Pular para o conteúdo principal

Resenha: A Contrapartida - Uranio Bonoldi

Resenha: A Contrapartida - Uranio Bonoldi
Classificação: 4/5 Favorito
Editora: Valentina
Skoob

Sinopse: A Contrapartida - Uranio Bonoldi

"O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado. Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia. Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.” Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films

Surpresa é uma palavra que define muito bem esta obra, principalmente nas suas páginas finais e em seu tema um tanto peculiar, A Contrapartida aparece com uma pegada de Dexter com histórias da cultura Indígena nunca por mim vistas. Conhecemos personagens intrigantes, controversos e nada politicamente corretos, e os acompanhamos por importantes partes de suas vidas, principalmente Tavinh0, nosso protagonista que  conhecemos desde a infância até os dias que terminam a obra já em fase adulta. 

A Contrapartida mostra até onde o ser humano vai para conseguir o sucesso, a admiração, ao mesmo modo que nos faz refletir se vale realmente o esforço e a perda de valores neste processo. Tavinho é uma criança com dificuldades de aprendizagem que se cobra muito pois seu pai era um professor de grande sucesso renomado que foi assassinado. Sempre a sombra do seu pai, teme não chegar ao mesmo patamar dele na vida, e é quando é apresentado ao ritual que aumenta a inteligência pela Índia Iaúna que está com sua família há muitos anos. Esse ritual funciona e seria perfeito se não necessitasse de um coração e um cérebro humano, retirados com a pessoa ainda viva. Segundo Iaúna a Índia mata pessoas que não são boas, são assassinos, estupradores, pedófilos e por aí vai.  Quando Tavinho é iniciado nessa vida ainda é muito jovem e tenho certeza que não entende o peso do que está participando, ao mesmo pé que vai crescendo começa a não gostar e questionar alguns fatores, porém, se vê dependente do ritual já aos 26 anos quando é um renomado cirurgião cardíaco. 

A Contrapartida foi uma leitura bem interessante e me prendeu bastante na história, demorei um pouco para ler devido ao estilo da escrita que é um pouco densa, porém, a temática e as surpresas que a história releva me fizeram querer sempre ler até seu fim. O final é muito surpreendente e é algo que não tinha imaginado em momento algum, gostei muito, é um thriller intenso que nos faz questionar nossas decisões e atos, e que em momento nenhum romantiza o assassinato. Recomendadíssimo! 

Paula Juliana

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson

Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Companhia das Letras Skoob
Sinopse: Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium # 1 - Stieg Larsson Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. O motivo do sucesso reside em vá…

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler
Classificação: 5/5 ♥ Favorito 
Editora: Novo Conceito
Skoob

Sinopse: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler
Dez coisas que aprendi sobre o amor - Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas,…

Resenha: Louca Por Você - After Dark - Livro 01 - A. C. Meyer

Resenha: Louca Por Você - After Dark - Livro 01 - A. C. Meyer
Classificação: 5/5 Favorito

Sinopse - Louca Por Você - After Dark - Livro 01 - A. C. Meyer Ele era tudo que ela queria...
Julie Walsh foi apaixonada por Daniel Stewart a vida inteira, mas ele só a via como sua irmãzinha. Até que o destino resolve dar uma mãozinha e dá a Julie a oportunidade de balançar a vida e o coração de Danny.
Ele não queria se apaixonar...
Daniel reprimiu seus sentimentos por muitos anos. Sem interesse em investir em relacionamentos sérios, aproveitava a vida com uma garota diferente a cada dia, investindo seu real sentimento no sucesso do seu bar, o After Dark.
Até que o destino lhe dá uma pancada na cabeça e um sacolejar no coração e mostra que a garotinha que ele sempre tratou como sua irmãzinha, é na verdade, aquela que pode fazer ele começar a pensar em "para sempre". Mas quando Daniel resolve dar uma chance para esse estranho sentimento que se apodera dele, ele esbarra com um…