Pular para o conteúdo principal

[Informativo] Primavera Editorial lança livro O Trágico: Schopenhauer e Freud!

[Informativo] Primavera Editorial lança livro O Trágico: Schopenhauer e Freud!


O Trágico: Schopenhauer e Freud reúne conceitos de psicologia e filosofia

 O Trágico: Schopenhauer e Freud publicado pela Primavera Editorial, no selo PSI traz o trabalho psicanalítico de Jassanan Amoroso Dias Pastore, reunindo pensamentos e práticas clínicas a partir das obras de Schopenhauer e Freud.

Desenvolvido com base em tese da autora, a obra se inicia definindo o conceito de tragédia grega estabelecida pela antiguidade clássica greco-romana. Desta forma, o texto passa por conceitos de Aristóteles, em sua poética, para definir com a maior precisão possível no que consiste o homem trágico e a ação trágica. Em seguida, percorremos pelo pessimismo de Schopenhauer, o trágico em Freud e por fim um compilado da visão de ambos estudiosos.

O trágico, de Jassanan Amoroso Dias Pastore, coloca em interação, sem preconceitos e de forma rica, a psicanálise, a filosofia e a religião.


Lançamento

26 de março, quinta-feira, das 18h30 às 21h30,
Livraria da Vila Lorena
Alameda Lorena, 1731

Dados técnicos
Selo: PSI
Categoria: psicologia
Ano: 2015
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 372
Peso: 600 g
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-61977-79-5
Preço Sugerido: R$ 39,90

*Sobre a autora
Jassanan Amoroso Dias Pastore é psicanalista clínica atuante em consultório particular desde 1978. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Editora e autora de artigos da Revista ide da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), gestão 2005-2008.
Curadora e participante do programa Bom-Dia Saúde: Mente Humana, da TV Cultura, 2006-2008.
Coordenadora dos números na interface com a psicanálise da Revista Ciência & Cultura, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Autora de vários capítulos de livros e de artigos de revistas. Mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Trechos da obra

No universo trágico, a meta da existência é a morte daquilo que se fez vida, mas até que o fim se imponha é possível sustentar e lutar pela nossa existência mesmo com todo o conflito, sofrimento e morte que ela comporta. Ao anunciar o horizonte da travessia psicanalítica vazada pela pulsão de morte, pelo imponderável, pelo irrepresentável, Freud nos deixa como legado uma nau à deriva e o risco de nos aproximarmos dos limites do indeterminado. (p. 357)

A religiosidade dos gregos antigos se infiltra tanto no âmbito social como no doméstico. Todos os atos e os momentos da existência são permeados pela dimensão religiosa. (p. 27)

As metafísicas do amor e da morte schopenhauerianas nos apresentam
o decisivo jogo entre pulsão sexual, que tende a criar unidades orgânicas, expondo a Vontade cósmica numa miríade de seres complexos, e a morte, que põe fim temporal a esses fenômenos.
(p. 323)

Paula Juliana

Comentários

  1. Olá, sua linda!
    Por questões ideológicas, não curto Freud. então, de certeza, não leria o livro...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  2. Oi flor!
    Apesar de parecer interessante, não é o tipo de leitura que me agrada, mas para quem gosta deve ser uma excelente leitura!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  3. Oi oi!
    Que legal esse lançamento, eu adoro filosofia e fiquei bem curiosa em como isso tudo vai ser desenvolvido...
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  4. Oie, Paula!
    Não sabia que você curtia esse tipo de leitura. Eu particularmente não curto, mas sei o quanto ela é importante, ainda mais no meu caso, que curso Direito. Vou fazer uma forcinha pra ler. O bom é que terei material para os trabalhos de curso.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito Celly!

      Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  5. Eita, vc curte leituras bem densas e dificeis em?hahahahaha. Eu não sou muito de ler livros assim não, é legal pra quem estuda na área da psicanálise ou outros cursos que precisem desses temas né?

    Eu não leria, mas depois conta o que achou.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estudo, mas gosto muito de livros do estilo Si!
      Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  6. Olá Paula!
    A capa do livro é maravilhosa. Mas a sinopse não me conquistou.
    Não é bem o tipo de leitura que gosto de fazer.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, e demorei um pouco para conseguir pronunciar o nome...kkkk' Gostei da capa dele, mas também não fiquei curiosa para ler :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  8. Nossa.... mais um livro dificil O.O
    Não é meu tipo de leitura preferido Paulinho :/ entao não leria não... mas achei a capa realmente linda.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA por seu comentário!!!
      Volte sempre!
      Beijos!
      Paula Juliana - Overdose Literária!

      Excluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers

Resenha: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Mentiras que Confortam - Uma Ação, uma Reação e uma Decisão Podem Mudar o Mundo - Randy Susan Meyers Mentiras que Confortam - Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a cas

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm