Pular para o conteúdo principal

CRÍTICA LITERÁRIA / Hippie - Paulo Coelho

CRÍTICA LITERÁRIA / Hippie - Paulo Coelho
 
 
Hippie - Paulo Coelho

Editora: Paralela


“Quem quer aprender deve começar olhando à sua volta.” Em seu livro mais autobiográfico, Paulo Coelho nos leva a reviver o sonho transformador e pacifista da geração hippie. Paulo é um jovem que quer ser escritor, deixa os cabelos longos e sai pelo mundo à procura da liberdade e do significado mais profundo da existência. Uma jornada que vai desde a prisão como terrorista pela ditadura militar brasileira, em 1970, enquanto viajava pela América do Sul até o encontro com Karla, em Amsterdã; quando juntos resolvem ir até o Nepal no Magic Bus. No caminho, os companheiros que vivem uma extraordinária história de amor, também passam por transformações profundas e abraçam novos valores para suas vidas.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ficção / Literatura Brasileira


CRÍTICA LITERÁRIA

Narrado em terceira pessoa, o autor deixa sua história de vida com ares românticos, onde tudo é paz, amor e liberdade entre os seus amigos e companheiros de viagem. Paulo conta tudo! Os seus amigos, o seu contato com diversas drogas e sua experiencia de ter usado elas, além de narrar com fidelidade toda dificuldade em viver fora do país em busca dos seus sonhos interiores.

O ponto alto do livro é marcado pela espiritualidade em cada linha escrita, deixando transparecer de forma sutil o lado emocional do autor, até mesmo em relação aos amores, os ciúmes excessivos por conta de sua namorada na época. Paulo, junto com o grande amor de sua vida embarcam em uma grande viagem para o Nepal, ao lado de outras pessoas que buscavam um sentido da vida, destaco a participação do “Magic Bus”, que possui um papel importante na viagem.

O Livreando agradece imensamente a Editora Paralela pelo envio da obra, com um incrível kit. Muito obrigado! Paulo Coelho é um escritor de múltiplo talento, do qual vamos conhecer um pouco mais neste incrível e arrebatadora história de vida.

site: http://www.livreando.com.br/2018/07/resenha-hippie.html

Mesmo sendo uma biografia romanceada, a obra dá certo. Flui bem e as páginas viram rápido. Além do próprio Paulo, temos uma gama de personagens que recebem uma atenção mais que especial. Porém, a partir do momento que um deles e mais sua filha ganham uma quantidade maior de páginas, o livro perde a real intensidade e começa a ser uma repetição de outros livros do autor. A busca pessoal, Deus, o caminho, a missão espiritual, se converter a isso ou aquilo, preciso de respostas para as perguntas as quais não compreendo e blá, blá, blá...
Apesar da narrativa perder muita qualidade quando faltam umas 50 ou 60 páginas para a conclusão, o restante do livro é ótimo. Tem bons diálogos (nada excepcional), a forma de construir os cenários é simples e funcional, e o enredo em si é o que já vimos em outros títulos do autor.
No geral, o livro nada traz de novo. Não tem qualquer surpresa ou revelação, seja com relação ao Paulo ou então os demais personagens que como já citei, depois de um momento ali nada mais é tão fascinante e a bem da verdade, os personagens sendo baseados em pessoas reais mostram o quanto em verdade são meros bonecos que tem problemas em suas pernas morais, já que são todos frágeis em diversas questões sociais...
Enfim, o livro compensa. Tanto para quem é fã do Coelho quanto para quem quer ler algo sobre o tempo dos hippies ou mesmo para quem busca uma leitura que vá numa direção oposta do que costuma acompanhar.
Confesso que esperava mais. Mas acho que às vezes a gente que exige demais sobre certas coisas onde somente o escritor sabe quando começar, como continuar e obviamente terminar além de como quiser fazer.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Paula Juliana

Comentários

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews

Resenha: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews
Classificação: 4/5
Editora: Companhia Editora Nacional
Skoob

Sinopse: Chamas na Escuridão - After Dark - Livro 01 - Sadie Matthews
Chamas na Escuridão - Essa série provocante vai cativar, envolver e, até mesmo, ‘intoxicar’ a leitora como nenhuma outra. Perfeita para aqueles que amaram 50 Tons de Cinza, mas ficaram querendo mais... A história central se passa em Londres, nos bairros mais badalados dessa encantadora cidade. Mas os protagonistas, Beth - graduada em História da Arte, e Dominic – consultor do mercado financeiro, vão se aventurar também na Croácia, Turquia e NY. Profundamente intensa, romântica, provocante e sensual, essa série vai levar a leitora a um lugar onde o amor e o sexo são liberados de seus limites. Fãs de E.L. James e Sylvia Day vão se manter acordados até tarde da noite com “Chamas na Escuridão”.


''Não há prazer sem dor. Não há paixão sem sofrimento. Prefiro me sentir viva a viver em seguran…

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS 

1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: A Caminho da Sepultura

Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele.


2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost

Título Nacional: Com um Pé na Sepultura

Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto dele desperta todas as suas emoç…

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma

Resenha: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 
Editora: Editora Valentina
Skoob

Sinopse: Proibido - Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? - Tabitha Suzuma
Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dram…