quarta-feira, 20 de julho de 2016

Resenha: O Peão - Patrick Bowers - Livro 01 - Steven James - Por Agda Lanzarini

Resenha: O Peão - Patrick Bowers - Livro 01 - Steven James - Por Agda Lanzarini
Classificação: 5/5
Editora: Nacional

Sinopse: O Peão - Patrick Bowers - Livro 01 - Steven James
As aventuras de Patrick Bowers ao longo de cinco livros nos levam por um mundo de violência psicopata. Com uma inteligência acima da média, o agente especial do FBI chega, nessa série, ao limite de suas capacidades, enfrentando criminosos cada vez mais habilidosos. Trazido da Carolina do Norte para ajudar no caso de um serial killer, o agente especial do FBI Patrick Bowers se vê no meio de um jogo de gato e rato. Astuto e letal, o assassino está sempre um passo à frente da lei e está prestes a marcar mais um ponto novamente. Bowers vai ter que usar todos os seus instintos, habilidades e suas modernas e controversas técnicas de criminologia ambiental para deter o homem que se autodenomina o Ilusionista.

Por Agda Lanzarini

O Peão é o primeiro livro da série “Os Arquivos Bowers” do escritor Steven James, um excelente expoente do gênero de romances policiais. Eu, particularmente, me atraio muito por esse gênero, então já li uma quantidade modesta de livros nessa área, e quando se lê bastante coisa de um mesmo gênero, você começa a perceber padrões, como se quase todos os livros seguissem uma mesma estrutura. Isso, veja, não é uma coisa ruim, pois essas fórmulas nos ajudam a engajar na aventura junto aos personagens. James usa esta fórmula com maestria e demonstra um extraordinário domínio do gênero. Nos levando pela história, liberando informações o suficiente para nos manter ligados na trama e mesmo assim escondendo o suficiente para manter o suspense, argumento imprescindível para o argumento de um romance policial. 

O livro tem uma leitura bem dinâmica, são capítulos curtos, alternando entre narrações entre primeira e terceira pessoa, seguindo duas linhas temporais diferentes, e mesmo com todos esses elementos é uma leitura bem clara e o leitor consegue acompanhar todos os pontos da história. Nos capítulos narrados em primeira pessoa, seguimos os passos Patrick Bowers, um detetive torturado por uma perda pessoal que ainda não superou, tentando reatar as relações com Tessa, sua enteada adolescente, o que resta de sua família, enquanto lida com a investigação de uma série de assassinatos de jovens mulheres. Esses assassinatos tem em comum algumas pistas que o assassino serial deixa para os detetives, e em determinados capítulos temos a narrativa e ponto de vista do assassino.  

Os personagens do livro são ótimos. O protagonista é um personagem muito fácil de se identificar, e sua linha de investigação é muito interessante, a dinâmica entre ele e a equipe policial, Ralph, Margareth e Jiang, é bem desenvolvida e nos importamos com o destino desses personagens. Até mesmo Tessa, a enteada, é desenvolvida o suficiente para que no final, descobrirmos, junto a Patrick, tem muito mais profundidade nela além do comportamento típico adolescente. O antagonista é um personagem excelente, e o autor o desenvolve muito bem durante a trama toda, e todo o seu background é formulado cuidadosamente pelo autor e que nos ajuda a perceber o real perigo que aquele personagem significa. 

O livro é bem completo. O suspense, reviravoltas e grandes revelações faz com que você não consiga parar de ler, até o último instante, o arco narrativo é consistente e consegue dar um final satisfatório, e ainda sim com abertura para a sequência. Resumindo: mal posso esperar para ler os outros livros da série.   

Por Agda Lanzarini

6 comentários:

  1. Oiee Agda ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas como não sou fã de romances policiais, não fiquei muito curiosa para ler, mesmo tendo em vista que você gostou tanto, e que a história tem muitas reviravoltas e revelações. Mas quem sabe um dia, né? Vai que eu acabo encantada pelo gênero...haha' Espero que o próximo livro da série seja tão bom quanto este :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  2. Ooi
    Não conhecia o livro. Infelizmente ele não chamou minha atenção, acho que por conta do gênero. Mas fico feliz por ter gostado!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, mas já curti. Gosto muito de romances policiais e logo ao final da sinopse já me vi atraída pela obra. Adoro um bom livro policial cheio de mistério, suspenses, revelações e reviravoltas, elementos típicos desse gênero literário.
    Só acho que a capa poderia ser mais bonita. Confesso que não gostei muito. Talvez por causa da fonte, mas a impressão que fiquei foi de que algo não ficou legal ali.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Agda ^^
    Olha esse ano provavelmente irei ler esse livro, porque estou bastante curiosa para saber sobre a história e também tenho visto alguns comentários bons e outros nem tanto sobre ele e por isso quero tirar minhas próprias conclusões. Ainda não li nenhum romance policial e quero começar por esse.

    ResponderExcluir
  5. Oieee,

    Não costumo muito ler os livros desse gênero, a lista de new adults e romances de épocas não me deixam, mas eu gosto do gênero e tenho uma lista com vários romance policial para ler. Realmente alguns tem a mesma fórmula, mas quando a história e a escrita é boa isso não tem a menor importância.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Agda, não conhecia esse livro e adoro romance policial, então já quero agradecer a dica que já está devidamente anotada. A sua resenha me deixou bastante curiosa para conhecer a trama que parece ser bastante envolvente.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir