Pular para o conteúdo principal

''Emily Giffin definitivamente sabe passar sua mensagem. Amor. Família. Perdão.'' @NovoConceito

''Emily Giffin definitivamente sabe passar sua mensagem. Amor. Família. Perdão.'' @NovoConceito 


Amor. Família. Perdão.
Vidas marcadas por um trágico acontecimento. Palavras e atitudes ditas, e ou não ditas que mudam vidas...

Emily Giffin definitivamente sabe passar sua mensagem. O Amor em Primeiro Lugar foi uma leitura digamos que um pouco inusitada, o título nos remete a uma história romântica, mas o foco dessa leitura vai muito além. Já conhecia a escrita da autora, sua maneira de contar histórias e mesmo assim a obra foi uma surpresa, por vezes direta e curta, por vezes longa e extensa, e muitas vezes mexendo com minhas emoções. Quando comecei a ler não sabia nada do que iria encontrar e gradativamente fui encontrando a história e me encontrando nas personagens.

Um livro sobre família. 
Um livro sobre duas mulheres, duas irmãs, que não podiam ser mais diferentes, e que mesmo assim tem suas vidas marcadas pela sombra de um acidente. 
Conhecemos Josie e Meredith, IRMÃS, duas irmãs, e acima de tudo irmãs de DANIEL, este que falece logo nas primeiras páginas da obra e dita os atos e rumos, os caminhos que suas irmãs irão trilhar. 

É fácil culpar uma tragedia, é fácil colocar a culpa dos acontecimentos de sua vida em um acidente ou no destino, mas cada um vive seu luto de uma maneira, e em uma família unida, que tem como a cola disso tudo um bom menino, um bom homem, bom filho e irmão, que não merecia morrer, mas acidentes acontecem, o mais difícil é lidar com essa perda.
Anos se passaram após o acidente que levou o irmão dessas mulheres e suas vidas não tomaram o rumo esperado, Josie e Meredith, a positiva e a negativa, a professora e a advogada que sonhava em ser atriz. 

Josie queria um amor, um marido, um casamento com filhos, principalmente filhos, aos 37 anos nunca teve isso, é professora do primeiro ano, vive uma obsessão por seu ex, Will, que é muito bem casado e com uma filhinha, esta que está na classe que Josie dará aulas esse ano.

Meredith largou o sonho de ser atriz e virou advogada, a mulher que não queria casamento, casou com o melhor amigo do seu irmão e teve uma linda filhinha, mas não está vivendo a vida que queria, Meredith está vivendo digamos que uma crise pessoal, está infeliz e insatisfeita, e isso transborda em todas as suas relações, principalmente com seu marido, e com sua irmã, que NUNCA teve um bom relacionamento e que piorou muito após a morte de Daniel.

A obra é intercalada sob a perspectiva das duas irmãs, um capitulo para Josie, um para Meredith, e assim sucessivamente, em primeira pessoa, é difícil não se envolver com as vidas dessas personagens e não mergulhar nas suas frustrações, sonhos e rancores, é legal também ver como uma vê a outra, e como os olhares são diferentes. 
Confesso que amei Josie, gostei muito do seu modo de olhar a vida, da sua busca corajosa pelo que quer, e também pela sua coragem de encarar seus fantasmas em certo ponto da história, ela para mim é a irmã amada. 

Meredith me incomodou muito, principalmente pela maneira de agir com os outros e essa insatisfação, que a tornou uma mulher muito amarga, ela queria a liberdade da irmã, dizia que Josie sempre fazia o que queria quando queria, mas a verdade era que sua vida não saiu como sonhou e invejava a irmã pela coragem. Claro, que aqui estamos falando do meu envolvimento com as duas, o que interpretei dessa relação entre elas, nenhuma delas era perfeita, de certo modo Josie também queria o que Meredith tinha, o que me fez digamos, que ficar do lado de Josie e gostar mais de sua parte da história foi a visão de vida da personagem e como ela encarava e olhava o mundo. 

O livro é muito bonito, por várias vezes, principalmente quando Daniel é citado me emocionei muito. A lição é digna de ser lida, toda a relação das irmãs tem uma finalidade, a história e os fatos que aconteceram na noite do acidente vão se revelando, se conectando, e ao mesmo tempo que vamos conhecendo a história, vamos nos envolvendo com as irmãs, família e amigos.
Josie decide ser mãe sozinha, Meredith decide dar um basta no que não à está fazendo feliz. É uma história não só sobre perdas e maternidade, é uma história que fala sobre a busca pela sua felicidade e como é difícil aceitar e mudar o que não está bom.

Um drama sobre amor. Torci muito pelas duas irmãs, em um determinado ponto tudo se resume ao perdão, a aceitação e ao amor. Emily Giffin escreve lindamente. O livro tem um ritmo próprio, aqui não se vai achar grandes aventuras, ou paixões alucinantes, são histórias de vidas que podem acontecer com quaisquer pessoas, ou com muitas famílias, são histórias reais, que falam sobre sentimentos. O Amor em Primeiro Lugar é tocante e sensível, falando sobre o que no fundo realmente importa! Recomendo!


Paula Juliana
Editora Novo Conceito

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

'' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''

Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Classificação: 5/5 ♥ Favorito ♥ Editora: Rocco Skoob Sinopse - À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do  cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério. '' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.'' '' É um...

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Dez coisas que aprendi sobre o amor - Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor...