Pular para o conteúdo principal

Resenha: Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka

Resenha: Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka
Classificação: 5/5 ♥ Favorito - INCRÍVEL

Editora: Giz Editorial
Skoob

Sinopse - Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka

São Paulo, 1880 Cristina nasceu de um relacionamento proibido entre dois jovens da alta sociedade, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo. Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável – e atraente – Eduardo. Paixões, intrigas e sensualidade num envolvente romance de época.

''- Serei franca com o senhor. Causou-me péssima impressão, confirmando o mau juízo que eu já fazia a seu respeito. É arrogante, cínico e inconveniente. No entanto sou uma profissional e estaria disposta a partilhar a sua cama por uma compensação a altura do aborrecimento. (...)

 - Não pago mulheres para que se deitem comigo. Não preciso disso. (...) As mulheres vêm a mim por vontade própria, e é o que você provavelmente fará.''

Começar a falar de uma obra que apresenta uma das melhores tramas de época que já li não é fácil! Não é segredo para ninguém que sou apaixonada pelo gênero, e já li muitas história do tipo e entre elas tenho as minhas queridinhas. Com toda a certeza que venho apresentar um livro que entrou direto para meus tops, do ladinho das minhas musas Julia Quinn e Lisa Kleypas. O livro Jardim de Espelhos foi uma das maiores surpresas que encontrei esse ano, com um enredo de tirar o fôlego, uma história bem contada, bem escrita, bem detalhada, bem organizada, ele me fez completamente louca, e que personagens são esses? Não sabia se entrava no livro e queria bater/matar/odiar alguns ou ia em outra direção e protegia/amava/cuidava de outros!

O que mais me encantou fora o enredo bárbaro, foram os personagens. A autora Veridiana Maenaka soube construir personagens totalmente reais, com defeitos e qualidades, personagens que conseguimos identificar os dois lados, bem e mal dentro deles. E quanto sofrimento para mim, como sofri lendo, como torci, como vibrei com eles. Foi uma leitura simplesmente incrível!

Cristina é nossa protagonista. O enredo todo gira em volta da bela moça. Fruto de um relacionamento fora do casamento entre dois membros da classe alta - aristocracia da época. Cristina ainda um bebezinho foi rejeitada entregue a Matilde, uma mulher facilmente comprável e que não gostava de crianças. Matilde como recebeu um bom dinheiro e uma carta de recomendação para ficar com a criança, vai fazer vida nova na Fazenda Redenção. Lá consegue o cargo de ajudante de cozinheira e cria Cristina, que cresce como uma serviçal na casa da família Toledo.

Cristina nunca teve amor! Não foi criada com afeto e carinho, ela encontrou amizade e sua primeiro paixão com o menino André, filho do dono da propriedade, que é apenas uns meses mais novo que ela. De amigos de travessuras a namoradinhos, descobrindo os primeiros sinais de desejo na adolescência. O grande sonho de Cristina era entrar para a família como esposa de André. Mas com 16 anos André não queria compromisso do tipo, ele amava Cristina, porém não queria casamento.

A coisa pega fogo. Cristina e André são descobertos e separados. Cristina vai morar com seu pai adotivo Gilberto, que também nunca a viu como uma filha. Gilberto conta a verdade a Cristina. A menina descobre que é adotada. Gilberto quer te-la como esposa. Matilde descobre, quer casar a menina com um velho, o ferreiro. Cristina fica desesperada. Procura André e se entrega!

Dali por diante é um Deus que nos acuda. André não quer casar. Cristina foge em busca de sua mãe verdadeira e vai para São Paulo. Guilherme irmão de André ajuda a moça no caminho, gosta de Cristina, mas não quer ver o seu irmão casado com a moça.

Cristina já na cidade grande. Sozinha. Fica sem opções e acaba conhecendo Olívia. Que transforma Cristina em uma acompanhante de luxo!  

Agora prostituta. Uma mulher vivida, e mais endurecida que a inocente menina que saiu da fazenda Redenção, Cristina reencontra André. Ela recria em sua cabeça, o sonho de menina e quer fazer com que André se case com ela. Enquanto isso, entra na história uma outra peça chave fundamental, o sedutor e irônico Eduardo.

''Ela não disse nada, mas Eduardo deduzia o que Cristina estava pensando. Soubera por Olívia que Cristina fugira de casa e não tinha quem olhasse por ela. Estava só no mundo. André não entendia que Cristina precisava pensar no futuro. No dia em que ele a abandonasse, o que ela faria? Teria de voltar a se prostituir. Ela não estava lutando por ele, mas por si mesma.''

Isso é o máximo da história que posso contar para vocês, é apenas uma vírgula em um grande enredo como eu já tinha mencionado, a história é de primeira. É cheia de elementos e personagens que não estão ali para figuração. Cada um tem uma função na história, uma explicação de porque apareceram, até as últimas páginas tudo se fecha! E a escrita da autora é profissional! Não tem outra palavra para descrever, é mais que apaixonante, intensa, bem feita, é uma escrita perfeita. Virei fã!

Henrieta mãe de Cristina a principio a achei fraca, dominável. Se deixou influenciar e ser guiada por sua mãe, que na minha humilde opinião é pior que todos os personagens juntos, é hipócrita, mesquinha e egoísta.

A minha personagem mais querida foi Olívia. Me emocionei com a história dela, mesmo sendo uma cafetina, como nós hoje chamaríamos, é uma grande mulher, uma personagem que fez toda a diferença durante toda a história mesmo sendo uma secundária.

Vamos falar dos homens? Tem homem para todos os tipos, desde o fazendeiro, o caipira beberão, aos gostosões bons de cama, passando pelos cavalheiros, gentis, honestos, achando também os detestáveis, egoístas e covardes!

Os meus preferidos foram o gentil Guilherme, o irmão de André. Vítor um cliente e amigo mulherengo de Cristina e o incrível Eduardo! Seria capaz suspirar ou rir toda vez que ele abria a boca?! A autora podia fazer uma mistura desses três homens maravilhosos e mandar para mim de presente!  

André foi um personagem que me deixou puta da vida durante toda a história. Quando criança ele já não me passava confiança. Depois de todo o desenrolar da história, eu odeie o comportamento dele, não entendia como Cristina não largava essa ladainha de amor por ele. Claro, que muito disso era simples orgulho mesmo, mas André entrou para minha lista negra. Pode ser que alguém leia o livro e se encante com ele, mas isso não aconteceu comigo!

Por último vamos falar da nossa protagonista! Que vida Cristina! Que coragem, que mulher forte! Cristina não é a típica mocinha, ela vem cheia de defeitos e traumas, ela queria ser amada, queria o que lhe era de direito, ambiciosa, orgulhosa e teimosa. É uma mocinha para se bater, brigar, gritar, mas também para querer amar, cuidar e proteger! Cristina com sua história e sua personalidade foi uma grande protagonista!

Jardim de Espelhos me deixou agoniada, me deixou na torcida, me deixou de boca aberta, me causou repulsa por alguns atos de alguns personagens, me fez perdoar alguns no fim, me deixou loucamente apaixonada e admirada por outros. É um romance de época completo, maravilhoso e uma das minhas melhores leituras desse ano! Espero que todos os amante do gênero leiam e conheçam essa história de amor, dor, rejeição, intrigas, recomeços e paixões nesse grande Jardim de Espelhos!

Afinal... O primeiro amor é o verdadeiro?

'' Adormeceu sem perceber, e sonhou com um jardim. A luz era ofuscante, porque se tratava de um jardim repleto de espelhos, que refletiam a luz do sol. Semicerrado os olhos, ela ia de espelho em espelho, mas nunca via o próprio reflexo. (...) Quando enfim, distinguiu a própria imagem, percebeu que não estava só no espelho.''

Paula Juliana  

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

'' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''

Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Classificação: 5/5 ♥ Favorito ♥ Editora: Rocco Skoob Sinopse - À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do  cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério. '' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.'' '' É um...

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Dez coisas que aprendi sobre o amor - Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor...