Pular para o conteúdo principal

[Informativo] Primavera Editorial lança livro O Trágico: Schopenhauer e Freud!

[Informativo] Primavera Editorial lança livro O Trágico: Schopenhauer e Freud!


O Trágico: Schopenhauer e Freud reúne conceitos de psicologia e filosofia

 O Trágico: Schopenhauer e Freud publicado pela Primavera Editorial, no selo PSI traz o trabalho psicanalítico de Jassanan Amoroso Dias Pastore, reunindo pensamentos e práticas clínicas a partir das obras de Schopenhauer e Freud.

Desenvolvido com base em tese da autora, a obra se inicia definindo o conceito de tragédia grega estabelecida pela antiguidade clássica greco-romana. Desta forma, o texto passa por conceitos de Aristóteles, em sua poética, para definir com a maior precisão possível no que consiste o homem trágico e a ação trágica. Em seguida, percorremos pelo pessimismo de Schopenhauer, o trágico em Freud e por fim um compilado da visão de ambos estudiosos.

O trágico, de Jassanan Amoroso Dias Pastore, coloca em interação, sem preconceitos e de forma rica, a psicanálise, a filosofia e a religião.


Lançamento

26 de março, quinta-feira, das 18h30 às 21h30,
Livraria da Vila Lorena
Alameda Lorena, 1731

Dados técnicos
Selo: PSI
Categoria: psicologia
Ano: 2015
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 372
Peso: 600 g
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-61977-79-5
Preço Sugerido: R$ 39,90

*Sobre a autora
Jassanan Amoroso Dias Pastore é psicanalista clínica atuante em consultório particular desde 1978. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Editora e autora de artigos da Revista ide da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), gestão 2005-2008.
Curadora e participante do programa Bom-Dia Saúde: Mente Humana, da TV Cultura, 2006-2008.
Coordenadora dos números na interface com a psicanálise da Revista Ciência & Cultura, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Autora de vários capítulos de livros e de artigos de revistas. Mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Trechos da obra

No universo trágico, a meta da existência é a morte daquilo que se fez vida, mas até que o fim se imponha é possível sustentar e lutar pela nossa existência mesmo com todo o conflito, sofrimento e morte que ela comporta. Ao anunciar o horizonte da travessia psicanalítica vazada pela pulsão de morte, pelo imponderável, pelo irrepresentável, Freud nos deixa como legado uma nau à deriva e o risco de nos aproximarmos dos limites do indeterminado. (p. 357)

A religiosidade dos gregos antigos se infiltra tanto no âmbito social como no doméstico. Todos os atos e os momentos da existência são permeados pela dimensão religiosa. (p. 27)

As metafísicas do amor e da morte schopenhauerianas nos apresentam
o decisivo jogo entre pulsão sexual, que tende a criar unidades orgânicas, expondo a Vontade cósmica numa miríade de seres complexos, e a morte, que põe fim temporal a esses fenômenos.
(p. 323)

Paula Juliana

Comentários

  1. Olá, sua linda!
    Por questões ideológicas, não curto Freud. então, de certeza, não leria o livro...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  2. Oi flor!
    Apesar de parecer interessante, não é o tipo de leitura que me agrada, mas para quem gosta deve ser uma excelente leitura!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  3. Oi oi!
    Que legal esse lançamento, eu adoro filosofia e fiquei bem curiosa em como isso tudo vai ser desenvolvido...
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  4. Oie, Paula!
    Não sabia que você curtia esse tipo de leitura. Eu particularmente não curto, mas sei o quanto ela é importante, ainda mais no meu caso, que curso Direito. Vou fazer uma forcinha pra ler. O bom é que terei material para os trabalhos de curso.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito Celly!

      Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  5. Eita, vc curte leituras bem densas e dificeis em?hahahahaha. Eu não sou muito de ler livros assim não, é legal pra quem estuda na área da psicanálise ou outros cursos que precisem desses temas né?

    Eu não leria, mas depois conta o que achou.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estudo, mas gosto muito de livros do estilo Si!
      Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  6. Olá Paula!
    A capa do livro é maravilhosa. Mas a sinopse não me conquistou.
    Não é bem o tipo de leitura que gosto de fazer.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, e demorei um pouco para conseguir pronunciar o nome...kkkk' Gostei da capa dele, mas também não fiquei curiosa para ler :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  8. Nossa.... mais um livro dificil O.O
    Não é meu tipo de leitura preferido Paulinho :/ entao não leria não... mas achei a capa realmente linda.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA por seu comentário!!!
      Volte sempre!
      Beijos!
      Paula Juliana - Overdose Literária!

      Excluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,