Pular para o conteúdo principal

[Informativo] Primavera Editorial lança livro O Trágico: Schopenhauer e Freud!

[Informativo] Primavera Editorial lança livro O Trágico: Schopenhauer e Freud!


O Trágico: Schopenhauer e Freud reúne conceitos de psicologia e filosofia

 O Trágico: Schopenhauer e Freud publicado pela Primavera Editorial, no selo PSI traz o trabalho psicanalítico de Jassanan Amoroso Dias Pastore, reunindo pensamentos e práticas clínicas a partir das obras de Schopenhauer e Freud.

Desenvolvido com base em tese da autora, a obra se inicia definindo o conceito de tragédia grega estabelecida pela antiguidade clássica greco-romana. Desta forma, o texto passa por conceitos de Aristóteles, em sua poética, para definir com a maior precisão possível no que consiste o homem trágico e a ação trágica. Em seguida, percorremos pelo pessimismo de Schopenhauer, o trágico em Freud e por fim um compilado da visão de ambos estudiosos.

O trágico, de Jassanan Amoroso Dias Pastore, coloca em interação, sem preconceitos e de forma rica, a psicanálise, a filosofia e a religião.


Lançamento

26 de março, quinta-feira, das 18h30 às 21h30,
Livraria da Vila Lorena
Alameda Lorena, 1731

Dados técnicos
Selo: PSI
Categoria: psicologia
Ano: 2015
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 372
Peso: 600 g
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-61977-79-5
Preço Sugerido: R$ 39,90

*Sobre a autora
Jassanan Amoroso Dias Pastore é psicanalista clínica atuante em consultório particular desde 1978. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Editora e autora de artigos da Revista ide da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), gestão 2005-2008.
Curadora e participante do programa Bom-Dia Saúde: Mente Humana, da TV Cultura, 2006-2008.
Coordenadora dos números na interface com a psicanálise da Revista Ciência & Cultura, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Autora de vários capítulos de livros e de artigos de revistas. Mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Trechos da obra

No universo trágico, a meta da existência é a morte daquilo que se fez vida, mas até que o fim se imponha é possível sustentar e lutar pela nossa existência mesmo com todo o conflito, sofrimento e morte que ela comporta. Ao anunciar o horizonte da travessia psicanalítica vazada pela pulsão de morte, pelo imponderável, pelo irrepresentável, Freud nos deixa como legado uma nau à deriva e o risco de nos aproximarmos dos limites do indeterminado. (p. 357)

A religiosidade dos gregos antigos se infiltra tanto no âmbito social como no doméstico. Todos os atos e os momentos da existência são permeados pela dimensão religiosa. (p. 27)

As metafísicas do amor e da morte schopenhauerianas nos apresentam
o decisivo jogo entre pulsão sexual, que tende a criar unidades orgânicas, expondo a Vontade cósmica numa miríade de seres complexos, e a morte, que põe fim temporal a esses fenômenos.
(p. 323)

Paula Juliana

Comentários

  1. Olá, sua linda!
    Por questões ideológicas, não curto Freud. então, de certeza, não leria o livro...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  2. Oi flor!
    Apesar de parecer interessante, não é o tipo de leitura que me agrada, mas para quem gosta deve ser uma excelente leitura!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  3. Oi oi!
    Que legal esse lançamento, eu adoro filosofia e fiquei bem curiosa em como isso tudo vai ser desenvolvido...
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  4. Oie, Paula!
    Não sabia que você curtia esse tipo de leitura. Eu particularmente não curto, mas sei o quanto ela é importante, ainda mais no meu caso, que curso Direito. Vou fazer uma forcinha pra ler. O bom é que terei material para os trabalhos de curso.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito Celly!

      Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  5. Eita, vc curte leituras bem densas e dificeis em?hahahahaha. Eu não sou muito de ler livros assim não, é legal pra quem estuda na área da psicanálise ou outros cursos que precisem desses temas né?

    Eu não leria, mas depois conta o que achou.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estudo, mas gosto muito de livros do estilo Si!
      Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  6. Olá Paula!
    A capa do livro é maravilhosa. Mas a sinopse não me conquistou.
    Não é bem o tipo de leitura que gosto de fazer.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, e demorei um pouco para conseguir pronunciar o nome...kkkk' Gostei da capa dele, mas também não fiquei curiosa para ler :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  8. Nossa.... mais um livro dificil O.O
    Não é meu tipo de leitura preferido Paulinho :/ entao não leria não... mas achei a capa realmente linda.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA por seu comentário!!!
      Volte sempre!
      Beijos!
      Paula Juliana - Overdose Literária!

      Excluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

'' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''

Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Classificação: 5/5 ♥ Favorito ♥ Editora: Rocco Skoob Sinopse - À Sombra da Lua - Marcos DeBrito Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do  cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério. '' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.'' '' É um...

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Dez coisas que aprendi sobre o amor - Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor...