãos, os dois sempre foram parceiros, almas gêmeas até, amigos, mas passando a vida toda praticamente fazendo papel de mãe e pai em casa, sendo as figuras adultas em uma família, sendo o apoio, o porto seguro um do outro, não foi tão absurdo quando esse sentimento maior surgiu no meio da relação desse casal. 


'' - Nós não fizemos nada de errado! Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?''


A escrita de  Tabitha Suzuma é literatura pura! É linda, linda, linda, faz o leitor se emocionar ao estremo, pois faz ele ser parte da história, encontramos os pensamentos de Loch e Maya de uma forma tão lindamente atormentada, tão palpavelmente real e cheia de sensações e sentimentos, emoções, que é preciso ter um coração de gelo para não se deixar sentir por essa história.

A relação de Loch e Maya é muito bonita, a relação da família é muito bonita, as crianças são maravilhosas, todas com a personalidade bem definidas, bem acentuada, com os traços totalmente próprios e originais. Willa e sua inocência, Tiff e a sua energia, Kit e a sua rebeldia, o filho do meio que queria ser ouvido!

Realmente me envolvi com todos os personagens, não consegui enxergar o romance de Loch e Maya como uma coisa errada e feia em momento algum, vivi todas as fases com eles, desde o entendimento do que estava acontecendo, ao o lutar contra, enquanto eles lutavam contra o sentimento, eu só faltava levantar uma faixa de torcida aqui, até tudo que aconteceu até o momento final. Aguenta coração!!!

A autora levanta várias bandeiras, fala sobre o incesto nos Estados Unidos, sobre como é considerado crime mesmo de forma consensual, aparentemente não é todas as formas de amor que são liberadas pelo mundo mesmo, ela fala também das famílias e as ''funções'' trocadas, fala daquela mãe que coloca o filho no mundo e vai ser feliz, daquele pai que constrói uma nova família e deixa a antiga esquecida, fala de fobias sociais, Loch tem o que os médicos chamam de ansiedade social, que é aquele medo de se envolve, de até falar com pessoas novas, de se expor em público, e aborda também o papel ou não do governo, no caso da assistência social, os cinco irmãos não queriam se separar, mas se descobrissem que eles viviam em uma casa abandonada pela mãe e o pai, iria cada um para um orfanato e aí chegamos novamente a missão de Loch e Maya de ser os pais ali!

''Não adianta lutar, só servia para nos magoar mais ainda. O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor. Sem Maya, eu perco todos os três; separados, morreríamos lentamente.''


Terminei Proibido com o coração na mão, um acidente de trem abulante, foi uma leitura intensa, uma das melhores que fiz esse ano, envolvente e bonita em cada linha lida, comovente e sensível, falando de um amor de uma forma tão pura que chega a assustar! Indico para todos os tipos e estilos de leitores que se propõem a ler de mente e corações abertos para entender e sentir a beleza dessa história cheia de um lindo e completo amor. 
Recomodadíssimo! Uma obra incrivelmente maravilhosa e destruidora!!!! Do começo ao fim!!!!   

''Nunca deixem nenhum deles perder! Mesmo que antes deem uma canseira neles, vocês sempre, sempre têm que deixá-los vencer no final.''

*Resenha ORIGINAL: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma

Paula Juliana

Comentários

  1. Oi Paula!
    Ai, menina, eu não consegui gostar desse livro. A história acabou me incomodando muito e acabei deixando esse livro de lado...quem sabe mais para frente eu consiga ler \o?
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha! Saudades de você e do seu blog. =)

    Que bom que se emocionou tanto e que achou a escrita da autora tão linda assim! Queria muito ler esse livro quando foi lançado, mas sem expectativas, evitei a sinopse e tentei nem prestar muita atenção na capa. Agora depois de mil resenhas terem me contado que fala sobre incesto, me desinteressei. Amo esses livros destruidores, mas por enquanto decidi não ler. Pode ser que daqui a um tempo eu mude de ideia.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Olááá!
    Amo livros que me deixam sem fala e percebi que isso aconteceu com você através desse livo!
    Ameiii a sua resenha e estou louca para ler o livro.. realmente, não dá para ver a relação entre os irmãos como algo feio, pois foi o amor deles que permitiu que aquela família fosse para frente...
    Acho que essa história tem muita sensibilidade!
    Parabéns pelo post! EU AMEI!
    Beijinhos,
    Alexandra
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha até hoje eu tive muito receio de ler esse livro, mas depois de tudo que vocÊ falou em sua resenha
    acabei que me convencendo de verdade a ler esse livro, mas provavelmente irei ler em ebook. Eu não sei, eu estava com medo de não gostar por conta do tema, mas como aborda um romance não muito comum, mas mesmo assim nos mostra um outro lado da moeda sobre o amor, eu fiquei praticamente curiosa. É como a gente vê também os relacionamentos gays né? Tipo....muita gente na sociedade é contra. Rola o preconceito, mas havendo o amor no meio e daí ? É uma escolha de cada um. Então por isso mesmo fiquei interessada em ler esse livro. Não é algo que eu aceite aos meus olhos sabe? Não tenho preconceito, mas não foi algo que aprendi como relacionamento. Mas respeito. Isso é o minimo que a gente deve para essas pessoas que passam por essa dificuldade. E lógico, sem discriminação!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-vandre-o-homem-que-disse-nao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil! Isso que disse é uma verdade, geralmente quando falamos sobre o enredo desse livro, sobre o tema abordado, é normal a pessoa que está do outro lado torcer o nariz, geralmente somos julgadores, e temos alguns olhares PRÉ conceituosos. Esse livro é lindo, e é um tremendo tapa na cara! LEIA! Obrigada pelo comentário amada!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Paula,
    Que legal ver essa resenha por aqui. Acho que Proibido meche com os sentimentos do leitor, pois já li várias resenhas falando que queria achar errado o envolvimento entre os dois, mas era impossível. Essa história deve ser repleta de sentimentos e sofrimento. É uma leitura que quero muito fazer, aliás, não vejo a hora de fazer.
    Ami a resenha.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Eu sou louca para ler esse livro pois sei que aborda um tema bem polêmico e tudo mais, adoro livros com temas fortes assim e espero amar esse livro pois só vejo elogios e só escuto o quanto ele é tocante. Ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Não é a primeira postagem da ação que vejo, mas valeu pra reforçar meu desejo em lê-lo.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, essa é a segunda resenha que eu vejo sobre o livro, sou doida pra ler ele.
    Amo quando o livro nos faz ter tantas emoções! Como você disse, parece ser bem comovente, e cheio de amor.
    Já quero, hehe

    Beijos e parabéns pela resenha♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Paulinha lindona confesso que ainda não tive condição emocional para ler esse livro, sei que vou ficar dividida ainda mais com um amor assim, esse livro muitos amam e outros odeiam e abandonam a leitura por não concordar com o tema, mas acredito que todos devam ler com a mente aberta sem pré julgamento. Amei a resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Estou contando os segundos para ler esse livro.
    Sinceramente amei as suas impressões e os quotes.
    É um tema polêmico mesmo e preciso saber como a autora tratou.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Olá, Paula.
    Em quase todos os blogs que entro, vejo postagens sobre esse livro hehe. Já estou necessitada de ler ele. O tema é muito polemico mesmo. Não sei o que eu iria pensar da história. Num primeiro momento é claro que vem o é errado na cabeça, mas vendo o crescimento da história, como você falou, não sei de que forma eu olharia para eles. Assim que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita curiosidade para ler este livro e ao mesmo tempo, medo tb. Infelizmente já peguei muitos spoilers e sei como tudo se encerra, e ainda assim, a vontade não diminuiu.
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, me impactei no momento que você disse irmãos. Não consigo nem pensar nesta possibilidade. Para mim é um absurdo grande demais e olha que eu tenho a mente bem aberta para diversas questões mas acredito que há algumas coisas que não tem como existir, mas realmente depende de como as pessoas são criadas.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Uma amig minha tinha lido o livro e me recomendado, eu comprei e faz mas de 4 meses que esta na minha estante, depois do que li me deu uma vontade enorme para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi, flor!
    Adorei seu post! Eu acho que Proibido é o tipo de livro que não sairá das minhas lembranças e tampouco do meu coração. Eu adorei a história desse casal, embora ela tenha me despedaçado por dentro. Eu me senti quebrada, porque a verdade é que temos muitas crianças nas condições da família de Lochan e Maya. :( Só espero que o final dessas famílias seja melhor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Paulinha! Vejo muita gente amado este livro e dizendo que ele é destruidor.
    Quero ler a trama para ter minha própria opinião e não sei se vou gostar assim, mas tenho minhas expectativas

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  17. Sem ler o livro não consigo pensar nesse relacionamento como algo além de incestuoso, por isso que estou curiosa para ler a obra, pois deve passar uma mensagem totalmente diferente!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    Com certeza esse é um livro polêmico, mas pela sua resenha me conquistou a ler ele, sobre o incesto, já algum tempo é abordado na serie Game of Thrones, de uma maneira positiva/negativa, cada um tira suas conclusões.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    estou louca para ler esse livro, incesto não é um tema muito frequente e parece que a autora soube lidar bem com ele. Quero saber mais detalhes da história, tomare que eu goste tanto quanto você, bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá

    A primeira coisa que chama atenção no livro é a capa muito linda, vejo várias críticas positivas ao livro e tenho muita vontade de ler até por se tratar de um tema polêmico,gosto bastante de livros assim,gostei da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Olá. Parabéns pela resenha e que bom que tenha te agradado tanto. Mas não tenho curiosidade de ler este livro. Já ouvi opiniões que me desanimaram bastante e este tipo de leitura também não me atraí.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é bem polêmico, mas é lindo mesmo, e da uma ressaca.. rsrrsrs
    Estou evitando ele por enquanto, espero ler ele quando estiver de férias, assim posso curtir minha ressaca sem preucupações

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,