Pular para o conteúdo principal

Resenha: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard - Por Agda Lanzarini

Resenha: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard - Por Agda Lanzarini
Classificação: 5/5
Editora: Primavera Editorial
Skoob

Sinopse: Na Ponta do Leque - Jocelyne Godard
Em uma manhã de primavera dos anos 1000, Yasumi deixa sua província de Masushi levando como bagagem somente uma bolsa com um quimono, alguns hashi, um pequeno altar budista, um leque e um sabre. A estrada que leva à capital é longa e cheia de perigos. Mas Yasumi, a quem não falta audácia nem determinação, quer reencontrar um pai que não conheceu e reabilitar seu nome ante a grande família Fujiwara, tão ponderosa na corte.
Com a ajuda e a companhia da soberba égua Longa Lua, Yasumi, jovem temerária, primitiva e um pouco bárbara, ao chegar em Kyoto, deve se curvar aos costumes de uma corte extremamente letrada e re nada, na qual o peso da maquiagem, as cores das roupas sobrepostas e o manejo do leque, na ponta do qual se coloca poemas, são os símbolos de uma cultura suprema. Enquanto os Fujiwaras dominam o reinado, Yasumi vive o grande amor de sua vida e conhece as mulheres mais eruditas da época. Envolta em uma engrenagem inesperada, sua vida avança a um destino insólito. Na ponta do leque permeia diferentes culturas, especialmente a japonesa, a qual é transpassada pela cultura francesa, nacionalidade da autora do livro, Jocelyne Godard.

JOCELYNE GODARD. Na ponta do leque. Primavera Editorial, 2013.
Classificação: 5/5

Por Agda Lanzarini

Na Ponta do Leque é um romance histórico ambientado no Japão Feudal, que narra a jornada da jovem Yasumi em busca de reconhecimento e redenção do clã a que pertence, Fujiwara. Yasumi, que acabará se perder a mãe, sai de sua casa no interior do Japão, que nada mais lhe tem a oferecer e vai a Kyoto, na época capital do Império Japonês atrás do pai e irmãos que nunca havia conhecido. 

Chegando a Kyoto além de lidar com a rejeição e descrença de seus parentes, encontra dificuldades em se adaptar ao estilo de vida da alta corte de Kyoto.  As primeiras sem páginas do livro tratam sobre a viagem de Yasumi até Kyoto e é a melhor parte do livro, neste momento que conhecemos profundamente a personagem de Yasumi, suas motivações, sua relação com sua família e seus antepassados, o que a mantém determinada as expectativas colocadas sobre ela como mulher naquela sociedade e como ela respondia a essas expectativas. Facilmente caímos de amores por ela, por ela ser tão interessante personagem. Nos capítulos que se seguem, novos personagens vão aparecendo e deixando a história um pouco mais dinâmica e menos introspectiva. O resto do livro se dissolve em intrigas políticas e a vida romântica de Yasumi, poucos personagens do livro são dignos de nota além da personagem principal e a sábia Song Li. 

No momento em que o livro se passa, o Japão estava em uma época de florescimento artístico e a autora expressa muito interesse nessa parte artística, inserindo pequenos poemas, wakas, por todo o livro. A autora, que é francesa, demonstra grande conhecimento na cultura japonesa, e conseguimos sentir essa influência francesa na sua escrita, o que não é algo ruim, mas a narrativa demonstra o mesmo olhar sobre a cultura japonesa de outras obras ocidentais como Madame Chrysantheme ou Memoirs of a Geisha.  A autora adora adjetivos, deixando a leitura bem descritiva. Descritiva demais, por vezes. Funciona em alguns momentos, deixando a narrativa mais poética, em outros torna o livro maçante e tedioso, principalmente em algumas barrigas narrativas. A edição é maravilhosa, a capa muito linda, e não fui só eu que pensei isso, chamou atenção de diversas pessoas enquanto eu estava lendo o livro, isso com certeza representa um bom trabalho da editora. O livro é muito gostoso de se ler, principalmente se você quer saber ou tem interesse pela história e cultura japonesa. 

Por Agda Lanzarini

Comentários

  1. Que livro mais fofoooo, essa capa é muito amor, me ganhou!!! Eu não conhecia o livro mas agora quero muito lê-lo! Parabéns pela resenha!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não conhecia o livro ainda, mas a capa e a sua resenha já me conquistaram! Vou adicionar à lista de leitura, com certeza!

    Beijos!
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Achei o livro bem interessante. Sou fascinada pelo Japão e como você falou que é ótimo para aprender um pouco da história e da cultura, acho que seria uma leitura interessante para mim. =)

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2017/01/sexta-entre-aspas-2.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca

Resenha: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca Classificação: 3.5/5    Editora: Faro Editorial   Skoob Sinopse: Herança Macabra - Alguns crimes se unem por laços que atravessam décadas - Veronica E. Llaca QUANDO A MALDADE PERCORRE AS VEIAS, O SANGUE DOS INOCENTES ESCORRE PELAS MÃOS Na fúnebre atmosfera do México dos anos 1940, as ruas de uma cidade tornaram-se palco dos atos macabros de Felícitas Sánchez Aguillón. Apelidada de “A Ogra do bairro Roma”, a parteira corrompeu sua nobre profissão assassinando dezenas de crianças sem deixar rastro de humanidade. A captura e subsequente condenação de Felícitas marcaram definitivamente a consciência coletiva da comunidade. Décadas mais tarde, Ignacio Suárez, um escritor da era contemporânea, tropeça em um legado de brutalidade que se recusa a permanecer enterrado. Fotografias enigmáticas de mulheres mortas chegam às suas mãos, trazendo o passado cruel para o seu mundo de pala...

Resenha: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus

Resenha: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus Classificação: 5/5 ♥ Favorito Editora: Jangada Skoob  Sinopse: Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff # 06 - Nele Neuhaus Lobo Mau - Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, os detetives do best-seller Branca de Neve Tem que Morrer, agora trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível. A ligação entre os crimes é uma rede de violência e corrupção que atinge a elite da socie...

Resenha: Cicatrizes - Eva Zooks

Resenha: Cicatrizes - Eva Zooks Classificação: 5/5 ♥ Favorito Sinopse - Cicatrizes - Eva Zooks Perdida em um mar de ilusão. Afogando-se em uma onda de solidão, entregando-se as pequenas chances e esperanças de enfim recomeçar, Cassie luta contra o mar bravio e revolto que está sua vida, caminhando em direção ao farol, seu porto seguro. Hawke. Um homem bem sucedido que vê sua vida virada as avessas com a entrada desse furacão. Uma batalha será travada, de um lado o amor, quase obsessivo de Cassie e de outro a força centrada e resoluta de Hawke. Princípios serão quebrados, lágrimas derramadas, corações dilacerados. Tudo em nome do amor. ''– Quando você deixará alguém realmente chegar perto de você? Quando abaixará as armas e se entregará para viver um amor verdadeiro? Cassie, não podemos viver o tempo todo sozinhos. O coração necessita ser cuidado, amado, e você precisa aprender a dividir os sentimentos que estão dentro dele. Diga-me, quando deixará de se esconder por t...