Pular para o conteúdo principal

Resenha: Uma Questão de Química - Bonnie Garmus

Resenha: Uma Questão de Química - Bonnie Garmus
Classificação: 5/5 Favorito
Editora: Arqueiro
Skoob

Sinopse: Uma Questão de Química - Bonnie Garmus

Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão muito igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam diariamente. Parecem todos determinados a ir às últimas consequências para atrapalhar sua carreira.
Todos menos um. Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que vê Elizabeth além das aparências e a trata como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora.
Mas a vida é imprevisível como a ciência. Por isso, alguns anos depois, Elizabeth se vê criando a filha pequena com a ajuda apenas de seu cachorro e de uma vizinha. E, por um capricho do destino, se torna a maior estrela do programa de televisão mais visto e adorado dos Estados Unidos, Hora do Jantar.
Sua abordagem incomum da culinária se mostra revolucionária e ela acaba virando o grande fenômeno da nação. Porém nem todos estão felizes com seu sucesso, porque, no fundo, Elizabeth não está apenas ensinando a cozinhar, mas desafiando as mulheres a pensar — e a transformar seu papel no mundo.

 

UMA PERSONAGEM à FRENTE DO SEU TEMPO!

Que obra incrível! Terminar Uma Questão de Química foi como um banho de ânimo, é como ler um livro que nos impulsiona a viver, a se impor perante a sociedade, a literalmente pegar com unhas e dentes, muita força o domínio da sua própria vida! Amo obras que trazem personagens fortes e Bonnie Garmus soube desenvolver além de uma linda história e uma mensagem grande e significativa, uma personagem empoderada!

Conhecemos Elizabeth Zott uma mulher, talentosa, uma química das melhores, lutando por seu lugar no mundo das ciências, em 1960 não só nas áreas científicas, mas em todas as áreas sociais, a mulher em si tinha muita pouca voz e um valor considerado inferior em comparação com os próprios homens. Elizabeth conhece e se apaixona por um bom homem, esse também cientista brilhante e com um passado e infância difícil, após uma tragédia ele morre e Elizabeth se descobre grávida, logo depois é demitida e cai de paraquedas uma grande oportunidade no seu colo, com relutância, pois ela não era cozinheira e sim química, Elizabeth se vê apresentando um programa de culinária, e se populariza por seu jeito único e incomum de falar com as mulheres. O programa não só abre portas para grandes conquistas como também para grandes descobertas dentro de sua própria vida e na mudança de uma sociedade totalmente machista e sexista.

Uma Questão de Química é uma obra tremendamente envolvente, fala de assuntos bem sensíveis, violência sexual, preconceitos e tabus profissionais, a voz da mulher, as dificuldades da mulher nas ciências. Diferentes de outros romances que li com esse tema, a obra não é um romance erótico, ou mesmo seu foco não é no romance romântico, apesar de ele existir e ser importante dentro do enredo. O foco da história é a própria personagem, é Elizabeth e seus feitos, é sua vida, sua família, sua história, seu trabalho e tudo que ela teve que passar para se desenvolver e chegar ao desfecho! Uma obra brilhante e completamente deliciosa! Recomendadíssimo!

Comentários

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora

[News Overdose Literária] Lançamento OUTUBRO/2015 @Única @EditoraGente - Alice no País das Armadilhas - Mainak Dhar - Única Editora Páginas: 256 Gênero: Ficção/ infantojuvenil Tradução: Alice Klesck Lançamento: Outubro de 2015 Preço de capa: R$ 47,00 UMA AVENTURA ENVOLVENTE SOBRE UMA GAROTA QUE ENCONTRA SEU DESTINO EM UM MUNDO QUE DEU TERRIVELMENTE ERRADO. O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia q...

Resenha: Não Pare! Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? - Trilogia Não Pare # 1 - FML Pepper

Resenha: Não Pare! Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? - Trilogia Não Pare # 1 - FML Pepper Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Valentina Skoob Sinopse: Não Pare! Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? - Trilogia Não Pare # 1 - FML Pepper Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.  E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!  Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim...

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Novo Conceito Skoob Sinopse: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler Dez coisas que aprendi sobre o amor - Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor...