sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Resenha: O pinguim azul de Miguel - ROSANA MARTINELLI E MARIANA BELÉM

Resenha: O pinguim azul de Miguel - ROSANA MARTINELLI E MARIANA BELÉM
Classificação: 5/5 - Idade: A partir de 5 anos
Editora: Quatro Cantos

Sinopse: O pinguim azul de Miguel - ROSANA MARTINELLI E MARIANA BELÉM
O pinguim azul de Miguel apresenta de forma natural e sem conflitos alternativas aos estereótipos de gênero, além de outros aspectos da diversidade humana. O personagem Miguel é inspirado no filho da autora que, como ele, tem lindos e longos cabelos, e muitas vezes já foi confundido com uma garota. Os pequenos leitores vão descobrir com o relato do dia a dia do personagem que as pessoas podem ser naturalmente bem diferentes do que a gente é acostumado a ver e pensar. As coloridíssimas ilustrações de Mariana Belém dialogam intimamente com o texto para sublinhar a quebra dos estereótipos proposta.


Amo literatura infantil. Nada como iniciar a vida de uma criança com livros.
Quando tiver um filho vou aproveitar cada momento com ele e lhe mostrar como esse hábito é importante e rico!
Quando recebi de surpresa da Editora Quatro Cantos a obra O pinguim azul de Miguel - escrito por ROSANA MARTINELLI e ilustrado por MARIANA BELÉM, fiquei encantada. 

O livro é lindo.
E completamente caprichado.

O mais legal é que dá margem para ensinar as crianças. Por meio de Miguel e seus cabelos longos a autora fala com os pequenos sobre os estereótipos, meninos de cabelo comprido, modelos gordinhas, atletas de corrida sem pernas, meninos que dançam balé e por ai vai. Miguel mostra como é natural ser diferente, como podemos quebrar esses modelos de uma forma natural pelos olhos sem maldade de uma criança.

Adorei a mensagem, estamos em uma época que é muito importante criar nossas crianças sem preconceitos e estereótipos, a abordagem é muito rica, importante e a obra é lindíssima! Recomendo!


Paula Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário