Pular para o conteúdo principal

#SemanaProibido @EditoraValentina #MayaeLochan - SOBRE NEGLIGÊNCIA FAMILIAR

#SemanaProibido @EditoraValentina #MayaeLochan - SOBRE NEGLIGÊNCIA FAMILIAR


"As obrigações são muitas. Tiffin precisa de uma calça nova, Willa de sapatos novos, as contas a pagar vão se empilhando, mamãe perde de novo o talão de cheques. Maya limpa, ajuda com o dever de casa, põe as crianças para dormir, eu faço as compras, cozinho, separo as contas, busco Tiffin e Willa na escola. Ninguém consegue domar Kit."

Talvez eu não deva colocar o abandono familiar como o exclusivo responsável pela paixão entre Lochan e Maya, mas acredito que contribuiu de fato para que tudo acontecesse de forma tão intensa. O pai deles abandonou a família, deixando a mãe com cinco filhos. A mão por sua vez, tornou-se uma alcoólatra que não cuida dos filhos, só lembra de deixar um cheque e vive perambulando pelas ruas atrás de homem. Por consequência disso Maya e Lochan se tornam o pai e a mãe de deus irmãos, eles tomam conta de tudo para que nada dê errado e para evitar que o conselho tutelar pegue todos e os separe. Por isso acho de grande relevância nós abordarmos um pouco o tema “negligencia familiar” 

O que é negligência familiar?

Podemos dizer que nada mais é que uma situação de constante omissão dos pais e/ou familiares responsáveis para com a criança ou adolescente, situação essa que coloque em risco o seu desenvolvimento. 

A negligência não é caracterizada apenas pelo abandono material, mas também o afetivo, como no caso de Proibido. A mãe de Lochan e Maya, sempre deixava um cheque ( ainda que o valor não fosse suficiente) para as despesas básicas, mas nunca estava presente para resolver problemas escolares, dar carinho ou para prestar auxilio no que quer que fosse. 

No Brasil, a negligência familiar lidera o ranking de violações nos conselhos Tutelares. Dos casos de problemas de convivência familiar levado aos conselhos tutelares, quase 47% se refere a negligência dos pais. 

A pratica da negligência não é tipificada pelo código penal, logo quem a pratica não pode ser punido. Mas esse é um caso serio a se pensar. A violência física, os maus tratos, sempre começa de algum ponto e muitas vezes a origem de tudo, pode se encontrar na negligência. 

Então galera, vamos conscientizar nossos familiares, vamos mostrar a importância e participar ativamente da vida dos filhos, eu sei que muitas vezes é difícil encontrar um tempo para dar atenção no meio de um dia a dia cheio de afazeres, muitos precisam do auxilio de uma babá ou de creche, mas vamos lembrar que o responsável pela educação e formação do seu filho é você. Ainda que você saia de casa cedo e chegue muito tarde, arrume um tempo para brincar com seu filho no final de semana, leve-o ao cinema, ao teatro, ajude com a lição de casa, vá aos eventos da escolinha, são coisas tão pequenas, mas que no futuro terão um grande retorno. 




#SemanaProibido @EditoraValentina #MayaeLochan


Resenha @OVERDOSE: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma

ENTREVISTA:


Paula Juliana

Comentários

  1. A negligência moral, afetiva é a pior do que a material, de certa forma.
    Achei essa frase ótima "Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?"
    Mesmo que seja 1 hora com o filho que seja de qualidade, não acha?

    Isso mesmo. Valeu o post>>

    Beijos
    mari do like a make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, é a realidade que nos cerca. Realidade essa que traz sofrimento e solidão para essas crianças e adolescentes que tanto precisam de alguém, né?! E o maior absurdo é a impunidade!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente as pessoas pensam que negligência é deixar passar fome, que abandono é quando alguém vai embora, só que é muito mais que isso, como você tão bem o colocou aqui.
    As pessoas estão tão focadas no material e estão esquecendo que seres humanos precisam de muito mais que celulares, tablets etc, Seres humanos precisam de atenção, carinho, amor ... que é o melhor presente de todos não custa caro, e não te deixa endividado e o estranho que está ficando no esquecimento ...
    Ótimo post Paula!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  4. Negligencia é uma palavra tão ampla e tão cheia de significados, acho que quando a história se aproxima da realidade torna a leitura mais atrativa e emocionante :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oi
    Chorei horrores quando li esse livro, nossa me comoveu tanto que na metade do livro eu estava torcendo para Maya e Lochan ficarem juntos. Quando ouvi falar desse livro não sabia o que esperar, mas depois de ler fiquei sem palavras!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. O livro é maravilhoso, com certeza vale a pena ler,quando o assunto é negligência é importante ser discutido é um tema muito importante, pois envolve crianças ou adolescentes elas merecem respeito, um tempo para os filhos faz a maior diferença, Paula esse é um excelente livro, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Realmente os pais devem sempre encontrar um tempinho para seus filhos, pois no futuro fará uma diferença enorme.
    Fiquei com mais vontade ainda de ler este livro, deve ser muito bom.

    Bjo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O livro é maravilhoso,temos sim que conscientizar nossos familiares.
    Temos que ser mais participativo na vida deles. Se nós não os abraçarmos,o mundo abraça
    Bjsss e parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal essa frase "Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa, esse livro deve ser muito emocionante belo post blog.

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Nossa que muito ler este livro,fiquei curiosa.
    quero saber de tudo,rsrsrs
    adorei o Post
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. realmente é tudo o que você falou, as vezes os pais estão dentro de casa e não estão nem ai, a maioria das vezes essas crianças/ adolescentes faz coisas pra chama atenção.
    muito bom o post.

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. eu tbm acho muito importante a presença dos pais na vida dos filhos em tudo
    mas acima de tudo acho que os pais devem ser mais que amigos para os filhos ter confiança em tudo com eles
    belo post adorei, negligencia é uma das piores coisas que pode acontecer na familia
    bjs

    ResponderExcluir
  13. um livro que rende uma palestra muito boa, um assunto que nos faz refletir de como estamos nos envolvendo com nossos filhos ou se estamos sendo negligentes com eles, a qualidade do tempo que nos dedicamos em estar com eles faz todo a diferença, tenho dois adolescentes, e não sou uma mãe perfeita, pois muitas vezes falho na educação, mas graças a Deus ele nos corrige a tempo da tragédia formada. bjs

    ResponderExcluir
  14. Interessante esse assunto, acho que a negligencia familiar é muito comum na nossa sociedade, infelizmente.
    Mas esse livro aborda um romance entre irmãos, pelo que entendi seria isso né ?
    Pode ser que a autora tenha escrito de uma forma leve, justificativa, mas não me atrai esse tipo de romance, espero sua resenha para saber o que achou, com certeza esse livro vai gerar muitas opiniões, bjos!

    ResponderExcluir
  15. É um tema muito interessamte de ser abordado, pois muitas das vezes passa abatido, as pessoas tendem a jular apenas como responsabilidade da familia a questão financeira, claro que ela é necessária, mas de nada vale sem o amor e carinho. Preciso ler esse livro logo, haha! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Livro comovente, e um tema ótimo de ser abordado para nossa reflexão!! Adorei a resenha e já quero ler ;)
    www.bigmundoinfantil.com

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI DO TEMA,SÓ EM LER A RESENHA EU FICO QUERENDO LER TODO O LIVRO,O TEMA O TIMO DE SER ABORDADO VOU COMPRAR PARA EU LER,VOU FAZER COLEÇAO DE LIVROS RSRS BEIJOS

    ResponderExcluir
  18. gostei do tema, vou procurar pois fiquei com vontade de saber mais

    ResponderExcluir
  19. Já vi outros posts sobre essa semana PROIBIDO e estou gostando muito.
    Tanto do livro como dos temas abordados.
    Adorei tocar nesse assunto, pois é muito importante alertar.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
  20. Eu super quero esse livro desde que a Valentina fez a primeira divulgação dele, tenho visto muitos comentário excelentes sobre o livro e a cada dia fico mais curiosa, beijos

    ResponderExcluir
  21. Nossa foi bom eu ler esta postagem hoje,gostei muito da postagem que retrata a realidade que vivemos,até eu mesma me sinto culpada quando digo,espera mais um pouquinho mamae já vai srrs é pra se refletir

    ResponderExcluir
  22. Nossa que história incrível!! Fiquei curiosa!
    A negligencia familiar é algo muitóssimo sério e muito mais comum do que imaginamos. Em uma sociedade que diz que vc tem que casar e ter filhos pra ser feliz, muita gente aí está tendo fílhos e depois negligencia!!
    Ótima reflexão! Adorei! Bjinhos.

    ResponderExcluir
  23. Um ótimo livro com certeza, seres humanos precisam de atenção, carinho, amor, muitos pensam que é só dar tudo que a criança adolescente pede e pronto não precisam de mais nada , engano falta amor compreensão etc..
    Digo por experiencia própria, meus pais são separados e para meu pai " supri a falta " ele me enche de coisas, mais quem disse que é dessa falta que gente tem saudade né ....

    Um tema muito importante de ser abordado p Adorei a resenha quero muito ler esse livro

    ResponderExcluir
  24. Simplesmente arrasou no post, isso acontece frequentemente principalmente em bairro mais pobres, e rycos tbm né... é um assunto mais sério, principalmente com a correria do dia a dia, triste realidade beijos

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente a tendência nos dias atuais e talvez até mesmo no futuro se não cuidarmos disso é aumentar essa busca pelas coisas materiais e com isso vão se agravando a violência, o desrespeito, injustiças, enfim, tudo de errado aparecerá

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente é a realidade de muitas famílias.
    eu não sei te dizer se nunca passei por esses momentos...
    Mas é difícil manter um lar de pé!
    Vou comprar esse livro!
    bjks

    ResponderExcluir
  27. Olá querida como eu havia falado no comentário anterior eu goste bastante deste livro procurei na internet versão digital e nao encontrei, uma professora do curso que eu faço tem ele olha que coisa recebi ele hoje cedo e comecei a ler nossa é mulher até agora nao sei explicar é uma emoção, estou ansiosa pra ler ele até o final..

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Uau, que história hein! Amei a indicação e quero ler mesmo.
    Gostei bastante do blog, afinal amo leitura e vou tentar sempre acompanhar!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  29. Nossa fiquei até sem palavras diante o teu texto, negligência por parte dos pais para com os filhos é bem tenso, mas infelizmente é bem comum também. Espero que o livro além de intreter o leito o faça refletir sobre o assunto. beijao

    ResponderExcluir
  30. Nossa Uaum fiquei impressionada com seu texto, e realmente as crianças precisam de carinho dos pais, tento ser carinhosa demais com minha filha, amei seu post vc esta de parabens bjs

    ResponderExcluir
  31. Gostei do tema, vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  32. GOSTEI DO TEMA,SÓ EM LER A RESENHA EU FICO QUERENDO LER TODO O LIVRO,O TEMA O TIMO DE SER ABORDADO VOU COMPRAR PARA EU LER,VOU FAZER COLEÇAO DE LIVROS RSRS BEIJOS

    ResponderExcluir
  33. Amei o seu Texto!
    Um tema muito difícil!
    vai para minha lista com certeza!

    bjúús

    ResponderExcluir
  34. nossa é algo complicado em , curti a história e tals porém n é do tipo que eu leria e tals apesar de achar que o livro parece ser fantastico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm