Pular para o conteúdo principal

Resenha: Tudo o que você precisa saber sobre FILOSOFIA - Paul Kleinman

Resenha: Tudo o que você precisa saber sobre FILOSOFIA - Paul Kleinman
Classificação: 4/5
Editora: Gente

Sinopse: Tudo o que você precisa saber sobre FILOSOFIA - Paul Kleinman
Descubra os maiores pensadores do mundo e suas ideias inovadoras!
Muitas vezes, os livros didáticos transformam as grandes teorias, os princípios e os valores da filosofia em discursos tão tediosos que até Platão rejeitaria. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia corta os detalhes chatos e a metodologia filosófica desgastante e traz a filosofia de uma maneira envolvente que atrairá o leitor para explorar a fascinante história do pensamento humano.
De Aristóteles e Heidegger ao livre arbítrio e à metafísica, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia é embalado com centenas de boatos filosóficos divertidos, ilustrações e quebra-cabeças que você não vai ser capaz de encontrar em qualquer outro lugar. Então, se você está ansioso para desvendar os mistérios do existencialismo, ou apenas quer saber o que fez Voltaire ser conhecido como um carrapato, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia tem todas as respostas - mesmo aquelas que você não sabia que estava procurando.

PAUL KLEINMAN. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia. Tradução: Cristina Sant’anna, 1ª ed. São Paulo: Editora Gente, 2014. 
Classificação: 4/5

Por Agda Lanzarini

“A palavra filosofia significa “amor à sabedoria”. De fato, é o amor a sabedoria que leva os filósofos a explorar as questões fundamentais sobre quem nós somos e por que estamos aqui.” (pg. 7)

Estética, fenomenologia, metafisica, ética, epistemologia...  Assustado? Confuso? Essas palavrar trouxeram uma vaga lembrança das aulas chatas de filosofia da escola, ou daquele semestre insuportável da faculdade? Ou pior, você nunca ouviu falar disso na vida? Pois bem, todos esses são conceitos da filosofia que parecem assustadores quando nos esbarramos com eles, parecem impossível de decifrar e que só existem nos meios acadêmicos. O livro de Paul Kleinman veio para desmitificar esse pensamento, trazendo uma filosofia simples e mastigada neste manual.

O livro é um apanhado de tudo o que estudamos sobre filosofia no colégio, porém de maneira mais resumida, super prática e didática, torna até os conceitos mais complicados em divertidos e simples parágrafos.  O livro começa com os gregos, período pré-socrático, Sócrates e Platão (e todas essas coisas que a maioria de nós já não aguenta mais), porém não se demora muito com os “gregos velhos”, como o autor mesmo fala no livro. Fala sobre filosofia medieval, iluminista, moderna e um pouco de filosofia contemporânea também.
O livro se divide em autores, conceitos, dilemas, paradoxos e correntes filosóficas, logo, fica muito fácil de achar um tema qual você tenha interesse apenas olhando no índice. Destaco a explicação do autor para O paradoxo do mentiroso e a Teoria dos jogos. Quando falando sobre os paradoxos, o autor os expõe e também possibilidades de respostas pensadas por outros filósofos.

Um grande problema do livro, é que ele introduz a filosofia como uma ciência europeia e masculina. Os filósofos citados durante o livro são todos europeus, como se a Europa fosse o único continente cujo a produção intelectual importasse. Há um capítulo no final do livro dedicado a “filosofia oriental”, mas mesmo assim, o autor coloca a “filosofia oriental” como algo exótico e separado da construção do dito conhecimento “ocidental”. Algo curioso, marginal. As mulheres também são totalmente apagadas do livro. Se o livro diz tudo o que precisamos saber sobre a filosofia, então nada de importante foi produzido por mulheres? Ou no continente africano ou sul-americano?

Outra coisa que eu achei que faltou no livro foram filósofos da segunda metade do século XX. Debord, Foucault, Arendt e Adorno, por exemplo, são filósofos recentes que falam de um lugar muito mais próximo do nosso, acho que expor o que esses autores pensam sobre a sociedade enriqueceria muito o livro e produziria uma reflexão muito mais profunda no leitor. 

Indico o livro para qualquer curioso sobre filosofia, ele tem uma boa base e é um ótimo ponto de partida para quem não sabe nada sobre o assunto. Porém, se você já tem alguma base, prestou atenção nas aulas do ensino médio ou faculdade, talvez ele se torne meio redundante e não te traga muitas novidades para você. 

Por Agda Lanzarini

Comentários

  1. Opa, uma excelente dica de livro! Esse país precisa muito de leitura. Só tem gente ignorante e não é à toa que estamos nessa situação de total insegurança e crise.
    bj

    Erika Magalhães
    https://instagram.com/erikamagalhaesblog/
    http://www.blogtodavaidosa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ñ é meu estilo de livro, mas gostei da forma como você abordou o tema ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Eu não li o livro.Mas,lendo um pouco sobre esse livro, eu adoraria lê-lo, pois ele contém assuntos bastante interessantes!
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Meu estilo não é esse sabe, mas achei bem interessante seu post!

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante a resenha. vc abordou muito bem.
    Como já disse antes,além da preguiça de ler, prefiro os livros românticos.
    Mas esse me deu vontade de ler.
    Parabéns pela resenha.
    Bjsss Célia Lima

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua resenha!!! Entende-los é sempre necessário para entender a história passada e o seu contexto filosófico.

    Amei...

    Um Grande Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que queria ler, pena não terem colocado outros filósofos.
    Quando li o título do livro, imaginei que saberíamos tudo msm rs enfim ... acho até que vale a pena ler ainda, mas
    desanimei com essa coisa de ciência europeia e masculina aff rs
    Gostei da resenha, bjos

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler esse livro urgente eu amo filosofia e esse semestre estamos aprendendo sobre Paul Kleinman , gente eu quero esse livro pra ontem, tenho certeza que é um livro top

    ResponderExcluir
  9. eu gosto de filosofia, gostaria muito de ler, pra melhorar na materia.

    beijinhos
    http://falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de filosofia seja ela em que epoca ou povo for, mas também acho impresionante como apenas o pensamento grego tem um peso real quanto a se-la, e a de outros povos não se deu importancia... Mas de qualquer forma vamos ler.. rssrs. Bjocas!
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
  11. que livro interessante com a abordagem do que
    foi dado na escola e outros ensinamentos
    gostei da dica
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, olha apesar de não ser um estilo que eu procure para ler eu achei o livro muito interessante e fiquei curiosa com ele

    ResponderExcluir
  13. Um livro muito bom pra quem tá querendo ingressar na faculdade e seguir esse caminho filosófico, achei muito bom o livro....bjs

    ResponderExcluir
  14. Estava procurando um livro de filosofia com essa pegada, que não fosse tão simples a ponto de parecer infantil mas tbm que não fosse tão complicado a ponto de eu descartar. Pelo que entendi é um livro para cabeceira da cama, quando recorremos para consultas rápidas. Amei :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Agda tu abordou o tema do livro de forma bem compreensível, embora não seja exatamente minha preferência, acho que deve ser uma boa leitura. Muitas pessoas vão com certeza adorar. Valeu pela dica!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  16. Não é meu estilo de leitura, mas tudo que nos fornece cultura é válido...bjosss

    ResponderExcluir
  17. Esse livro eu já li e é muito bom, aprendi muito com ele e sua resenha foi bem esclarecedora

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  18. Bem interessante este livro ainda nao tinha lido um livro com este tema...Bem que ele cairia bem agora comigo...

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. nossa este livro parece ser muito bom ja me interesse por ele
    por causa da sua resenha, mas acho que ao inves de faltar os filosofos do seculo XX ainda tem historia para mais um livro ainda, tao bom quanto este
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Poxa que legal esse livro, muito indicado para quem estuda beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi amore nao conhecia esse livro, mas gostou muito, filosofia é muito bom, umas partes chamou muito minha atenção
    otima resenha bjs

    ResponderExcluir
  22. Leitura e filosofia juntas são uma boa pedida. Uma das minhas matérias preferidas é esta e conhecer os grandes filósofos e outros também é muito bom. Nos tira da inércia do dia a dia. Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? É uma ótima opção de leitura. Fiz um ano de filosofia e é bem interessante, aprendemos muito sobre história, pensadores, e como surgiram alguns pensamentos. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm